Mandioca crocante, saborosa e sem colesterol? Não frite, faça assim

Mandioca crocante – A mandioca é um ingrediente típico do Brasil que oferece muitos nutrientes para a saúde. Aliás, por causa de sua versatilidade na cozinha, ela é utilizada em muitas receitas que não aproveitam esses benefícios, e acabam sendo prejudiciais. Pensando nisso, o SaúdeLab vai te apresentar uma versão de mandioca crocante muito saborosa e que contribui para a redução do colesterol. A versão da mandioca frita é a mais comum, no entanto, saiba que a versão assada, quando feita corretamente, é ainda mais saborosa e traz benefícios à saúde!

Benefícios da mandioca crocante

De maneira geral, a mandioca é uma grande fonte de diversos nutrientes. Contudo, talvez o principal benefício dela seja a ajuda na redução do colesterol. Tal benefícios pode ser facilmente comprometido se, por exemplo, você consumir a mandioca frita no óleo, que é uma das formas mais populares de consumo. Portanto, aprenda a fazer uma mandioca assada que garante os benefícios dela e não deixa a desejar no sabor.

Leia mais: Salada Niçoise: receita perfeita para ceia de natal

Ingredientes da receita

  • 1kg de mandioca
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • Azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de manteiga com sal
  • Orégano a gosto

De antemão, é possível perceber que essa receita é bastante acessível, visto que leva pouquíssimos ingredientes. Isso faz com que a receita fique mais leve e menos calórica que muitas outras versões. Ademais, o azeite é um produto que oferece benefícios para a saúde muito interessantes, porém apenas se você utilizar azeite virgem ou extra virgem, já que eles são mais puros.

Modo de preparo da mandioca crocante

Mandioca Crocante
Mandioca Crocante. Foto: Canva PRO
  1. Antes de mais nada, lave e descasque as mandiocas, e depois as coloque elas em uma panela de pressão.
  2. Cubra com água, adicione o sal e leve a panela para o fogo até pegar pressão e aguarde 8 minutos para cozinhar.
  3. Passado o tempo, retire as mandiocas da panela e reserve para elas esfriarem um pouco.
  4. Enquanto isso, unte uma forma ou travessa de sua preferência com o azeite.
  5. Quando as mandiocas estiverem menos quentes, comece a cortar ela em tiras, removendo os talos mais duros que podem estar no meio delas.
  6. Feito isso, passe as tiras de mandioca para a forma untada, e coloque um pouco mais de azeite por cima, a manteiga juntamente com o orégano.
  7. Por fim, leve as mandiocas para o forno, e deixe elas assando no forno a 200° por aproximadamente 25 minutos ou até ficarem douradas.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

Acrescentando outros temperos

A princípio, o orégano não é o único tempero que pode ser utilizado nessa receita. Na verdade, pimenta-do-reino ou queijo ralada também são ótimas adições, e podem aumentar ainda mais o valor nutricional da receita. Portanto, tempere as mandiocas segundo as suas preferências.

Leia mais: Suflê de chuchu: veja como preparar essa versão sem farinha bem fácil

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915