Estalar os dedos faz mal: mito ou verdade? Entenda

Estalar os dedos é um dos hábitos mais comuns, mas será que pode ter consequências?

Sem dúvidas, estralar os dedos é um dos hábitos mais comuns que existem. As vezes fazemos isso quase que automaticamente. Entretanto, algumas pessoas tem estado na dúvida sobre o quão seguro esse hábito é, ficando receosas dele ser prejudicial de certa forma. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que o estalar os dedos faz mal, ou se isso é apenas um mito.

A princípio, nossas articulações e ossos podem ser afetadas por inúmeros problemas de saúde, como a artrite. Ou seja, precisamos ter a devida atenção e cuidados com essas partes do coro. Mas infelizmente a maioria das pessoas não levam isso em consideração no dia a dia, muito menos quando elas estalam os dedos.

Por que os dedos podem estralar?

De maneira geral, as articulações são estruturas responsáveis por ligar um osso em outro, permitindo o movimento deles. Mas apenas a articulação não é capaz de efetuar o movimento em si. Para isso, dentro dela há uma substâncias denominada de líquido sinovial. A composição dela é, basicamente, nitrogênio, gás carbônico e dióxido de carbono, sendo todos elementos que são comumente encontrados na forma gasosa.

Esse líquido sinovial, de tempos em tempos, formam pequenas bolhas de ar nas articulações. Quando estralamos os dedos, as articulações deles são esticadas. Isso acaba comprimindo as bolhas formadas pelo líquido sinovial. Essa compressão eventualmente parte as bolhas quando estralamos os dedos. É justamente esse fenômeno que gera o som e sensação de estralo que conhecemos.

Leia mais: Como aliviar a dor da bursite e ter mais qualidade de vida

Mas, estalar os dedos faz mal mesmo?

Por incrível que pareça, existem sim alguns problemas que podem ser causados por esse hábito. Obviamente que isso não quer dizer que o estalar os dedos faz mal ao ponto de causar alguma doença ou condição graves. Mas ainda assim é necessário ter um certo cuidado para evitar alguns danos para a saúde.

No caso, estalar os dedos faz mal quando as bolhas do líquido sinovial ainda não se formaram. A força que aplicamos ao estalar é amortecida pelas bolhas. Logo, na ausência delas, essa força pode acabar lesionando os dedos e as articulações, levando à dores ou problemas mais sérios. Ademais, pelo mesmo motivo, isso também pode ocorrer na presença das bolhas caso você use força demais.

Cuidados são necessários ao estalar os dedos

Agora que você sabe que estalar os dedos faz mal, resta aprender como manter esse hábito de forma segura. Afinal, conforme fora dito, não é por causa desses problemas que estalar os dedos deveria ser algo proibido. O hábito, na grande maioria das vezes, não é nada grave, e esses cuidados são apenas por precaução.

Dito isso, como estalar os dedos faz mal quando não há bolhas nas articulações, é importante que o hábito seja feito com pouca frequência. Geralmente as bolhas se formam a cada 20 minutos, então tente manter uma menor frequência que essa. Outro ponto importante é que a força aplicada não pode ser exagerada, e sim apenas suficiente para estourar as bolhas. Portanto, tente estralar os dedos levemente.

Leia mais: Dor no Quadril: quais as principais causas? Quando se preocupar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação