Fermento vencido faz mal para a saúde? Saiba os riscos de usar

Sem dúvidas, o fermento é um ingrediente indispensável para quase toda massa. Somente através dele é possível fazer com que receitas de bolos e pães atinjam o tamanho e textura desejados. Entretanto, poucas pessoas param para pensar se o fermento vencido faz mal alguma forma. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se ele funciona normalmente e se o fermento vencido faz mal de fato.

A princípio, muitos tendem a ignorar o prazo de validade de alguns produtos, ainda mais quando se trata de um alimento industrializado e seco, como o fermenta costuma ser. Mas precisamos ter em mente que se a data de validade não fosse uma medida necessária, ela não seria estabelecida para quase todo produtos possível.

Importância do prazo de validade

De maneira geral, o prazo de validade pode ser definido como o tempo em que um determinado produto consegue manter e preservar suas propriedades e a sua integridade. No caso dos alimentos, a validade é especialmente importante pois ela estabelece o período de tempo em que o consumo do alimento é seguro para a saúde. Ademais, através dela também é possível saber se o sabor, textura e aspecto sofreram alguma alteração.

Para estabelecer a validade de um produto, são realizados inúmeros testes em laboratórios. Para os alimentos, existem características físicas e químicas que podem estender ou reduzir a validade. Por exemplo, quando o alimento é natural, como carnes, frutas e vegetais, ele tende a estragar maior facilidade, visto que eles são mais suscetíveis à ação de microrganismos. Já os alimentos industrializados duram mais tempo por causa de seus aditivos químicos.

Leia mais: Usar farinha de trigo vencida faz mal para a saúde? Saiba mais

Consumir o fermento vencido faz mal?

Conforme fora dito, é comum as pessoas não levarem a validade em consideração quando se trata de alimentos secos e que são industrializados. Isso até faz sentido, visto que alimentos industrializados e de consistência mais seca costumam durar por mais tempo. Mas isso não significa que eles não estragam eventualmente. Então sim, o consumo de fermento vencido faz mal para a saúde.

No caso, quando o fermento passa de sua validade, ele está suscetível à ação microbiana, e seu consumo pode levar à algum tipo de intoxicação. Ademais, não só o fermento vencido faz mal, como as propriedades dele também podem ser perdidas. Ou seja, ele pode não funcionar no preparo de massas, impedindo elas de crescer. Por isso o ideal, na maioria das vezes, é utilizar o fermento dentro de dois anos.

Como saber se o fermento está bom ou não para o consumo?

Por fim, sabendo que o fermento vencido faz mal, é importante ficar atento com a data de validade dele. Mas caso ele esteja vencido por pouco tempo, ainda há esperança de que ele esteja bom para o uso. Para testar isso, basta colocar meia colher de chá do fermento em 60ml de água quente. Se houver a formação de bolhas, então significa que ele ainda está em bom estado. Caso contrário, ele deve ser descartado, mas vale lembrar que esse teste só vale para o fermento químico (para bolos), não o fermento biológico (para pães).

Leia mais: Como desinfetar a geladeira com 5 dicas práticas e segura

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915