Lipedema: como identificar, e qual é a melhor maneira de combater ele?

Você já ouviu falar do lipedema? Ele é uma condição de saúde que não costuma representar riscos, mas afeta a nosso corpo drasticamente. Existem maneiras de tratar e amenizar esse problema, mas isso só é possível se soubermos como identificar ele antes. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar sobre o lipedema, como identificar e qual a melhor maneira de combater ele.

A princípio, quanto mais cedo o lipedema for identificado, mais fácil e eficiente será o seu tratamento. O problema é que nem todo mundo é familiarizado com essa condição de saúde. Logo, muitas pessoas podem estar sofrendo com o lipedema ou começando a desenvolver ele sem nem mesmo saber.

O que é o lipedema e como identificar ele?

De maneira geral, podemos definir o lipidema como um acúmulo de gorduras no corpo. No caso, esse acúmulo se concentra principalmente nas partes inferiores, seja nos tornozelos, pernas, glúteos e quadril. Atualmente, ainda não há um único consenso quanto as causas desse problema. Mas acredita-se que o lipedema seja uma consequência de mudanças no metabolismo ou hormônios, ou de problemas inflamatórios ou genéticos.

Tendo em mente que o lipedema leva ao excesso de gorduras nos membros inferiores, identificar ele acaba sendo uma tarefa bastante simples. Basta observar o aspecto físico da região das pernas e quadril, e comparar com o restante do seu corpo. Com isso, na prática, entender o lipedema e como identificar ele acaba sendo uma questão quase que inteiramente estética.

O lipedema apresenta outros sintomas e consequências

À primeira vista, conforme fora dito, a principal característica do lipedema é a sua manifestação física nos membros inferiores. Entretanto, ele pode causar outros sintomas no corpo que afetam consideravelmente o nosso bem-estar. Ademais, as próprias alterações físicas também são responsáveis por sintomas adjacentes. Dito isso, confira a seguir alguns dos outros problemas que o lipedema causa:

  • Surgimento de nódulos
  • Dores nas articulações
  • Perda da elasticidade da pele
  • Formação de caroços e bolsas acima do joelho
  • Inchaço e dores nos membros afetados
  • Surgimento de vasos aparentes na pele
  • Dificuldades ao andar e caminhar

Como o lipedema pode ser devidamente tratado?

Agora que você sabe mais sobre o lipedema e como identificar ele, resta apenas aprender sobre as alternativas de tratamento. No caso, existem alguns cuidados e métodos caseiros que ajudam a combater o problema. Por exemplo, fazer drenagens linfáticas manualmente e adotar uma boa rotina de exercícios físicos ameniza os sintomas do lipedema. Entretanto, na maioria das vezes, o ideal é consultar um médico especialista ou um fisioterapeuta.

Através do atendimento profissional, é possível empregar técnicas de compressão e drenagem bem mais eficientes. Um bom exemplo disso é o uso de meias de compressão, as quais promovem a drenagem. Já a consulta com um bom fisioterapeuta pode empregar a endermoterapia, que se baseia na compressão dos membros inferiores para amenizar os sintomas do lipedema.

Leia mais:

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915