Milho prende ou solta o intestino? Surpreenda-se com a resposta

Por mais simples que ele pareça, o milho é bem rico em propriedades e nutrientes

A princípio, o milho é um alimento muito mais versátil do que pensamos. Inclusive, na América Latina, ele é a base da alimentação para muitas populações, tendo uma grande importância cultural para elas. Sendo assim, vale a pena conhecer as propriedades dele para a nossa saúde e intestino. Dito isso, o SaúdeLab vai ensinar se o milho prende ou solta o intestino, e te apresentar os efeitos dele.

Do ponto de vista nutricional, há muito o que se falar sobre o milho. Alguns dizem que ele é prejudicial, enquanto outros afirmar que ele é bastante benéfico para nós. O mesmo vale para seus efeitos no intestino, visto que há muita dúvida de se o milho prende ou solta o intestino. Portanto, aprender as propriedades dele pode ser algo mais importante do que imaginamos.

O milho prende ou solta o intestino?

De antemão, existe um nutriente que precisamos levar em consideração para responder se o milho prende ou solta o intestino, que são as fibras. Quando o assunto é saúde intestinal, elas são de longe os compostos mais importantes, sendo importante consumir elas regularmente. Felizmente, o milho é uma boa fonte de fibras e, por isso, pode afetar nosso intestino positivamente.

Entretanto, não há como afirmar se o milho prende ou solta o intestino pois, graças as fibras, ele é capaz de exercer ambas as funções. De maneira geral, as fibras regulam o funcionamento e trânsito intestinal, e ajudam a controlar a evacuação e formação do bolo fecal. Ou seja, no caso do milho, elas podem ser aliadas tanto para quem sofre de constipação, soltando o intestino, tanto para quem sofre de diarreia, prendendo ele.

Leia mais: Suco de graviola solta o intestino? Descubra seus efeitos e não passe aperto

É preciso consumir o milho com bastante cuidado

Saindo do questionamento de se o milho prende ou solta o intestino, precisamos ter em mente que o milho, obviamente, não é feito apenas de fibras. Ele infelizmente é considerado uma grande fonte de carboidratos. Logo, o seu consumo deve sempre ser feito com muita moderação, visto que o excesso de carboidratos contribui para o ganho de peso, e aumento o risco de desenvolvimento de doenças como a diabetes.

Outros benefícios do milho para a saúde

  • Aumenta a imunidade: algumas vitaminas e compostos carotenoides do milho melhoram o funcionamento do sistema imunológico, aumentando a eficiência de nossas células de defesa.
  • Ajuda a controlar o colesterol: as mesmas fibras do milho que melhoram a saúde intestinal também são aliadas no controle dos níveis de colesterol do organismo. Isso se dá pelo fato de que elas são capazes de reduzir a quantidade de gorduras que o corpo absorve de outro alimentos.
  • Protege a nossa visão: a zeaxatina, luteína e betacarotenos são todos compostos antioxidantes. Um dos benefícios deles são manter a saúde do olhos, e conferir proteção à eles, conservando nossa visão.
  • Fornece muita energia: os carboidratos do milho não são de todo ruins. Querendo ou não, eles servem como uma fonte de energia para que o organismo mantenha suas atividades.

Leia mais: Milho é remoso para a saúde? Veja as vantagens e desvantagens dele

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação