Book Appointment Now
Inhame prende o intestino? Entenda seus efeitos no organismo
A saúde e funcionamento intestinal são influenciados por muitos fatores, mas talvez o mais importante deles é a alimentação. Tudo o que comemos pode afetar o órgão das mais variadas formas, e o impacto pode ser tanto negativo quanto positivo para ele. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o inhame prende o intestino, e quais são os benefícios e malefícios dele.
Apesar de ser muito rico em nutrientes e ser bastante saboroso, o inhame não é tão presente na alimentação das pessoas. Claro que isso também varia de uma para a outra, mas a questão é que isso faz com que as propriedades do inhame não sejam bem conhecidas. Consequentemente, quem já consome ele pode se prejudicar sem querer, e quem tem receio pode estar perdendo benefícios para a saúde.
O inhame prende o intestino ou não?
De antemão, um alimento que é capaz de prender o intestino pode ser bastante proveitoso para quem sofre de problemas como a diarreia. Mas em condições normais de saúde, ou em pessoas que tem constipação intestinal, de fato não é bom consumir comidas com esse efeito. Felizmente, no aspecto geral, não há como dizer que o inhame prende o intestino.
Um dos principais nutrientes do inhame são as fibras. Quem já é familiarizado com elas sabe o quão benéficas elas são para o intestino. Através delas, é possível melhorar a consistência das fezes e facilitar a expulsão delas, favorecendo muito o trânsito intestinal. Ou seja, não só o inhame não prende o intestino, como ele na realidade ajuda a soltá-lo, algo que pode ser muito vantajoso para quem tem constipação intestinal.
Leia mais: Amendoim solta o intestino? Entenda seus efeitos no funcionamento do organismo
Outras propriedades do inhame para a saúde
- Ajuda no emagrecimento: as mesmas fibras que impedem o inhame de prender o intestino também são boas para melhorar a perda de peso, pois provocam uma maior sensação de saciedade após refeições.
- Reduz os níveis de colesterol: ainda em relação as fibras, quando consumidas, elas reduzem a quantidade de gorduras que o intestino absorve, promovendo uma queda do colesterol.
- Mantém a pele saudável: existem compostos antioxidantes no inhame denominados de betacarotenos. Eles ajudam a manter as células da pele protegidas contra fatores externos, como a luz solar.
- Ameniza os sintomas de menopausa: existe um composto no inhame denominado diosgenina. Por incrível que pareça, ele tem efeito estrogênico. Ou seja, através dele, é possível melhorar o equilíbrio de hormônios femininos. Esse efeito pode ajudar muito mulheres que estão passando pela menopausa.
Quais alimentos realmente prendem o intestino?
Conforme fora dito, uma comida que prende o intestino não precisa ser prejudicial para a saúde. Quem sofre de diarreia pode aproveitar muito bem de uma propriedade como essa. Portanto, como o inhame não prende o intestino, vale a pena conhecer alguns alimentos que de fato fazem isso.
Geralmente, os principais exemplos costumam ser o pão branco e a banana verde. O primeiro prende o intestino pela pobreza em fibras e facilidade em ser digerido. Já o segundo contém um tipo de fibra que retarda muito a digestão. Fora esses exemplos, frutas e vegetais cozidos e sem casca, como a pera, maçã e cenoura, costumam ter menos fibras se preparados dessa forma. Portanto são considerados alimentos que prendem o intestino também.
Leia mais: Gengibre faz mal para o coração? Descubra se é mito ou verdade