Book Appointment Now
Mel faz bem para garganta? Entenda seus reais efeitos medicinais
A princípio, dores e inflamações na garganta são sintomas bastante comuns. Felizmente, existem diversas opções de medicamentos para tratar esse problema, incluindo misturas caseiras. Mas por algum motivo, grande parte dessas misturas incluem o mel. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar se o mel faz bem para garganta, e quais são os usos medicinais dele.
Sem dúvidas, o mel é um dos produtos mais antigos que a humanidade conhece. O mesmo vale para as formas de uso e consumo dele, visto que as propriedades do mel são tão amplas que ele acaba tendo inúmeras utilidades. Uma delas seria a capacidade de tratar problemas de garganta e promover a saúde da mesma. Entretanto, é importante conhecer ele um pouco melhor nesse aspecto antes de usá-lo.
O mel faz bem para garganta mesmo?
Para responder essa questão, precisamos considerar duas grandes propriedades do mel. A primeira delas é o seu potencial anti-inflamatório, que como o próprio termo já sugere, é responsável por combater inflamações. Já a segundo é sua ação expectorante, capaz de dissolver o muco das nossas vias respiratórias. A partir da junção dessas propriedades, podemos sim afirmar que o mel faz bem para garganta.
No caso, ele pode ser empregado tanto para reduzir inflamações de garganta, quanto para limpar o catarro da mesma. Ademais, ele ainda contém alguns compostos que mantém a garganta protegida, e que ajudam a reduzir possíveis irritações e dores que possam atingi-la. Com isso, o mel acaba sendo um aliado em problemas como:
- Garganta inflamada
- Gripe
- Dor de garganta
- Tosse
- Garganta inchada
Leia mais: Mel faz mal para diabetes? Entenda as restrições e cuidados necessários
Outros benefícios do mel para a saúde
- Favorece a saúde cardiovascular: por aumentar o fluxo de sangue no corpo, o mel promove a redução da pressão arterial, fenômeno que beneficia muito a saúde do coração e dos vasos. Ademais, ele ainda ajuda prevenir o desenvolvimento de coágulos.
- Melhora a microbiota intestinal: nosso intestino possui diversas bactérias que compõem a microbiota intestinal, que é de extrema importância para a digestão de alimentos. Através do mel, essas bactérias podem ficar mais nutridas e funcionar mais eficientemente.
- Ajuda a reduzir o colesterol: outro benefícios do mel para o sistema cardiovascular, e para a saúde como um todo, é a redução dos níveis de colesterol, especificamente do LDL, o colesterol ruim.
- Age como cicatrizante: quando estamos com algum ferimento na pele, o corpo precisa realizar processos de cicatrização para reparar os danos. Durante esses processos, o local ferido fica vulnerável a microrganismos. O mel por sua vez pode ajudar a evitar que esses microrganismos causem algum problema grave.
Nunca exagere na quantidade de mel usada
Por mais que o mel faça bem para a garganta e para a nossa saúde, ele precisa ser consumido com muita moderação. Grandes quantidades de mel podem não só levar a problemas gástricos, como também podem causar ou agravar quadros de diabetes, graças a enorme quantidade de carboidratos que ele possui. Ademais, também por causa desses carboidratos, ele também favorece o ganho de peso.
Leia mais: Conheça os benefícios do mel para saúde e saiba diferenciar o produto falso