Qual o Melhor Medidor de Glicose? Top 10 de 2018

como escolher medidor de glicose

Veja qual o melhor medidor de glicose para ter em casa!

Precisa conferir o índice glicêmico diariamente? Medir os índices glicêmicos é essencial e vital para os diabéticos. Sem isso, eles não podem começar o dia, tomar café da manhã com segurança ou dosar a própria insulina.

Por isso, verificamos no mercado qual o melhor medidor de glicose atual. Na lista, você encontra diversas marcas e produtos, nacionais e importados, com descrições detalhadas para você escolher um aparelho de medir glicose que se encaixe com as suas necessidades.


 

Qual o melhor medidor de glicose do mercado?

Existem muitos modelos, todavia, para ajudar você a decidir qual o melhor, listamos abaixo os com melhor aceitação e mais recomendados pelos médicos.

Top Melhores Medidores de Glicose

 

É um dos poucos aparelhos que faz a medição com apenas 0,5 microlitro de sangue e que tem alarme sonoro para lembrar você que está na hora de fazer a medição. Outro diferencial é o dispositivo ejetor de tiras, que possibilita o descarte da tira utilizada sem o contato com as mãos, de maneira mais segura e higiênica.

Com função AutoCode, o medidor de glicose G-Tech Lite lê os códigos das tiras-teste automaticamente, sem necessidade de intervenção do usuário. E, diferente de qualquer outro medidor de diabetes, esse vem com garantia vitalícia. Para passar os dados para o computador, é preciso um cabo, que pode ser comprado separadamente.

Também é considerado um dos melhores por sua precisão. Em apenas cinco segundos, o aparelho fornece resultados seguros de glicemia. Ainda faz a média dos últimos sete, 14 ou 30 dias de testes. E armazena no total até 350 resultados. O que permite a você ter ainda mais controle sobre a sua saúde.

Outra vantagem do medidor é que ele avisa se a tira-testa está vencida, evitando um resultado errado. E mais! Você pode transferir os dados para um computador pela interface do infravermelho. Isso permite que o seu médico receba os seus registros muito mais depressa.

O Performa é ainda um aparelho mais em conta. Vem com um lancetador, que é a agulha, um tambor com seis lancetas para fazer furos de forma higiênica, dez tiras-testes, bateria durável e estojo de transporte.

Também tem possibilidade de armazenar a média de testes de até 90 dias, com ajuste de data e hora. E não precisa de codificação, fazendo com que o teste seja mais rápido.

Sua tela grande e tecnologia ColourSure permitem que você veja os resultados precisos dentro do intervalo previamente estabelecido. Com isso, você vê rapidamente se está com hipoglicemia, hiperglicemia ou medições consideradas normais.

Os limites das cores podem ser configurados por você, com auxílio do seu médico, tornando o aparelho completamente personalizável. Um dos principais benefícios desse produto é que você também pode inserir nas suas refeições, acompanhando assim quais alimentos afetam os seus resultados.

O kit vem com duas pilhas recarregáveis de lítio, dez lancetas e estojo de transporte. O medidor armazena até 500 resultados mais recentes e você pode transferi-los para qualquer tipo de dispositivo através da tecnologia Bluetooth. A garantia oferecida pelo fabricante é de três anos a contar da data da compra.

Para quem procura saber qual o melhor medidor de glicose, o da Bayer tem ainda outra grande vantagem: a tecnologia Second-Chance Sampling. Basicamente isso permite que você coloque mais uma gotinha de sangue na tira se a primeira amostra for insuficiente. Ou seja, você poupa tiras-teste se optar por esse medidor.

Assim como os outros, os resultados também podem ser obtidos em poucos segundos e ele efetua as médias dos últimos sete, 14 e 30 dias. É o único indicado para recém-nascidos e crianças pequenas.

Suas tiras são ainda com capilaridade e aspiram o sangue, evitando sujar o aparelho e a contaminação. Vem com garantia de dois anos e o pacote mais básico tem 50 tiras-teste.

On Call Plus

OneTouch Select Plus Flex

A linha On Call Plus é toda desenvolvida pelos laboratórios Acon, da MedLevensohn, nos Estados Unidos. O medidor é completamente certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vem com 50 tiras-teste, assim como a opção anterior, da Bayer.

Esse é um modelo bem mais simples, com cinco anos de garantia e leva até 10 segundos para dar os resultados. Armazena até 300 resultados com data e hora e necessita de apenas um microlitro de sangue para oferecer os índices glicêmicos.

Accutrend Plus Roche

accu trend plus roche monitor de glicose

O que distingue esse medidor dos outros são as suas funções adicionais: ele calcula o índice glicêmico, triglicérides e lactato e ainda a taxa de colesterol no sangue. Ele armazena resultados de glicose e de colesterol, em separado, para que você possa cuidar ainda mais da sua saúde.

Assim como os outros, ele mostra os resultados em cinco segundos para a glicose. Já o colesterol pode levar um pouquinho mais de tempo: 26 segundos em média. E pode ser preciso um pouco mais de sangue, até 10 microlitros, para a realização do teste duplo.

Mesmo assim, é uma boa escolha para quem pretende desembolsar um pouco mais e cuidar da saúde sem sair de casa. Vem com uma bateria que suporta até mil testes e pesa apenas 50 gramas. A maioria dos clientes classificad o produto como muito bom.

É perfeito para quem leva uma vida agitada, no entanto, não pode descuidar da saúde. Ele cabe em bolsos pequenos e tem um formato com design mais elegante. É discreto, o que torna o seu uso muito mais fácil em determinadas situações.

Disponível em três cores, vermelho, azul e prata, o Ultra Mini também guarda os últimos 500 testes.

Um dos pontos positivos do Optium Neo é que você pode anotar as doses de insulina que você toma após as medições. Ele também salva até mil medições e mostra os níveis de cetonas no sangue, ao contrário dos outros aparelhos similares.

OneTouch Delica

Finalmente o último da lista para você decidir qual o melhor medidor de glicose para você! O Delica também é compacto e lembra uma caneta, sendo perfeito para carregar com você no dia a dia.

Uma tecnologia que apenas esse aparelho tem e é importante é a precisão da agulha. Ele evita que a vibração do aparelho faça com que a lanceta vá para o lugar errado. Isso faz com que o exame seja mais fácil e que você não precise furar um dedo novamente.

Os únicos motivos pelos quais ele se encontra na última posição são o preço e a disponibilidade. É difícil encontrar o modelo por aí. Mas apesar dele ser caro no Brasil, no exterior, você acha por poucos dólares ou euros. Pode ser uma boa comprar em viagem ou por sites internacionais, como eBay e Amazon.

Para que serve um medidor de glicose?

medidor de glicose

Um aparelho de glicemia também pode ser chamado de glicosímetro. Trata-se então de um dispositivo que com uma série de acessórios para que você colete seu próprio sangue e verifique seu índice de glicemia.

Calma! É só uma gotinha de sangue. Caso você nunca tenha feito esse exame ou visto um medidor portátil pode ficar preocupado. O aparelho faz um furinho minúsculo no seu dedo e, com uma gota de sangue, já consegue dizer quanta glicose você tem no sangue naquele momento.

Os diabéticos precisam fazer isso diariamente, às vezes até mais de uma vez por dia, porque assim controlam sua dieta e tratamento contínuo. Principalmente aqueles que são insulinodependentes, que precisarão saber a taxa de glicose para decidir a dose de insulina a ser aplicada no momento.

Como escolher qual o melhor medidor de glicose para mim?

Em primeiro lugar, busque aparelhos certificados pela Anvisa ou pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pois isso já garante a você a procedência e a precisão médica do dispositivo.

O segundo fator importante é a facilidade de utilização. Se o medidor vem com muitas funcionalidades, isso pode ser algo bom. Contudo pode ser um sinal de que será difícil mexer nele. Pense que você poderá ter que fazer um uso muito recorrente e, em alguns momentos, rápido.

Dessa forma, nem sempre é bom dar preferência a aparelhos muito modernos e com tantas funções. Nesse sentido, quando o assunto é a sua saúde, o melhor é escolher aquele que funciona corretamente.

Uma boa forma de decidir se o aparelho que você quer é fácil ou não de usar é ver vídeos no Youtube das marcas. A portabilidade é outro item relevante. Ainda mais se você passa muitas horas fora de casa. Um kit com estojo ajuda, e muito, nesse sentido.

Se o aparelho em questão for uma opção para crianças ou idosos, o tamanho da amostra também precisa ser levado em consideração. A forma como a lanceta é utilizada pode causar machucados, então é bom se certificar como o aparelho funciona e quais os possíveis riscos.

E as tiras?

Mas o que realmente você deve levar em consideração ao decidir qual o melhor medidor de glicose para você é o preço das tiras! O aparelho em si pode sair bem baratinho. E você até pode mandar vir do exterior. Porém sem as tiras-testes você não consegue usá-lo.

E esses elementos não são universais. Cada medidor possui um tipo diferente de tiras e elas não são compatíveis com todos, mesmo os de marcas iguais, como os OneTouch. As tiras não variam apenas de tamanho. Elas possuem códigos que são lidos nos respectivos medidores.

Por isso, faça uma pesquisa nas farmácias próximas da sua casa sobre o custo-benefício das tiras de medidores que você leva em consideração.

Pergunte ao seu médico

Também é válido ouvir o que o seu profissional de saúde tem a dizer. Afinal, ele é quem faz o seu acompanhamento há mais tempo. Sendo assim, é ele quem tem mais experiência para lhe recomendar um bom medidor de glicose.

Lembre-se que os farmacêuticos também podem ser consultados. Afinal, não é para menos. Isso porque eles devem realizar esse tipo de rastreio gratuitamente em farmácias, de acordo com a lei.

Por isso, se você têm dúvidas, o melhor é confiar na opinião de quem realmente entende do assunto. Essa pode ser a solução na hora de decidir qual o melhor medidor de glicose!

 

 

Fonte: R7

Crédito das imagens: Freepik e Pixabay