Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova; morre aos 85 anos

O padre fundou a comunidade Canção Nova em 1978

Nesta segunda-feira, 12/12, morreu o padre Jonas Abib, 85, fundador da Canção Nova, na cidade de Cachoeira Paulista, interior de São Paulo. A morte foi confirmada por meio da assessoria da comunidade, que informou que a causa. Ocasionada por uma insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora. Deste modo, saiba com SaúdeLab o que é insuficiência respiratória

Faleceu aos 85 anos Jonas Abib

Segundo, a comunidade Canção Nova Jonas Abib tinha deixado o hospital onde estava internado desde quinta-feira (8). Ele estava tratando de uma pneumonia e fazia também quimioterapia, pois estava com mieloma desde 2021. O velório de Jonas Abib foi na manhã desta terça-feira 13/12, e seguirá até quinta-feira 15/12 no Santuário do Pai das Misericórdias, Cachoeira Paulista (SP).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma nota de pesar nas redes sociais, e relembrou a trajetória do religioso. Assim como, as Arquidioceses de Aparecida e São Paulo também publicaram nota de pesar e se solidarizaram com a Comunidade Canção Nova.

Monsenhor estava prestes a completar 86 anos, no dia 21/12, ele nasceu em Elias Fausto (SP), em 1936 e ordenado sacerdote em 1964. A princípio, ele passou a se dedicar ao trabalho de evangelização de jovens, nos anos 70 conheceu a renovação carismática católica e fundou a Comunidade Canção Nova.

Nesse sentido, o objetivo de Jonas Abib era, por meio da comunicação social, cumprir a sua missão de evangelizar. Há anos a comunidade mobiliza milhares de fiéis em todo Brasil, além de ser reconhecida pelo Vaticano, onde está a serviço de toda igreja católica pelo mundo.

Além disso, o título de monsenhor foi concedido a Jonas Abib, em 2007 pelo Papa Bento XVI, a pedido da diocese de Lorena (SP). Este título é concedido apenas pelo Papa para padres que têm um serviço de destaque dentro da igreja e para os fiéis.

Leia também: Ator mirim de Pantanal comemora recuperação após atropelamento

O que é insuficiência respiratória?

Em primeiro lugar a insuficiência respiratória é uma condição na qual o sistema respiratório não conseguirá mais trocas gasosas normais, necessárias para o corpo se manter funcionando. Resumidamente, o seu corpo não será capaz de respirar mais sem ajuda de aparelhos.

Os principais sintomas da insuficiência respiratória são a falta de ar, aumento da frequência respiratória, ansiedade, tontura e palpitação. Além disso, ocorre uma perda de consciência que poderá levar o paciente à morte. Geralmente, as causas são infecções, e alterações no sistema nervoso central, e obstrução das vias áreas.

Normalmente estas causas são em decorrência de doenças como pneumonia, asma, doenças pulmonares crônicas, acidentes vasculares cerebrais, infarto agudo do miocárdio.

Leia também: Depressão de fim de ano: psicólogo alerta para o aumento nos casos de suicídio na época do Natal

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação