Gestante morre com suspeita de dengue hemorrágica em Sinop

Uma gestante de apenas 20 anos de idade, identificada como Antônia Jainara Pereira, morreu na última sexta-feira (15), com suspeita de dengue hemorrágica, no município de Sinop. Segundo familiares, a jovem sentiu muitas dores no corpo e na cabeça, por isso procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela estava grávida de três meses.
Antônia recebeu atendimento médico e, após examinada, a gestante recebeu apenas receita de analgésicos e medicamento contra enjoo. A jovem retornou para casa, porém morreu na manhã seguinte.
Entre os sintomas da dengue,  as náuseas e vômitos são comuns, devido ao mal estar geral causado pela doença, que também provoca falta de apetite, especialmente perante cheiros fortes. Assim como dor de cabeça, principalmente na região dos olhos e tende a piorar com o movimento e esforço da vista. A doença pode ser confirmada através da prova do laço, onde se observa o surgimento de manchas vermelhas na pele após amarrar um fio no dedo.
Nas redes sociais, muitas pessoas se manifestaram contra o atendimento na UPA. “Eu também fui com meu esposo passando mal com dores no peito, mas o médico deu só soro e mandou para casa. E ele continuou com dor no peito”, desabafou uma. “Cheguei ao UPA com crise alérgica e me deixaram no soro. Complicou tanto que acabei desmaiando, então me deram tratamento correto”, contou outra moradora de Sinop.
A assessoria de comunicação da prefeitura informou que o caso será enviado para investigação da epidemiologia nesta segunda-feira (18).

Sintomas de dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica é uma reação grave do organismo ao vírus da dengue, entretanto com sintomas mais sérios que a dengue clássica. Além disso, coloca em risco a vida da pessoa, com alteração dos batimentos cardíacos, vômitos persistentes e sangramentos. Veja os sintomas iniciais:

  • Sangramento da gengiva, boca, nariz, ouvidos ou intestino;
  • Vômitos persistentes;
  • Dor abdominal intensa;
  • Pele fria e úmida;
  • Urina com sangue;
  • Olhos vermelhos;
  • Dificuldades respiratórias e confusão mental.

Em caso de dois ou mais sintomas, procure atendimento médico.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação