Limão é bom para caspa, ou isso é apenas um mito? Desvende o mistério agora

Você já ouviu falar que o limão pode ser utilizado para combater a caspa? À primeira vista, essa ideia pode parecer um pouco maluca, mas existe um motivo pelo qual a fruta é considerada útil nesse aspecto. Resta saber se ela é completamente segura ou não. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se o limão é bom para caspa, ou se isso é apenas um mito.

A princípio, a caspa não só é um problema comum, como também é bastante constrangedor e incômodo. Infelizmente também existe muito tabu e preconceito ao redor dela, o que dificulta o acesso a informações sobre como lidar com a caspa. Entretanto, a verdade é que ela pode ser muito bem controlada através de alguns cuidados caseiros bastante simples.

Caspa: o que é, e quais são as causas?

De maneira geral, a caspa é um problema de pele, especificamente um tipo de dermatite denominada de dermatite seborreica. Ela pode afetar diversas partes do corpo, principalmente o rosto, orelhas, dobras da pele e peito. Porém a caspa em específico está fortemente associada com o couro cabeludo, que sofre com a formação de lesões avermelhadas, e que descamam e coçam.

Em relação a causa da caspa, diferente do que muitas pessoas pensam, ela não tem a ver necessariamente com a higiene da pessoa. Na verdade a causa em si caspa nunca é certa, sendo um problema crônico que atinge pessoas específicas. Mas existem fatores que contribuem para que ela seja agravada, como por exemplo:

  • Má alimentação
  • Alterações de temperatura bruscas
  • Costume de tomar banhos quentes
  • Mudanças em níveis hormonais
  • Acúmulo de produtos no cabelo após lavagem
  • Situações de estresse e ansiedade
  • Clima excessivamente frio e seco

E o limão é bom para caspa mesmo?

Para entender essa questão, precisamos focar em uma das principais características do limão, que é o seu caráter ácido. Quando aplicado no couro cabeludo, a acidez do limão previne o desenvolvimento e estabelecimento de microrganismos que contribuem para a formação das placas de pele da caspa. Ou seja, o limão é bom para caspa pois consegue amenizar os sintomas e sinais dela.

Por outro lado, combinar pele com limão também pode ser uma péssima ideia. Infelizmente, se o couro cabeludo ou qualquer pele do corpo entrar em contato com o limão, e em seguida for exposta à raios solares, há uma grande chance de haver queimaduras e dermatoses. Portanto em suma, o limão é bom para caspa, mas está longe de ser um método seguro para combatê-la.

Leia mais: Vinagre de maçã é bom para caspa? Você vai se surpreender!

Dicas caseiras que combatem a caspa

Por fim, agora que você sabe que o limão é bom para caspa mas oferece riscos, é bom conhecer métodos e produtos que sejam de fato eficazes e seguros. Obviamente que, se você sofre de caspa, é importante consultar um médico dermatologista antes de testar qualquer uma dessas dicas. Existem produtos capilares próprios para o combate da caspa, e que dependendo do seu caso são as melhores alternativas. De qualquer forma, confira a seguir alguns dos produtos que podem ajudar a combater a caspa:

  • Óleo de coco
  • Vinagre de maçã
  • Chá de sabugueiro
  • Gel de babosa
  • Chá de tomilho
  • Óleo de melaleuca
  • Chá de sálvia e alecrim

Leia mais: Remédio Caseiro para Caspa: saiba como resolver o problema de maneira simples

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915