Garcinia Cambogia: Saiba Tudo Sobre Esse Suplemento

garcínia cambogia

Saiba o que é para que serve a garcinia cambogia, um dos mais novos suplementos do mercado!

Atualmente há muitos motivos para as pessoas praticaram exercícios físicos. Pode ser para perder peso, para melhorar a autoestima ou por questões médicas. Independente da razão, de nada adianta realizar atividades físicas, mas continuar comendo compulsivamente. Nesse sentido, a garcinia cambogia pode ser uma das suas melhores aliadas.

Um dos maiores desafios dos praticantes de esportes, mesmo de alguns atletas profissionais, é manter a boca fechada. Pensando nisso, alguns optam por inibidores de apetite. Há alimentos naturais que proporcionam isso, como os que têm alta concetração de fibras, por exemplo.

A garcinia cambogia, que pode ser consumida em diferentes versões, atua inibindo a vontade de comer. Aliando isso a uma rotina alimentar equilibrada e a uma prática de exercícios físicos regulares, você fica muito mais perto de atingir seus objetivos.

Garcinia Cambogia: para que serve e o que é?

garcínia cambogia plus

Também chamada de goraka e de malabar tamarindo, a garcinia cambogia é uma árvore de pequeno porte. Ela tem origem, como o próprio nome sugere, no país asiático do Camboja. No Brasil é bastante difícil encontrar seus frutos, que parecem pequenas abóboras. Em farmácias especializadas, no entanto, você encontra o produto em cápsulas ou em chás.

Como mencionado inicialmente, a garcinia tem como uma de suas principais funções inibir o apetite. Ou seja: atualmente essa plantinha exótica tem caído na graça do mundo fitness devido a sua grande contribuição para a perda de peso.

Garcinia cambogia funciona mesmo para emagrecer?

Dentre todos os frequentadores de academias, os que buscam hipertrofia são os que mais se utilizam de suplementos alimentares. Existem os que buscam ganho acelerado de massa magra, os que querem mais energia durante o treino e os que desejam recuperação mais eficaz da musculatura após sessões de musculação.

Fato é que, pelo menos para aqueles que buscam um corpo inteiramente definido, de nada adianta ter volume muscular sem tonificação. E a tonificação, felizmente ou não, só vem quando você seca a gordura excessiva que há em seu corpo.

A partir disso, uma das maiores dificuldades das pessoas é a eliminação da gordura. A garcinia camboja ajuda nessa tarefa, primeiro porque inibe o apetite. Você passa a comer apenas o suficiente para se sentir satisfeito. Há, portanto, uma redução nos ataques fora de hora à geladeira e o desejo de comer chocolate e carboidratos ruins diminui.

A casca do fruto da garcinia cambogia ainda contém ácido hidroxicítrico (HCA). Essa substância possui uma estrutura e uma composição química semelhante à do ácido cítrico. Isso significa que ela acelera o metabolismo das gorduras e dos carboidratos que você ingere.

O HCA ainda evita os açúcares consumidos sejam transformados em gordura que será estocada no corpo. A garcinia obriga o corpo a utilizar a glicose dos alimentos, o que contribui, também, por inibir a fome. É possível afirmar, assim, que esse benéfico suplemento para emagrecer forma uma barreira que previne a formação das indesejadas camadas de gordura.

Garcinia cambogia: benefícios à saúde

garcínia cambogia para que serve

Mas claro que esse produto não é benéfico apenas para quem quer perder peso. Vale lembrar que, mesmo que seja raro encontrar a garcinia em formato de fruto no Brasil, ela ainda é um alimento. Sendo assim, como todo alimento e como toda a fruta, há muitas coisas que ela pode fazer por você.

Alguns dos benefícios a seguir você pode encontrar tanto no chá quanto nas cápsulas. Dê preferência, contudo, à fruta, se conseguir consumi-la.

1. Pode aliviar sintomas da depressão

Estudos a respeito da planta ainda são preliminares nesse sentido. De acordo com pesquisadores, no entanto, o HCA presente na fruta também é capaz de elevar os níveis de serotonina. Como se sabe, esse é um importantíssimo neurotransmissor responsável pelas sensações de bem-estar.

O HCA ainda poderia reduzir a concentração de cortisol. Esse hormônio é responsável pela sensação de estresse, de exaustão mental e mesmo de depressão, se em exesso.

Aqui é importante salientar que o consumo exagerado da garcinia camboja pode causar intoxicação por HCA.

2. Auxilia a controlar os níveis de colesterol no sangue

Há pesquisas comprovando o auxílio da garcinia no controle do colesterol. Os estudos apontam que ela pode reduzir os níveis de triglicérides, além de equilibrar os valores de HDL e de LDL.

Claro que existem contraindicações também nesse sentido. O uso indiscriminado da planta, seja como fruto, cápsula ou chá, pode ser prejudicial. Portanto se você já toma remédios para controle do colesterol, evite o consumo da garcinia camboja.

3. Reduz a acidez estomacal

garcinia cambogia anvisa

A garcinia é considerada um citrino, ou seja: pertence à classe de frutas cítricas, como o limão e a laranja. Um dos seus benefícios, portanto, mesmo sendo ácida, é justamente regular o pH estomacal.

Quando o pH estomacal está regulado, você deixa de sofrer com azia e com refluxo gástrico. Ela é ideal também para ajudar na recuperação de uma úlcera gástrica, pois acelera a cicatrização das feridas.

4. Melhora o fluxo sanguíneo

Um fluxo e uma circulação sanguínea adequadas são essenciais para que você não tenha coágulos no sangue. A formação dos coágulos estão muitas vezes relacionados à ataques cardíacos, o que faz deles inimigos a serem combatidos.

Outro benefício da garcinia cambogia é afinar seu sangue. Uma vez que seu sangue está mais fino, a chance de formar coágulos diminui. Esse efeito é o oposto do que outros produtos ou alimentos causam, que normalmente é de dilatar as artérias e veias.

5. Promove maior resistência física

Aqui há outro benefício voltado para quem pratica atividades físicas. Se você é praticante regular de musculação, de cross fit ou de outras atividades de endurance e de alto impacto, consuma garcinia cambogia.

A ingestão da fruta, do chá ou do suplemento permite que seu corpo resista mais durante as atividades. Nesse sentido, por exemplo, a garcinia é ideal para maratonistas, que precisam postergar a chegada da fadiga física.

6. Ameniza sintomas de hemorroidas

As hemorroidas são um problema constrangedor e bastante incômodo. Elas causam dor, já que os vasos sanguíneos da cavidade anal inflamam e incham. Normalmente causam também coceira, além de sangramentos durante a saída das fezes.

Além do tratamento cirúrgico para a remoção completa do problema, há tratamentos paliativos. Os adstringentes ou corticoides são os remédios mais comuns. Como a casca da garcinia cambogia possui boa concentração de adstringentes, o consumo da fruta pode ajudar a aliviar o incômodo causado pelo problema.

7. Tem poderes anti-inflamatórios

Não é à toa que a garcinia cambogia é famosíssima em muitos países asiáticos. Ela não auxilia apenas na redução da inflamação causada pelas hemorroidas. Aliás, qualquer tipo de inflamação que você possa ter pode ser aliviada por esse produto.

Está aí outra razão para utilizar um suplemento de garcinia se você pratica certos tipos de atividade física. Ela alivia consideravelmente as dores e as inflamações inevitáveis causadas por sessões pesadas de treino na academia.

Existem contraindicações?

garcinia cambogia bula

Infelizmente, todo produto, por mais natural que seja, pode apresentar efeitos colaterais e contraindicações conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com a garcinia, claro, não seria diferente.

Pensando nos possíveis perigos da garcinia cambogia, Anvisa, por exemplo, entende que o produto deve ser vendido sob prescrição médica. Apesar de o órgão atestar a eficácia e a segurança do medicamento, é preciso ter cuidado.

Alguns estudos apontam que algumas pessoas podem ter suas funções hepáticas prejudicadas com o consumo desse produto. Quem já tem problemas no fígado deve, portanto, evitar a ingestão da planta.

Mulheres grávidas e que estejam em período de amamentação também devem passar longe da garcinia. Pessoas diagnosticadas com bipolaridade podem ter os sintomas agravados se ingerirem a planta em qualquer de seus formatos. O mesmo vale para quem sofre do Mal de Alzheimer, porque aumenta os níveis de acetilcolina em seu cérebro.

Quem sofre de diabetes devem conversar com o médico antes de ingerir o suplemento. Isso porque estudos apontam que a garcinia reduz os níveis de açúcar no sangue. Nesse sentido, pode haver conflito entre o suplemento e os medicamento específicos para quem é diabético.

Garcinia cambogia: onde comprar?

Pesou os benefícios e as contraindicações desse produto e quer adquiri-lo? Se você gostou da garcinia cambogia, comprar não será um problema. Claro que é preciso ter em mente que não será fácil encontrar a fruta em si, já que ela é importada para o país. E mesmo quando encontrá-la, o preço pode ser elevado.

O ideal, portanto, é focar seus esforços em adquirir o chá ou as cápsulas. É por esse motivo que a maioria dos atletas e dos frequentadores de academia tem buscado o suplemento. Além do consumo ser mais prático, praticamente qualquer farmácia de manipulação pode lhe oferecer.

Há outros estabelecimentos que comercializam o produto, se você não quiser comprar em farmácias. Os preços variam muito, assim como a qualidade. Há marcas que oferecem a garcinia por R$ 19,00, enquanto outras vendem-na por quase R$ 100,00. Vale sempre fazer uma boa pesquisa de mercado e de preço antes de realizar a compra.

Garcinia cambogia: como tomar?

garcinia cambogia onde comprar

Como todo medicamento, é importante ter atenção também à dosagem e ao modo de tomar o suplemento. Por isso antes de efetivamente ingerir a sua cápsula ou mesmo beber o chá, preste atenção no mais importante sobre a garcinia cambogia: bula.

A bula será sua melhor amiga no momento em que adquirir o produto e, se possível, antes também. A partir dela você terá conhecimento do quanto pode ingerir por dia, se há efeitos colaterais, entre outras informações. Uma vez que a Anvisa garantiu que o produto é um medicamento, exija que haja uma bula.

Esse suplemento deve ser usado via oral, por adultos e por crianças acima dos 12 anos. A garcinia em forma de cápsulas de 500 mg deve ser ministrada em adultos antes das refeições. Ingira sempre meia hora ou uma hora antes de comer. O ideal é uma cápsula antes do café da manhã, uma antes do almoço e outra antes do jantar. Nunca exceda o limite de seis cápsulas diárias.

Já em crianças a partir dos 12 anos, o máximo a ser tomado por dia é de três cápsulas. Assim como ocorre com os adultos, o ideal é que a ingestão ocorra três vezes por dia, trinta a sessenta minuto antes das principais refeições.

De jeito algum mastigue as cápsulas. Elas devem ser engolidas inteiras, com ou sem auxílio de água.

É de suma importância que a ingestão do suplemento seja realizada com o acompanhamento de um profissional. A recomendação da Anvisa, aliás, é de que o produto seja sempre vendido apenas mediante prescrição médica. Mesmo que consiga comprar as cápsulas ou o extrato seco da planta sem receita, consulte um especialista de confiança antes de iniciar a suplementação por conta própria.

Isso evitará efeitos colaterais inesperados. Salienta-se, por exemplo, que diabéticos não ingiram esse produto de jeito algum. Como já explicitado anteriormente, grávidas também não. Esteja atento para efeitos colaterais gástricos e hepáticos, que costumam ser os mais comuns.

Garcinia Cambogia Plus

garcinia cambogia funciona

A Garcinia Cambogia Plus é uma das muitas marcas que desenvolveram e desenvolvem cápsulas do suplemento. Mas qual a diferença dessa marca em especial para as outras? Por acaso oferece um preço diferenciado ou são os compostos do produto que se destacam como únicos no mercado?

Laboratórios internacionais credenciados pelos órgãos responsáveis

Primeiro que, apesar de ser comercializada por ativamente no Brasil, a Cambogia Plus é feita em laboratórios localizados nos Estados Unidos da América. Toda a produção do medicamento é reconhecida como Food and Drug Administration (FDA), órgão responsável pela regulação desse tipo de produto nesse país.

Elevada concentração de HCA

A empresa garante, ainda, que todos os compostos presentes em suas cápsulas são caseiros e de qualidade inigualável. Um dos diferenciais da Garcinia Plus é que há uma concentração elevadíssima de HCA em sua composição, sendo cerca de 95%. Esse é o maior número dentre todos os produtos oferecidos no mercado.

Por essa razão, se a sua intenção é usar o suplemento para emagrecer, a Garcinia Cambogia Plus é o mais indicado em comparação aos produtos oferecidos pela concorrência. O HCA é, afinal, o elemento-chave de todo o produto.

O suplemento mais puro do mercado

A Garcinia Cambogia Plus não acrescenta aditivos á composição do produto. Isso significa que o HCA é mesmo o único princípio e ingrediente ativo do suplemento. Há, evidentemente, o acréscimo de outros elementos essenciais e básicos, como cálcio, cromo, potássio e outros minerais.

Outro diferencial dessa empresa é, portanto, poder oferecer uma das garcinias mais puras do Brasil.

Depoimentos e avaliações positivas

Uma rápida visita ao site brasileiro do produto lhe permite ver depoimentos e avaliações muito positiva do produto. A maioria dos clientes afirma que o suplemento auxiliou naquilo que promete auxiliar, ou seja: queima aquelas gorduras indesejáveis, mantém o metabolismo saudável, acelera a perda de peso e inibe a fome compulsiva.

É possível, inclusive, ver fotos do antes e do depois de alguns dos consumidores satisfeitos com a sua aquisição!

Preço

Por fim, o preço pode ser outro fator interessante a lhe convencer a adquirir o suplemento Garcinia Cambogia Plus. Um frasco de 60 cápsulas, que dura, em média, 30 dias, sai mais ou menos por R$ 95,16. Você pode pensar que é caro, mas há constantemente uma série de promoções no site.

É possível comprar três frascos e ganhar dois de graça, por exemplo, se você pagar o equivalente a R$ 285,00. Isso dá 300 cápsulas, que duram cerca de 150 dias!

Há, também, a possibilidade de comprar dois frascos e ganhar um, pelo valor de R$ 190.

Como obter melhores resultados com a garcinia cambogia?

garcinia cambogia comprar

Compreende-se que cada vez mais muitas pessoas busquem suplementação alimentar. O que infelizmente acontece é que a maioria não dá atenção ao termo “alimentar”. Por lógica, a suplementação deveria ocorrer apenas orientada por um médico ou por um nutricionista. Isso quando esses profissionais decidirem que você precisa de algum nutriente que o corpo não produz.

A crescente procura por uma vida mais saudável, baseada em atitudes ditas fitness, faz com que o uso indiscriminado desses suplementos seja cada vez maior. É comum, por exemplo, que profissionais de academias induzam ou orientem sem qualquer preparo que os clientes suplementem-se sozinhos, sem qualquer suporte médico.

Pensando nisso, separamos algumas orientações para que você tire o maior proveito da sua suplementação sem sofrer com efeitos colaterais.

1. Procure um especialista

Como dito, a primeira a coisa se fazer antes de começar a tomar a garcinia é procurar um especialista. Pode ser um nutrólogo ou um nutricionista. Tenha em mente que qualquer tipo de suplemento pode representar um risco ao seu organismo, principalmente esses que prometem resultados rápidos e praticamente livres de qualquer esforço

2. Esforce-se!

Esforçar-se significa não ficar sentado esperando que as cápsulas façam efeito em você imediatamente. Você precisa se mexer. Se mexer quer dizer praticar atividades físicas. Boca fechada apenas não é suficiente para mudar qualquer coisa na balança. Aliás, há estudos que confirmam que um emagrecimento não saudável é tão prejudicial quanto estar acima do peso.

Por esse motivo, trace seus objetivos em termos de atividade física. Aliás, aqui também vale a recomendação de procurar ajuda profissional. Um professor qualificado e preparado pode duplicar seus ganhos e conquistas!

3. Equilibre a alimentação

Uma reeducação alimentar realizada com cuidado causa mudanças muito positivas em sua vida. Nesse sentido, é válido que você pense em sua alimentação antes, durante e depois do consumo da garcinia. Afinal, de nada adianta inibir o apetite: comer menos não livra você de se alimentar com qualidade.

Se você vai comer menos quantidade de comida em suas refeições, tudo aquilo que você comer deve preencher suas necessidades diária em termos de nutrientes. Nada de comer, por exemplo, um hambúrguer com batatas fritas no almoço só porque o suplemento fará você comer menos no jantar.

O sistema de compensação pode ser muito perigoso. Por isso aja com inteligência!

4. Evite os exageros

Nunca exceda o consumo recomendado diário da garcinia. Tudo na vida quando é demais faz mal, e com os suplementos alimentares isso pode ser ainda mais perigoso.

Pense, por exemplo, em quem já ingere uma quantidade ideal de proteínas. Se a pessoa toma suplementos do tipo Whey Protein e toma em excesso, achando que isso vai acelerar o ganho de músculos, o efeito pode ser catastrófico.

Sendo assim, evite os exageros com a garcinia. Ela pode ser muito benéfica, até o momento em que você usá-la de modo errado.

5. Procure produtos de qualidade

Logo acima apresentamos a Garcinia Cambogia Plus, uma das melhores e mais eficazes do mercado. Mas claro que ela não é a única. Uma pesquisa rápida em sites na internet vão levá-lo a outras marcas e a outras fabricantes. Seus produtos podem ser bons e eficientes, mas é preciso ter certeza.

Infelizmente nem todos os fabricantes são honestos. A composição da garcinia, para que ela seja eficaz e não prejudicial, deve ser a mais pura possível. O que algumas marcas fazem é acrescentar princípios ativos que, das duas, uma: ou podem cortar o efeito do HCA, tornando o produto um placebo, ou podem lhe causar danos ao organismo.

Peque pela desconfiança e informe-se ao máximo antes de comprar e de consumir qualquer produto.

6. Reveja sua vida

O ganho desenfreado de peso ou a dificuldade em emagrecer pode estar muito mais relacionada a fatores psicológicos do que a fatores físicos. Muitas vezes tudo que você precisa é parar e sentar para analisar se sua rotina lhe causa bem-estar ou mal-estar.

Um emprego com ambiente tóxico, relacionamentos abusivos, dias longos e estressantes podem prejudicar sua saúde emocional. A depressão, a apatia e o estresse podem fazer com que você ganhe peso em excesso. Ou, ainda, pode fazer com que mesmo indo todos os dias à academia você não tenha resultados.

Por esse motivo, antes de começar a tomar a garcinia para a perda de peso, se pergunte se é mesmo preciso. A mudança de estilo de vida pode ser o passo mais importante para que você atinja seus objetivos. Esse tipo de remédio, afinal, pode ser bastante benéfico para a saúde. Nada se compara, contudo, à sensação de estar feliz com quem você é.

 

 

 

Fonte: NCBI e Anvisa

Crédito das imagens: Pxhere e Pixabay