Ninfoplastia pelo SUS: Em que casos é possível fazer procedimento na rede pública?

Cirurgia ocorre na região dos pequenos lábios para retirada de excesso de pele

Tem como fazer ninfoplastia pelo SUS? Também conhecida como labioplatia, ela corresponde a uma cirurgia íntima que ocorre nos pequenos lábios femininos. O procedimento pode decorrer tanto de questões estéticas quanto em razão de dores e desconfortos. Saiba no SaúdeLab como funciona e quando pode ocorrer na rede pública de saúde.

É possível fazer ninfoplastia pelo SUS?

Sim, é possível. Contudo, isso dependerá de algumas questões. Por exemplo, de reflexos da condição na saúde física ou psíquica da paciente. Igualmente, de indicação médica para a realização da cirurgia.

Por ser um procedimento que muitas vezes tem natureza apenas estética, em alguns casos há maior dificuldade de obtê-lo pela rede pública de saúde. Por isso, é possível realizá-lo nela quando a condição originar dores e outros tipos de desconfortos.

Leia mais: Lista de espera SUS por CPF: Como consultar? Saiba agora mesmo!

Fila de ninfoplastia pelo SUS pode chegar a 1 ano e meio

Embora em alguns casos seja possível realizar a cirurgia nos pequenos lábios de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde, cabe alertar que a realização dela pode demorar.

Hoje a espera pela realização da ninfoplastia pelo SUS pode chegar a 18 meses. Isto é, a um ano e meio. Por outro lado, é possível fazer o procedimento na rede particular, situação em que ele pode chegar a R$ 12 mil.

Consequências do não tratamento à ninfoplastia

Embora a cirurgia na região dos pequenos lábios geralmente decorra de questões estéticas, muitas vezes ela é necessária por dores que a condição gera.

É importante esclarecer, além disso, que mesmo quando o excesso de pele nos pequenos lábios não causa dores, ainda assim pode gerar uma série de reflexos negativos.

Os principais deles se referem ao impacto da condição na autoestima feminina. Igualmente, na vida sexual e na prática de atividades físicas, que podem se tornar desconfortáveis.

Portanto, se você sofre com essa condição, não deixe de buscar ajuda do seu ginecologista. Caso haja indicação para o procedimento, será possível até mesmo fazer a ninfoplastia pelo SUS.

Leia também: Lista de medicamentos fornecidos pelo SUS 2023: PDF e como usar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação