Levedo de cerveja faz mal para o fígado? Veja como ele pode nos afetar

Sabemos que a cerveja é prejudicial, mas será que parte disso se dá pelo levedo?

A princípio, nós temos noção de que a cerveja, assim como outras bebidas alcóolicas, é prejudicial para a nossa saúde, especialmente para o fígado. Só que não podemos esquecer que ela também é um fermentado, possui leveduras em sua composição. Portanto venha com o SaúdeLab, entenda se o levedo de cerveja faz mal para o fígado e veja como ele pode nos afetar.

Sem dúvidas, a cerveja é uma das bebidas mais antigas e consumidas no mundo. Apesar de poder ser consumida e produzidas de diversas formas, algo que é quase constante em toda cerveja é o levedo. Ele é um ingrediente essencial para a produção. Contudo, pouco se fala sobre o impacto que ele possui na nossa saúde, o que faz com que parte dos efeitos negativos da cerveja sejam atribuídos a ele. Entretanto, na prática, não é bem assim.

O que é o levedo, e como ele afeta a saúde?

De maneira geral, podemos definir o levedo como um tipo de fermento. E diferente dos fermentos que costumamos usar no dia a dia, ele tem origem natural. Por ser um fermento, ele não precisa ser usado apenas em cervejas. Na verdade, o mesmo levedo que permite a fermentação delas também é comumente empregado para fazer pães e outras massas. Um dos motivos por trás disso é que ele, além de promover a fermentação, acrescenta sabor.

Por incrível que pareça, sua origem natural garante com que o levedo tenha valores nutricionais muito interessantes. Ele é rico em proteínas, fibras, minerais, vitaminas e outros compostos benéficos para o organismo. Sendo assim, antes de falarmos sobre se o levedo de cerveja faz mal para o fígado, é bom conferir os benefícios que ele oferece:

  • Redução dos níveis de colesterol
  • Promoção da saúde da nossa pele
  • Manutenção do funcionamento e saúde intestinal
  • Auxílio no desenvolvimento dos músculos
  • Melhor funcionamento do sistema imunológico

E o levedo de cerveja faz mal para o fígado?

Conforme fora dito, a cerveja é prejudicial para o fígado, e como parte de seus efeitos são atribuídos ao levedo, as pessoas tem receio de que ele também apresente esse problema. Entretanto, tendo em mente alguns dos benefícios do levedo, fica claro que ele por si só não oferece nenhum risco em específico. Inclusive inclusive acredita-se que em alguns aspectos, o levedo de cerveja faz bem para o fígado.

No caso, o nosso fígado é um órgão bastante sensível. Diversos fatores podem comprometer com o funcionamento e saúde dele, inclusive infecções bacterianas. O levedo por sua vez consegue promover as atividades hepáticas de forma ajudar na prevenção delas. Ou seja, não só não há como dizer que o levedo de cerveja faz mal para o fígado, como ele na realidade pode ser um aliado da saúde do órgão.

O levedo não é suficiente para fazer da cerveja uma bebida saudável

Por fim, é muito importante salientar que só porque o levedo possui benefícios, não quer dizer que a cerveja seja boa para a nossa saúde. Não só ela possui álcool em sua composição, que é extremamente nocivo para o fígado, como também o levedo e outros ingredientes fazem dela uma bebida calórica e rica em carboidratos. Com isso, a melhor forma de aproveitar os benefícios do levedo com segurança consumindo cervejas sem álcool e com moderação.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação