Usar farinha de trigo vencida faz mal para a saúde? Saiba mais

A princípio,  sabemos que alimentos que passaram do prazo de validade devem ser evitados sempre que possível, pois podem representar algum risco para a saúde. Porém ainda assim muitas pessoas não ligam em correr esse risco com certos alimentos, como é o caso da farinha de trigo. Sendo assim, se você é uma delas, venha com o SaúdeLab e entenda se a farinha de trigo vencida faz mal para a saúde de alguma forma.

A farinha de trigo é sem dúvidas um dos ingredientes mais básicos na cozinha. Ela serve como base para incontáveis receitas, sejam elas doces ou salgadas. Contudo, essas receitas só podem ser feitas corretamente se a farinha estiver boa para o uso. Ou seja, usar uma farinha de trigo vencida pode fazer com que você desperdice muitos outros ingredientes da sua casa. Mas mais importante que isso é saber se a farinha de trigo vencida faz mal para a saúde.

Importância do prazo de validade

Antes de falar se a farinha de trigo vencida faz mal, primeiro é necessário entender porque o prazo de validade dos alimentos é tão importante. De maneira geral, todo alimento é degradado com o passar do tempo, seja pela ação de microrganismos ou pela perda natural de suas propriedades. A data de validade é necessária justamente para estabelecer o limite entre o momento em que um alimento ainda está bom para o consumo, e quando ele não está.

De antemão, é possível notar que alimentos mais industrializados possuem um prazo de validade maior, já que possuem inúmeros aditivos e conservantes. Mas assim como os alimentos naturais, eles eventualmente estragam. Consequentemente, comer algo vencido significa que você está fornecendo para seu organismo um alimento de péssima qualidade e que pode estar carregado de microrganismos, o que prejudica severamente a nossa saúde.

Veja também: Pode comer o restante do pão se retirar a parte com bolor? Não fique sem saber

A farinha de trigo vencida faz mal mesmo?

Conforme fora dito, algumas pessoas acabam ignorando o prazo de validade de certos alimentos por acreditarem que ele nunca estraga, ou que não faz diferença. Por ser um ingrediente muito simples, a farinha de trigo sofre  com essa questão, sendo comum ver pessoas que usam ela na cozinha mesmo vencida. De fato o prazo de validade real dela pode ser um pouquinho maior do que estipulado, mas a farinha de trigo vencida faz mal sim para a nossa saúde.

No caso, um dos problemas que pode atingir a farinha de trigo vencida é o mofo. Por mais simples e básica que ela seja, ela pode servir como um excelente alimento para fungos e outros microrganismos. Logo, comer farinha de trigo vencida faz mal pois podemos estar ingerindo fungos, os quais irão prejudicar nossa saúde posteriormente.

Como saber se a farinha está vencida ou estragada?

Obviamente que a melhor forma de saber se a farinha de trigo já venceu é olhando a data de validade na embalagem. Entretanto, pode ser que você já tenha descartado ela, ou até mesmo que ela tenha estragado antes mesmo de vencer, por influência da forma em que você armazena. Nesses casos, você pode identificar que a farinha de trigo da seguinte forma:

  • Observe bem o aspecto e textura da farinha.  É comum que a sensação dela ao toque esteja diferente do normal, e pode até mesmo haver a formação de grânulos.
  • Fique atento com o cheiro. Se ele estiver meio rançoso, pode ser que ela já tenha estragado.
  • Ainda em relação ao cheiro, em alguns casos a farinha estragada pode ter um odor azedo ou oleoso.

Leia mais: Carne congelada estraga? Entenda o que pode ter acontecido

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915