Fígado prende ou solta o intestino? Entenda melhor seus efeitos

Miúdos costumam ser cortes acessíveis, mas é bom conhecer suas propriedades

Você muito provavelmente já notou isso, mas carnes que são vísceras, como a moela e o fígado, são mais baratas que outros cortes. Isso não significa que elas sejam piores, até mesmo porque elas oferecem alguns benefícios. Mas existem sim algumas qualidades que merecem atenção, ainda mais no fígado. Portanto venha com o SaúdeLab, entenda se o fígado prende ou solta o intestino, e veja os benefícios e malefícios dele.

A grande maioria das carnes bovinas são deliciosas, ainda mais se forem bem preparadas. Contudo, para muitas pessoas, o fígado é a exceção disso. A textura e sabor dele não agrada todo mundo, o que é compreensivo já que é uma carne bem diferente nesse quesito. Logo, vale a pena entender se quem gosta de fígado está saindo na vantagem, ou se o impacto dele não é tão positivo assim.

Efeitos positivos do fígado para a saúde

  • Combate a anemia: o ferro é um nutriente que o fígado tem de sobra para nos oferecer. Em junção com o ácido fólico e vitamina B12 da carne, o ferro promove a formação de glóbulos vermelhos e combate a anemia.
  • Conserva a beleza: por incrível que pareça, é um grande aliado da nossa beleza. Isso se dá pela presença de zinco e cobre, dois minerais que conservam a aparência e saúde dos nossos fios, unhas e pele.
  • É anti-inflamatório: outro benefícios ad vitamina B12 é que ela combate alguns processos inflamatórios do organismo, especialmente em casos de artrite e asma.
  • Aumenta a imunidade: além da vitamina B12, o fígado também contém vitamina A. Ela ajuda a garantir que o sistema imunológico aja com maior eficiência na defesa do organismo.

Leia mais: Como congelar fígado de boi? Anote um passo a passo simples e eficiente

O fígado prende ou solta o intestino?

A princípio, o fígado possui sim uma certa influência no funcionamento intestinal. Porém não muito uma questão de se o fígado prende ou solta o intestino. O principal efeito dele sob o órgão na verdade está relacionado com a microbiota intestinal. Basicamente, a microbiota se consiste em aglomerado de bactérias que vivem no organismo, e ajudam ele nos processos de digestão.

No caso, acredita-se que o fígado possa causar inflamações no intestino. As bactérias da microbiota tem uma certa afinidade pelas proteínas dessa carne, de forma a promover o crescimento delas, causando esse impacto negativo. Quanto a questão de se o fígado prende ou solta o intestino, é mais provável que ele aja contra o fluxo intestinal. Mas isso só pode ser dito pois as carnes vermelhas no geral costumam prender o intestino.

É preciso consumir o fígado com cuidado

Por mais que haja muita incerteza sobre se o fígado prende ou solta o intestino, existem algumas características prejudiciais dele que precisam ser compartilhadas. Elas basicamente são uma consequência da função que o fígado desempenha no organismo, que é a metabolização de compostos diversos.

Dito isso, uns dos principais problemas do fígado é que ele contém muito colesterol. A elevação dele no nosso corpo pode provocar diversas doenças cardiovasculares. Ademais, a carne ainda possui purinas, responsáveis pelo desenvolvimento de gota, e metais pesados, que desencadeiam problemas de saúde diversos. Ou seja, o fígado é o tipo de carne que precisa ser consumido com moderação, e preparada de forma simples.

Leia mais: Pera prende ou solta o intestino? Saiba como ela afeta a saúde intestinal

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação