Não estrague seu tênis! Saiba com qual frequência deve higienizá-lo

Durante a pandemia do COVID-19, muito se falou na necessidade de higienizar os calçados antes de entrar em casa, ou ao menos, com uma certa frequência, de forma a prevenir uma possível contaminação. Entretanto, muitos alertaram para o fato de que os tênis poderiam estragar mais rápido com isso. Afinal, qual é a verdade? Confira hoje no SaúdeLab!

De fato, uma higienização muito frequente pode acabar desgastando o material dos tênis, em especial se estes forem confeccionados com tecidos ou látex. Dessa maneira, como saber a hora certa para limpar os seus calçados? Continue conosco e veja a resposta. Ademais, aprenda também a limpar seus tênis da maneira correta!

Veja qual a hora certa para limpar seus tênis e aprenda a higienizá-los

Para muitos, os calçados devem ser limpos com bastante frequência. Porém, de acordo com especialistas, essa higienização deve ser feita apenas na sola do calçado, já que o material utilizado para a sua confecção pode acabar corroído ou desgastado após a lavagem. E de fato, lavar muito os tênis diminui a vida útil destes.

Desse modo, o ideal é que, ao chegar em casa, após utilizar os tênis, seja borrifado desinfetante em suas solas, deixando-os secar em temperatura ambiente. Da mesma maneira, uma higienização mais profunda das solas deve ser feita, ao menos, 1 vez por semana.

Assim, lavar o tênis por completo só é necessário de forma esporádica, no caso de manchas, sujeiras ou odores ruins. E, mesmo assim, você precisa se atentar à maneira correta de efetuar essa limpeza. Confira agora!

Passo a passo para uma lavagem correta

  • Dependendo do tipo de mancha, você pode utilizar apenas um pouco de detergente diluído em água, esfregando o produto no tênis com o auxílio de uma escovinha. Nesse sentido, nunca use escovas de cerdas duras. O ideal é separar uma escova de dentes para efetuar esse processo;
  • Você também pode utilizar sabão líquido ou limpadores multiusos. No caso de tênis brancos, alvejantes também poder ser utilizados, desde que não contenham cloro;
  • Assim, lave sempre os tênis à mão. Jogá-los na máquina de lavar pode ser fatal para o material do calçado. Nesse sentido, aproveite para verificar a etiqueta do produto, na qual constarão as informações relativas à limpeza dele. Assim, em alguns casos, é permitido o uso de água morna na lavagem;
  • Nunca deixe o tênis de molho. Essa ação pode danificar o tecido e retirar a cola das palmilhas e laterais do calçado;
  • Palmilhas e cadarços devem ser retirados antes da limpeza, para que não fiquem marcados;
  • Do mesmo modo, nunca deixe os tênis secando ao sol ou atrás da geladeira, pois o calor deforma o material. Assim, evite também pendurá-lo no varal. O correto é deixá-lo secando à sombra, com a abertura para baixo.

Seguindo esses cuidados, você terá tênis sempre limpos e bem cuidados, com uma boa vida útil.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação