Qual o Melhor Purificador de Água Para Ter em Casa?

melhor purificador de água

Quer comprar o melhor purificador de água aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Técnica (Inmetro)? Veja como escolher!

Beber água diretamente da torneira não é uma boa opção no Brasil. Então a solução é apostar no melhor purificador de água do mercado. Mas como escolher?

Apesar de potável, a água não purificada pode causar danos a sua saúde, pois contem microrganismos nocivos. Pode ser difícil, pois há uma variedade enorme de aparelhos ótimos para tratar a água da sua torneira e livrá-la do excesso de cloro, metais e tudo mais que ela possa conter.

Melhor Purificador de Água:

Veja abaixo uma lista completa com os melhores purificadores, suas descrições e onde encontrar o melhor preço.

 

Qual o melhor purificador de água?

 

Também é o produto da categoria com o mais vantajoso custo-benefício. O valor pode ser um pouco salgado para o bolso, mas os benefícios acabam por compensar. Imagina que até tem reservatório de água protegido com nanotecnologia, que inibe a proliferação de bactérias, completamente segura para o consumo.

É um ótimo produto para quem tem bebês em casa ou pessoas com sistema imunológico comprometido. O filtro é fácil de trocar e o purificador sinaliza quando fazer a troca. A refrigeração é por compressão a gás, tornando o uso bastante econômico. E você encontra o aparelho em branco, para combinar com a sua cozinha!

2. Europa Bliss

purificador de água europa bliss

 

MELHOR PREÇO

Como capacidade de armazenamento para até dois litros de água ou 15 copos cheios, esse modelo promete água gelada e purificada em até 8 graus. Possui dois estágios de filtragem, mas garante um resultado excelente e saudável para a sua família.

Aliás, o modelo grande é ideal para casas cheias e com muita gente. A vida útil do filtro é de 3 mil litros (ou 1 ano) e depois basta trocar por um novo. Os refis são bastante em conta e fáceis de encontrar.

3. Electrolux Branco Bivolt C/ Painel Touch

Se você quer saber qual o melhor purificador de água aprovado pelo Inmetro, a resposta é esse aparelho da Electrolux. Mais barato quando comparado com outros aparelhos, o purificador de água da Electrolux é muito eficiente, sem perder estilo. Com design moderno, esse é um dos poucos modelos bivolt no mercado.

Além dessa vantagem, ele ainda tem sistema automático para encher o copo, evitando o desperdício de água. Tem três opções de temperatura, filtro Acqua Clean e a refrigeração é feito com placa eletrônica.

4. IBBL Immaginare

ibbl immaginare preto

MELHOR PREÇO

Para quem busca algo mais sofisticado, essa versão da IBBL pode agradar você. O purificador é mais compacto, como também é considerado um dos mais econômicos em seu consumo. Apesar disso, possui armazenamento para até 1,4 litros de água, torneira articulável, refrigeração a gás e três estágios de filtragem.

Também fornece água natural e gelada, para que você faça o uso que achar mais adequado. Um dos fatores que torna esse purificador de água uma escolha interessante é que ele possui um misturador, para que você alcance a temperatura ideal da sua água, de acordo com o que você gosta.

E mais! O filtro é simples e fácil de trocar. Você mesmo pode fazer isso e evitar o consumo de água contaminada.

melhor purificador de água elétrico

5. Consul CPB36A

A Consul vem cada vez mais se destacando pelos produtos de excelência. Quando o assunto é melhor purificador de água com compressor, não poderia ser diferente. Assim como diversos outros, ele também avisa quando está na hora de trocar o refil.

Contudo, o seu painel é moderno e com controles acessíveis, tornando muito mais fácil o seu uso. Você também pode escolher entre beber água natural, fria ou gelada, apenas clicando em um botão. Também tem o melhor filtro de água do mercado, com classificação P1/C1, que mata inclusive bactérias mais resistentes. Por isso, possui apenas um estágio de filtragem.

6. Latina PA335

Muito abaixo dos modelos anteriores em termos de valores, o purificador da Latina ainda assim é ótimo para a sua saúde. Ele também é bivolt e sua refrigeração é feita por meio de uma placa eletrônica. Com dois estágios de filtragem, ele possui 2,5 litros de armazenamento, tanto de água natural, como gelada.

Possui ainda um sistema que melhora a retenção de cloro, garantindo uma água muito potável e segura. E conta também com garantia de 12 meses!

7. Europa Bliss

O primeiro e melhor purificador de água ecológico do país. Seu visual também é digno de destaque, pois é moderno e diferente, dando um toque divertido a sua cozinha. Com ele, você pode economizar até 40 garrafas pet de 1,5 litros por mês.

Diferente dos outros, ele não utiliza nenhuma energia para funcionar. O seu filtro é removível e muito simples de trocar. Além disso, é feito de ingredientes naturais, como dolomita, quartzo e carvão impregnado com prata.

Para quem procura algo que não consuma energia e seja mais natural, sem uso de medicamentos ou componentes químicos, esse é o melhor purificador de água.

8. Bivolt Latina PA335

O Bivolt Latina PA335 é o purificador de água com eficiência bacteriológica aprovada mais procurado. Com triplo sistema de purificação, ele possui capacidade para 2,5 litros de água e não utiliza gás.

Sua filtragem é feita em três estágios e a água gela rapidamente, sem a necessidade de fazer você ter que esperar. Tem um sistema de voltagem inteligente, painel com indicadores luminosos leds e pode ainda ser colocado em paredes (acessórios vendidos separadamente).

Qual o melhor purificador de água residencial?

purificador residencial

Tudo depende do tamanho da sua cozinha e do quanto você pretende investir. Os purificadores da IBBL são os melhores para soluções caseiras seguras. São recomendados por médicos e profissionais da saúde, por exemplo.

Todavia, isso não quer dizer que você não possa adquirir um produto menor e menos caro, porém tão bom quanto. Os produtos da Consul são todos certificados pelo Inmetro e o custo-benefício é bastante superior.

Agora, se você quer algo mais ecológico e natural, o Europa Bliss foi feito sob medida para o seu gosto. Afinal, por que não usar o poder da natureza a seu favor? Veja abaixo algumas dicas que deve ter em mente antes de adquirir seu produto:

  • Não deixe de se informar sobre como é feito o abastecimento de água dos purificadores. Há os mais comuns, e, é claro, mais baratos, cujo abastecimento é manual. Mas existem os que exigem instalação de rede hidráulica.
  • O purificador que você escolher deve ter no mínimo um sistema de tripla ação quanto à limpeza. É eliminar micro-organismos, destruir particulas e remover cloro e sais minerais da água.
  • Se o produto for elétrico, preste atenção na voltagem. Dê preferência aos que são bivolt.

Diferença entre purificador e filtro

Os filtros são bem simples e basicamente tem uma vela central que apenas barra as impurezas, separando-as da água. Essa vela precisa ser limpa ou mesmo trocada com bastante frequência, visto que é nela que ficam essas impurezas. Não esqueça que a caixa de água também precisa passar por limpezas periódicas. Se você tiver um filtro de barro, com o tempo a água passará a ter um gosto característico e desagradável.

Os purificadores é que são mais completos, pois são capazes de remover por completo diversas substâncias tóxicas, deixando a água limpa e inodora. Um bom purificador é ainda capaz de eliminar sais minerais, cloretos e bactérias. Além disso, eles duram mais que os filtros.

Por isso se estiver na dúvida entre o melhor purificador de água e o melhor filtro, escolha sempre o primeiro. Os filtros, se não forem higienizados semanalmente, podem inclusive se tornarem nocivos, disseminando fungos e microrganismos.

Por que não beber água diretamente da torneira?

porque purificar a água

Você não precisa investir em um purificador caro. Mas ferver a água da torneira antes de tomá-la é crucial. Por mais tratada que ela seja, ainda chega na sua casa contendo muitos resíduos.

Aliás, é justamente por causa do tratamento que ela pode ser perigosa para você e seus filhos. Entre as muitas substâncias que você pode ingerir ao fazê-lo, estão:

  • Arsênico: um dos maiores componentes que pode provocar câncer de pulmão, bexiga e pele;
  • Compostos orgânicos voláteis: também conhecidos por VOCs, eles contaminam o caminho da água nos corpos hídricos. Os fenóis são os mais comuns, pois são altamente solúveis em água e sua remoção é extremamente difícil. Eles causam dores de cabeça, falta de ar, fadiga e alergias;
  • Flúor: o flúor ou fluoreto é uma substância erroneamente considerada boa. Apesar de proteger os dentes dos efeitos das cáries, ela também causa problemas na bexiga, baixa imunidade e aumento do risco de câncer e disfunções de tireoide. Na Europa, alguns países baniram o uso do flúor no tratamento da água;
  • Metais pesados: o mercúrio é um dos mais comuns. Ele ataca o sistema nervoso e pode provocar variados tipos de câncer. O chumbo e o cádmio também podem estar presentes na água da torneira, assim como o cromo. Os efeitos da ingestão dos metais são perda de apetite, náuseas, dores de cabeça, sangramentos e urticárias.
  • Alumínio: assim como os outros metais, o alumínio é encontrado em boa parte das águas que não passam por purificadores. Ele está associado a doenças gastrointestinais e mal de Parkinson;
  • Medicamentos em geral: mesmo com toda a tecnologia de filtragem, muitos medicamentos e remédios acabam por circular nos sistemas hídricos diariamente. Testes revelam que antibióticos e antidepressivos estão presentes em maior quantidade em algumas cidades;
  • Cloro: ele limpa a água, mas deixa resíduos tóxicos, capazes de produzir radicais livres em nosso organismo e danificar células saudáveis. Algumas investigações apontam que ele possa também causar infertilidade e câncer de mama.

E o caminho da água?

Há ainda resíduos que são provenientes dos canos e tubulações, por onde a água passa até chegar na sua casa, que podem também ser um problema. Portanto, mesmo que na sua cidade a água seja boa, certifique-se que o local onde você mora passa por revisões constantes.

Limpar a caixa d’água nos períodos recomendados e verificar a sua tubulação junto de um encanador, também são boas precauções. Se você toma todos esses cuidados, dificilmente terá algum dos problemas citados acima.

Como purificar a água sem um purificador?

Nem sempre é possível investir no melhor purificador de água. Às vezes, a grana está curta e o melhor mesmo é economizar. Até que você possa comprar um aparelho, veja o que fazer para beber água limpa, pura e segura, sem prejudicar a sua saúde.

Pastilhas seladas

Se você vai acampar, por exemplo, as pastilhas seladas são uma boa ideia. Em forma de pastilha efervescente, você coloca-as na sua garrafa ou cantil e elas tornam a sua água completamente potável.

De baixo custo, você encontra esse tipo de produto em lojas de equipamentos esportivos e montanhismo. As pastilhas são feitas de dióxido de cloro ou iodo e levam geralmente 30 minutos para fazer efeito.

Contudo, as de iodo não devem ser consumidas por mulheres grávidas ou pessoas que tenham alergia a frutos do mar. E as pastilhas não matam protozoários em grande escala.

Filtro de carvão

Barato e acessível, os filtros de carvão ativado podem ser encontrados em diversos formatos. Inclusive, existem garrafinhas que já vem com o filtro acoplado, facilitando a sua vida e evitando que você consuma garrafas pet.

Eles protegem contra vírus, bactérias e protozoários, evitando infecções e intoxicações intestinais por consumo de água contaminada. Mas atenção, esses filtros têm durabilidade curta e devem ser trocados e lavados de acordo com as instruções dos respectivos fabricantes.

Filtro caseiro

Você pode optar por construir um filtro caseiro e obter água potável de forma natural. Normalmente se constrói um cone e você deve enchê-lo com materiais filtrantes.

São eles: cascalho, pedregulhos, areia (desde que limpa e natural) grama, carvão e panos de algodão. Dentro do cone, você deverá fazer camadas, alternando os materiais, de forma que a água tenha que passar por eles e esses atuem como uma peneira.

Se for fazer camadas, a ordem correta é: primeiro o cascalho, depois carvão e no fim algodão ou filtro de café. Mesmo assim, essa água deverá ainda ser fervida antes de consumida!

Destilação com energia solar

Os raios ultravioletas podem ser ruins para a sua pele, porém são ótimos para matar muitos microrganismos presentes na água. Para destilar água e eliminar agentes patogênicos, você precisa de uma série de materiais de construção, como furadeira, tubos de PVC e revestimentos.

O processo é trabalhoso e demorado. Contudo, ele pode inclusive transformar água do mar em água potável. Existem muitas formas de executá-lo, entretanto você deve buscar a ajuda de um profissional.

Purificador de água elétrico

Os purificadores de água mais modernos do mercado costumam ser todos elétricos. Há modelos que utilizam lâmpadas especiais, com emissão de raios ultravioleta, assim como há outras tecnologias avançadas disponíveis. Em termos de custo-benefício, no entanto, vale mais apostar nos purificadores elétricos.

Convém aqui não confundir, no entanto, os purificadores com filtros. Não existe um filtro de água elétrico, visto que eles não utilizam eletrecidade para funcionarem. Como visto acima, eles são muito mais simples do que os purificadores. Costumam ser feitos de barro ou de plástico com inox. Servem apenas para barrar pequenas impurezas, mas não bactérias, além de não reduzirem os índices de cloro.

Um purificador de água elétrico, por sua vez, elimina grande parte das bactérias presentes na água. Eles são ideais para pessoas que tem constante formação de pedras nos rins. Isso porque filtra a passagem de sais e de cloretos, eliminando, também, os sabores e cheiros que o cloro produz.

Fique atento que a qualidade da limpeza desses purificadores varia em até seis níveis. O P1, que é o mais eficaz e potente, eliminando impurezas minúsculas e imperceptíveis ao olho humano. Já o P6 tem um sistema mais básico nesse sentido. Não se preocupe quanto ao gasto energético, já que esses aparelhos costumam ser bastante econômicos.

Purificador de água de parede

Os purificadores de água de parede são tão bons quanto os purificadores de bancada ou de pia. Na verdade, a preocupação com o local de instalação desse tipo de aparelho não deve existir se for relacionada à qualidade da limpeza da água. Ela vai ser realizada da mesma forma que qualquer outro purificador de qualidade faria.

Invista, no entanto, em um purificador de água refrigerado que tenha boa potência. Alguns desses modelos tem baixa capacidade de resfriamento por hora. Há aparelhos que gelam apenas 200 ml de água por hora, com um compartimento geral de água de 800 ml. Nos dias de calor, portanto, e com uma casa cheia, pode não ser a melhor das compras.

De qualquer forma, seus prós e contras são muito semelhantes aos dos demais modelos. A opção de compra desse produto deve ocorrer, portanto, baseada em sua qualidade e em seu gosto pessoal.

 

 

Fontes: G1, Dra. Ana Escobar e Organização Pan-Americana da Saúde

Crédito das imagens: NappyPixabayPexels e Freepik