Materiais perfurocortantes precisam de descarte especial, orienta a Vigilância Sanitária

Materiais perfurocortantes não podem ser descartados no lixo comum ou reciclável, orientou a Vigilância Sanitária de Nova Mutum, nesta quarta-feira (12).  O descarte de objetos perfurocortantes como ampolas, agulhas e seringas, precisam atender as regras da entidade. A atitude, concomitantemente evita acidentes e transmissão de doenças aos profissionais que trabalham na coleta de lixo, já que o contato com sangue, secreções e fluidos orgânicos pode representar riscos à saúde do trabalhador.

Vários materiais com potencial contaminante como agulhas, por exemplo, lancetas, fitas reativas, bem como insumos usados na bomba de infusão de insulina são produzidos diariamente. Além disso, pacientes chegam a precisar de quatro a cinco injeções ao dia, multiplicando o material a ser descartado. “Os indivíduos muitas vezes depositam suas agulhas, seringas e lancetas no lixo ou os jogam no vaso sanitário”, segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Sacha P. Teixeira.

Pacientes que fazem uso de medicamentos injetáveis para o tratamento de doenças como obesidade, enxaqueca, alergias, infertilidade, artrite, HIV, hepatite, esclerose múltipla, osteoporose ou outras, também precisam cumprir o descarte adequadamente.

 

Descarte correto de perfurocortantes

Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso. O recipientes deve ter paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, assim como com tampa e identificação

perfurocortantes
A caixa coletora pode ser adquirida pela internet a preços populares (Foto: Divulgação)

É expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes para o seu reaproveitamento. As agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartáveis.

Os recipientes coletores têm capacidade variável, são confeccionados em material resistente (papelão couro), especialmente desenvolvido para serviços de saúde. A caixa coletora pode ser adquirida pela internet a preços populares.

Estes recipientes só devem ter 2/3 de sua capacidade preenchidos, com nível de preenchimento cinco centímetros de distância da borda da caixa. Devem estar localizados, entretanto, o mais próximo possível da área de uso destes materiais.

Para saber mais informações úteis para sua saúde clica aqui e aproveite para curtir e compartilhar!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação