Precisa higienizar roupas íntimas corretamente? Aprenda o passo a passo seguro

Dentre as muitas tarefas de casa, lavar e higienizar as roupas é uma das que mais necessitam de cuidados. Cada peça de vestimenta possui usos diferentes, e a variedade de materiais que as compõem são grande. Logo, o tratamento adequado para cada peça de roupa, especialmente no caso de roupas íntimas deve ser cuidadoso. Com isso, o SaúdeLab vai te ensinar o passo a passo seguro para higienizar roupas íntimas facilmente.

A princípio, as peças de roupas íntimas costumam ser mais delicadas que as demais. Isso se dá pelo fato de que o uso delas é reservado para partes do corpo mais sensíveis, e consequentemente o tecido precisa ser adaptado a essas condições. Com isso em mente, fica claro que as roupas íntimas são peças que precisam de uma atenção especial, em comparação com outras.

Escolhendo os produtos corretos para higienizar

Primeiramente, a escolha dos produtos é o primeiro passo para começar a higienização das roupas íntimas. É importante que o produto consiga lavar a peça eficientemente e, ao mesmo tempo sem prejudicar o estado ou a vida útil dela. Contudo, o tipo de produto também depende do quão delicada é a peça.

Sob esse ponto de vista, para roupas íntimas que não possuem bordado ou renda, ou seja, que são mais simples e não tão frágeis, é possível utilizar um sabão líquido. Com ele, as peças são bem higienizadas e o mau odor é eliminado completamente. Já para peças muito delicadas, o ideal é utilizar um detergente. Contudo, existem outros detalhes tão importantes quanto o produto, e que também variam de acordo com a peça.

Higienizando as roupas íntimas da melhor forma

Novamente, o nível de delicadeza das peças de roupas são importantes para determinar a forma de higienização das roupas, que ocorre através de lavagens. Para as peças menos delicadas, pode-se utilizar o sabão líquido em uma máquina de lavar normalmente, desde que a lavagem seja feita apenas com roupas íntimas. Ademais, para a remoção de manchas, pode-se adicionar detergente na lavagem, tornando-a mais completa.

Para roupas íntimas mais delicadas, como sutiãs de bojo com aro ou peças feitas de seda, é ideal que a lavagem seja feita a mão com o detergente. Assim, tenha bastante cuidado durante a lavagem, bem como no momento de enxague. Caso a peça fique com alguma resto do produto, é possível que ela cause algum desconforto ou alergia no momento de usar.

lavar sutiã e outras roupas íntimas
Roupas íntimas mais delicadas, como sutiãs de bojo com aro ou peças feitas de seda, é ideal que a lavagem seja feita a mão com sabão-Canva Pró

Cuidados finais e outras dicas

Ainda sobre a o momento de lavagem, muitas pessoas têm o costume de higienizar as roupas com água quente durante o banho. Porém, esse método pode estragar a roupa e reduzir a vida útil dela, causando danos no tecido e no elástico. Ademais, quando terminar de lavar as roupas íntimas, lembre-se de não torcê-las para remover o excesso de água, pois o ideal é apenas apertar as peças.

Para secar as roupas, pendure em um varal com sombra, para evitar que o tecido desbote ou que sua flexibilidade seja comprometida, e em local mais arejado, pois um ambiente úmido pode permitir e favorecer a proliferação de bactérias. Por fim, antes de usar as roupas íntimas, lembre-se de passar com o ferro para completar a higienização, mas apenas se a peça for do tipo que pode ser passada.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação