Qual o melhor Medidor de Glicose? Melhores marcas avaliadas em 2022

Pessoas com diabetes necessitam verificar os níveis glicêmicos frequentemente. Isso porque essa consulta vai ajudar no controle das taxas, na medida em que auxiliará o médico na prescrição das dosagens de insulina.

Além disso, fazer o teste glicêmico ajudará o paciente com a sua rotina, pois a partir do resultado, ele poderá analisar se deve ou não fazer uma refeição, se deve ou não aplicar insulina (dentro do planejamento com o médico), bem como o ajudará a evitar picos de hiper e hipoglicemia, o que vai possibilitá-lo ter uma vida normal e saudável.

Nesse contexto, há diversos aparelhos medidores de glicemia disponibilizados no mercado. No entanto, é necessário levar em conta alguns aspectos importantes na hora de escolher qual utilizar.

Primeiramente porque o aparelho deve atender aos requisitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ademais, é interessante levar em consideração a facilidade no uso do glicosímetro e quais tipos de tiras é correspondente ao aparelho.

Assim sendo, preparamos um comparativo com 5 aparelhos que atendem a esses aspectos, considerados os melhores medidores de glicemia do mercado em 2022.

Em 5º lugar: o sensor Abbott do FreeStyle Libre

Considerado uma ferramenta revolucionária, o sensor do FreeStyle Libre é um dispositivo discreto e prático que auxilia o paciente no monitoramento instantâneo da sua glicose.

Como acontece? O paciente deve colocar o sensor preferencialmente na parte superior do braço e posicionar o leitor próximo. A verificação da glicemia leva 1 segundo.

Além de fornecer a taxa instantaneamente, o leitor indica um histórico dos últimos 90 dias e a direção da glicose (se vai aumentar ou diminuir). Substitui a necessidade dos testes de ponta de dedo e tem aplicativo para Android e iOS.

No entanto, o sensor pode durar até 14 dias, sendo necessário adquirir novos. A desvantagem é que, exceto casos raros, o dispositivo não é disponibilizado pelo SUS e tem um alto custo-benefício.

Em 4º lugar: medidor de glicose G-Tech Free Smart

Semelhante à opção anterior, o glicosímetro super moderno da G-Tech possui um aplicativo que armazena as informações e medições do paciente.

Desse modo, é possível ter uma maior organização com relação à administração de insulina, horários das refeições, entre outros.

Neste caso, os testes são feitos por meio das tiras, que são geralmente adquiridas separadamente do aparelho, mas com um valor acessível.

Uma opção super interessante e útil para o diabético é que o aparelho possui um alerta de hipo e hiperglicemia.

Em 3º lugar: On Call Plus II da MedLevensohn

Com uma super facilidade de manuseio e configuração, esse glicosímetro se mostra bastante interessante, uma vez que apresenta uma característica importante: necessidade de baixo volume de sangue.

Contudo, deve-se observar se essa é a opção de aparelho disponibilizado no município/estado no qual o paciente reside, uma vez que as fitas correspondentes são mais difíceis de encontrar.

Em 2º lugar: G-Tech Free Lite

Ótimo custo-benefício, codificação automática e praticidade são algumas das principais características do Free Lite.

O glicosímetro é de fácil usabilidade, acessível, requer pouco sangue para o teste e apresenta o resultado em 5 segundos. Ademais, o aparelho é comumente vendido com tiras e lancetas.

Em 1º lugar: Accu-Chek Active

A Accu-Chek é uma marca conhecida e consagrada no ramo de aparelhos e insumos para pessoas diabéticas.

Tendo isso em vista, o medidor de glicose Active apresenta todas as diretrizes da Anvisa, além de economizar tiras. Como assim? Ele “permite” uma segunda aplicação de sangue na tira dentro de 10 segundos, quando a quantidade não é suficiente.

Dessa forma, o aparelho se mostra como o mais vantajoso para uso diário, tanto pelo seu valor, como também pelo valor acessível das tiras. Em alguns casos, é este o modelo disponibilizado pelo município aos pacientes.

Dito isso, com esse glicosímetro ainda é possível ter uma média dos testes de 7 até 90 dias. Ainda é possível adquirir o aparelho com estojo, fitas e baterias. Também possui codificação automática e entrega o resultado em 5 segundos

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1016