Esperança Após o Trauma: Livro ‘Reconstruindo Cérebros’ Revela Caminhos para a Reabilitação Cerebral

O cérebro humano tem uma notável capacidade de adaptação e recuperação, mesmo diante de traumas severos. Essa é a principal mensagem do livro Reconstruindo Cérebros – Como Nosso Cérebro Pode Vencer Barreiras, dos neurologistas Renato Anghinah e Irina Raicher, ambos doutores em Neurologia pela USP.

A obra traz histórias de pacientes que enfrentaram o desafio de reabilitação após um traumatismo cranioencefálico (TCE).

Além dos relatos de superação, o livro destaca avanços científicos e a importância da abordagem multidisciplinar no tratamento dessas lesões.

Com uma linguagem acessível, também alerta para os riscos do TCE, uma condição frequentemente subestimada, mas que afeta milhares de pessoas anualmente.

Publicado pela Editora Diálogo Freiriano, Reconstruindo Cérebros será lançado no dia 24 de fevereiro de 2025, às 13h, no Auditório do Fórum Rui Barbosa, em São Paulo.

Para entender melhor a proposta da obra e os desafios da recuperação cerebral, o SaúdeLab conversou com a Dra. Irina Raicher, que compartilhou suas perspectivas sobre o tema.

Entrevista com a Dra. Irina Raicher

O que motivou vocês a escreverem Reconstruindo Cérebros?

A motivação veio da nossa vivência com pacientes e suas famílias em diferentes serviços de saúde. O traumatismo cranioencefálico (TCE) é uma condição que muda vidas de forma abrupta e, muitas vezes, permanente.

Ao longo dos anos, trabalhamos em uma linha de cuidado desde a entrada da pessoa que sofre o TCE no pronto-socorro até todo o processo de alta e seguimento contínuo.

E planejar a reabilitação precoce, nesses casos, é fundamental.

Queríamos compartilhar um pouco dessa jornada desafiadora da reabilitação, que requer muita resiliência, disciplina e repetição por períodos longos.

Essa história tem como propósito ajudar não apenas os profissionais de saúde, mas principalmente aqueles que estão enfrentando essa luta diretamente.

Além disso, a mensagem de que algumas pequenas mudanças de comportamento ajudam a prevenir o TCE é trazida como um alerta à população.

O que o leitor pode aprender com essas histórias de superação?

Os leitores entrarão em contato com uma história sobre o dia a dia de um ente querido que sofreu um traumatismo cranioencefálico.

Essa história de superação nos ensina que uma linha de cuidado baseada em ciência, resiliência e também muito amor e apoio da família pode criar a melhor oportunidade naquele momento para a recuperação e reorganização do cérebro dentro das limitações impostas pelas particularidades de cada caso.

Por que escolher uma forma fictícia para o enredo principal?

Optamos por um enredo com elementos ficcionais porque queríamos que a leitura fosse acessível e envolvente para todos. E que fosse trazida pela perspectiva da família.

Os casos e desafios que descrevemos são baseados na realidade, mas apresentados de forma que qualquer pessoa, seja paciente, familiar ou profissional de saúde, consiga se conectar e compreender melhor os processos da reabilitação.

A ficção nos permitiu reunir diferentes experiências em uma única história, tornando a mensagem ainda mais representativa.

Nos últimos anos, a ciência descobriu novas formas de ajudar o cérebro a se recuperar. Quais avanços recentes estão trazendo mais esperança para quem sofre traumas?

A neurociência tem avançado muito no estudo da plasticidade cerebral, que é a capacidade do cérebro de se reorganizar após uma lesão.

Hoje, contamos com planos de cuidados em reabilitação, com início precoce desde a chegada do paciente, acompanhamento personalizado por profissionais capacitados em reabilitação pós-TCE, com tratamentos que vão desde as terapias até manejo medicamentoso específico, a depender do quadro clínico do paciente e da área cerebral acometida.

Além disso, a abordagem farmacológica especializada auxilia pacientes com dificuldades de atenção, memória e comportamento a usufruir o máximo possível do processo da reabilitação.

IMG 8064 scaled
Livro Reconstruindo Cérebros

O que as pessoas podem fazer para proteger o cérebro no dia a dia e evitar lesões que podem comprometer sua saúde no futuro?

Prevenção é fundamental. Pequenas atitudes fazem uma grande diferença, como:

  • Usar sempre o cinto de segurança no carro e capacete ao andar de moto ou bicicleta.
  • Evitar distrações ao dirigir, principalmente o uso do celular.
  • Não dirigir sob efeito do álcool ou substâncias químicas que diminuam o tempo de reação ou interfiram com as habilidades cognitivas.
  • Em casa, principalmente para idosos e crianças, reduzir riscos de quedas, como tapetes soltos e escadas sem corrimão.
  • No esporte, respeitar os protocolos de concussão e buscar avaliação médica após impactos na cabeça.
  • Manter uma alimentação equilibrada e atividade física regular, pois um cérebro saudável responde melhor a qualquer adversidade.

Essas medidas simples podem evitar traumas que impactam a vida para sempre.

O que os leitores podem esperar da obra e onde podem adquiri-la?

Os leitores podem esperar uma obra emocionante e informativa.

Reconstruindo Cérebros mistura ciência e humanidade para mostrar como o cérebro e os seus mecanismos de recuperação podem se beneficiar com cuidados especializados.

O livro será lançado no dia 24 de fevereiro de 2025, às 13h, no Auditório do Fórum Rui Barbosa – Av. Marquês de São Vicente, 235 – Barra Funda/SP.

Reconstruindo Cérebros estará disponível para compra pela Editora Diálogo Freiriano, em livrarias físicas e online.

Esperamos que essa obra ajude muitas pessoas a entenderem melhor os desafios do TCE.

Instagram do Dr. Renato Anghinah  – @dr.renato_anghinah

Instagram da Dra. Irina Raicher – @drairinaraicher

 

Compartilhe este conteúdo
Michele Azevedo
Michele Azevedo

Formada em Letras - Português/ Inglês, pós-graduada em Arte na Educação e Psicopedagogia Escolar, idealizadora do site Escritora de Sucesso, empresária, redatora e revisora dos conteúdos do SaúdeLab.

Artigos: 279
plugins premium WordPress

VIRE A CHAVE PARA EMAGRECER

INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS