Book Appointment Now
Cirrose vitima ex-jogador do Uruguai Fabián O’Neil de 49 anos; entenda a doença
No último domingo (25), o ex-jogador de futebol Fabián O’Neil uruguaio morreu aos 49 anos em decorrência de uma cirrose crônica. Nas redes sociais ele recebeu homenagem dos fãs do ex-atleta que teve a vida marcada por conquistas e excessos com o álcool. Portanto, o blog SaúdeLab explica o que é a cirrose e o tratamento dessa doença.
Ex-jogador do Uruguai morre aos 49 anos
O ex-jogador da seleção do Uruguai morreu aos 49 anos, vítima de uma cirrose crônica. O craque teve uma carreira privilegiada, pois integrou a equipe que participou da Copa do Mundo de 2002. Além disso, jogou no Juventus, em Turim, na Itália.
Contudo, a sua carreira começou no Nacional, do Uruguai, em 1992, aos 18 anos, onde ganhou o título da Liga Uruguaia. Em 1995, Fabián O’Neil foi para Cagliari até o ano 2000. Logo depois foi vendido para o Juventus e jogou pelo time italiano entre 2000 e 2001, ao lado de Zinedine Zidane, que o chamavam de “El Mago”, o mesmo na época declarou que ele era o jogador mais talentoso que viu.
Depois disso, foi emprestado para jogar a temporada de 2002 no Perugia, e no mesmo ano retornou para o seu país e o seu time do coração o Nacional, onde ele se aposentou em 2003. Ele teve que deixar o futebol ainda cedo, muitos jogadores deixaram o esporte depois dos 35 anos, e acabou deixando aos 30. Um dos motivos para isso era os seus problemas com alcoolismo.
Sendo assim, ele deixou a carreira profissional para cuidar da saúde. O’Neil ficou internado desde sábado (24), em um hospital em Montevidéu. A luta dele com a bebida vem de muitos anos, mesmo assim, conseguiu ter uma carreira brilhante que foi interrompida por conta da bebida.]
Leia mais: Especialista alerta sobre importância da conscientização do câncer de fígado
Cirrose crônica?
Geralmente esta doença é mais comum em homens acima dos 45 anos, ela tem como principal causa o uso abusivo de bebidas alcoólicas e as hepatites. A princípio, ela é uma doença crônica que atinge principalmente o fígado que caracteriza a fibrose e a formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea.
Portanto, ela é causada por infecções ou inflamações crônicas dessa glândula. Nesse sentido, saiba que a cirrose faz com que o fígado produza um tecido de cicatrização no lugar das células saudáveis que morrem. Por isso, ela não consegue mais desempenhar as suas funções normalmente.
A principal causa é o uso abusivo de bebidas alcoólicas, pois o fígado é o responsável pelo metabolismo dessa substância que quando é colocada em grande exposição de doses de álcool acaba acarretando danos. Principalmente, nos tecidos vitais comprometendo o funcionamento do fígado.
Os sintomas da cirrose são: vômitos, náuseas, perda de peso, constipação, dor abdominal, fadiga, olhos e peles amareladas, urina escurecida, perda de cabelo e inchaço nas pernas. O tratamento da cirrose é quase que irreversível e fatal. No entanto, o diagnóstico precoce e com início imediato do tratamento adiantará e evitará ́ que ocorra complicações ainda mais graves.
Durante o processo a primeira decisão a se fazer e deixar a bebida é preciso parar de beber, pois, ele é o agente agressor desta doença. Em alguns casos é necessário fazer transplante de fígado, para a cura definitiva.
Leia também: Mamma Bruschetta passa por duas cirurgias de emergência e segue sem previsão de alta