Book Appointment Now
Morango solta o intestino? Descubra agora seus melhores efeitos
Seja como uma fruta ou ingrediente em receitas, o morango é sempre muito bem-vindo. E melhor é que ele não é apenas saboroso, visto que o morango possui uma boa variedade e quantidade de nutrientes. Mas será que o morango solta o intestino, como algumas pessoas dizem? Se você também tem essa dúvida, venha com o SaúdeLab e descubra se é verdade que o morango solta o intestino, ou se isso é apenas um mito.
A princípio, não seria um surpresa se o morango fosse capaz de soltar o nosso intestino. Essa é uma característica relativamente comum entre as frutas, que conseguem beneficiar o funcionamento intestinal das mais diversas formas. De qualquer maneira, entender se o morango solta o intestino pode fazer a diferença na saúde das pessoas que sofrem com algum tipo de problema intestinal.
Benefícios do morango para a saúde
- Protege a visão: um dos compostos que conferem a cor vermelha ao morango é a zeaxantina. Ela é classificada como um composto carotenoide, capaz de reduzir os danos causados pelos raios solares nos olhos.
- Melhora a cognição: o morango também apresenta compostos flavonoides, que melhoram a circulação de sangue no cérebro, favorecendo a atividade dos neurotransmissores e melhorando a memória.
- Contém antioxidantes: por incrível que pareça, o morango é fonte de vitamina C, um forte antioxidante da natureza. Com ela, é possível melhorar o funcionamento do sistema imunológico como um todo, e combater os radicais livres, causadores de doenças neurodegenerativas e do envelhecimento precoce.
- Controla os níveis de colesterol: outro composto muito importante dos morangos são os polifenois. Uma das ações deles no nosso organismo é a de redução dos níveis de colesterol, especificamente do LDL, tido como colesterol ruim, e dos triglicerídeos.
Leia mais: Como armazenar morango na geladeira para durar mais? Aprenda a conservar mais tempo
Mas o morango solta o intestino mesmo?
Como você pode ver, o morango realmente é muito variado em nutrientes e propriedades. Mas talvez você esteja se perguntando, qual deles pode afetar a saúde intestinal? Apesar de não termos mencionado ainda, o morango contém fibras em sua composição, que estão diretamente ligadas com a questão de se o morango solta o intestino ou não.
No caso, as fibras são responsáveis por melhorar o funcionamento intestinal como um todo. Ou seja, se você está sofrendo de problemas como constipação ou diarreia, as fibras podem ajudar a regular o trânsito intestinal, e a formação e evacuação das fezes, em ambos os casos.
Por outro lado, por estarem em pequenas quantidades, as fibras não são um composto tão significativo no morango. Logo, comer um ou dois morangos não é o suficiente para que a fruta solte o intestino de fato. Isso não significa que o morango não possa beneficiar o intestino, e sim que ele requer alguns cuidados para que isso seja possível.
Como usar o morango para regular o intestino?
Tendo em mente que a quantidade de fibras do morango é pequena, uma das formas de garantir que ele beneficie o intestino é consumindo quantidade mais elevadas. Porém, a opção mais saudável nesse aspecto é apenas consumir quantidades moderadas diariamente, pois o acesso aos nutrientes será mais balanceado.
Outra maneira de fazer o morango soltar o intestino é combinando ele com outras fontes de fibra, como o mamão ou a ameixa. O mesmo vale para a água, que apesar de não ser uma fonte de fibras, melhora o trânsito intestinal e evacuação, sendo então uma boa opção fazer suco com o morango ou apenas beber água após consumir a fruta.
Leia mais: Bolo de Morango Saudável: preparo livre de farinha de trigo