Mastopexia pelo SUS: Será que é possível fazer? Entenda

Saiba em quais situações procedimento pode acontecer pela rede pública de saúde

Existe mastopexia pelo SUS? O procedimento ocorre na região das mamas a fim de reverter a flacidez que tende a atingi-las e que leva os seios a ficarem “caídos”. Por essa razão, muitas mulheres se interessam por essa cirurgia. Mas será que é possível fazê-la pela rede pública de saúde? O SaúdeLab responde para você.

O que é mastopexia?

Mastopexia é o nome que se dá à intervenção cirúrgica que combate a flacidez na região dos seios. Ela, então, é diferente de cirurgias como mamoplastia de aumento ou redução, que alteram o tamanho das mamas.

Leia mais: Empregado pode trabalhar com costela quebrada? Entenda seus direitos

É possível fazer mastopexia pelo SUS?

Sim, é possível. Contudo, para isso é necessário que a cirurgia tenha fins reparadores, e não estéticos. Isto é, ela não deve ocorrer simplesmente com a intenção de “erguer” os seios, mas para o tratamento de uma patologia ou de um distúrbio na região.

Quando o SUS permite a mastopexia?

Ele pode liberar essa cirurgia quando houver comprovação de que ela não possui natureza estética. Por isso, é comum em casos de tumores, queimaduras, acidentes e má formações.

Ou, também, quando o tamanho natural dos seios gere essa flacidez e cause outros reflexos negativos, tais como dores na coluna.

Como buscar a mastopexia na rede pública de saúde?

Para isso é necessário marcar uma consulta com um profissional do SUS. Nela, converse sobre a sua intenção de realizar a mastopexia e quais são os motivos disso.

A partir dessa conversa o médico poderá analisar se a cirurgia é o melhor caminho para você. Também, se é possível buscá-la pela rede pública por ela ter natureza reparadora, e não estética.

Assim, caso o médico entenda pelo cabimento do procedimento, ele poderá encaminhá-la para exames e para análise pelo SUS da mastopexia. Caso haja aprovação, você deve entrar na fila de espera e aguardar ser chamada para fazer a cirurgia.

Veja também: Ninfoplastia pelo SUS: Em que casos é possível fazer procedimento na rede pública?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação