Uso de produtos para alisar cabelo podem causar câncer uterino; aponta estudo

Estudos anteriores já tinha algumas evidencias, mas este trouxe dados consistentes

Que alguns produtos utilizados para alisar cabelos faz mal, muita gente já sabe. O formol, por exemplo, já foi associado a inúmeros problemas de saúde. Mas um estudo, publicado no último dia 17 pelo JNCI (Journal of the National Cancer Institute) trouxe dados mais consistentes sobre o risco de alguns destes produtos causarem câncer no útero. Conforme apurou o SaúdeLAB.

Relação entre produtos capilares e câncer de útero

Alguns componentes dos produtos capilares, principalmente aqueles produzidos de forma clandestina (muitas vezes dentro do próprio são de beleza), podem conter substâncias que propriedade altamente cancerígenas e também que podem desregular o sistema endócrino responsável pelos hormônios.

Estudos feitos anteriormente que o uso destes produtos estão associados a um aumento de cânceres que são sensíveis aos hormônios, como é o caso do câncer de mama, ovários e também de útero. Estes estudo focou no câncer uterino.

Mulheres estudadas

Foram avaliadas 33.947 mulheres com idades de 35 a 74 anos e que tinha útero no momento da pesquisa. O estudo ocorreu entre 2003 e 2009. A análise consistia em acompanhar mulheres e comparar os dados entre aquelas que faziam uso de produtos como tintura de cabelo, alisantes, relaxantes e até de prensagem capilar com os dados daquelas não não faziam uso deste tio de produto.

Cabelos sendo alisado com produtos
Uso de produtos para alisar cabelo podem causar câncer uterino; aponta estudo. Foto: Canva PRO

Resultados

Ao longo de uma média de 10,9 anos de acompanhamento, foram identificados 378 casos de câncer uterino. Sempre versus nunca o uso de produtos de alisamento nos 12 meses anteriores foi associado a maiores taxas de incidência de câncer uterino. A associação foi mais forte ao comparar o uso frequente (> 4 vezes nos últimos 12 meses) versus nunca usar. O uso de outros produtos capilares, incluindo tinturas e permanentes ou ondas corporais, não foi associado ao câncer uterino incidente.

As mulheres que fizeram uso dos produtos para alisar os cabelos ao menos 4 vezes por ano, tiveram quase que o dobro de chance de desenvolver câncer no útero que as mulheres não faziam uso deste tipo de produto. Aliás, vale reforçar que não estamos falando do câncer de colo de útero calcado pelo HPV, e sim o câncer uterino que tem uma causa diferenciada.

Cuidados Indispensáveis

As mulheres devem evitar de alisar os cabelos urgentemente, para evitar o aumento deste tipo de câncer. Sempre que possível, utilizar soluções mais naturais possíveis e manter a beleza natural. Evite também frequentar salões de beleza com produtos misteriosos e que você não vê como é produzido. Sua saúde precisa vir em primeiro lugar.

Leia também: Corte químico: por que essa agressão ocorre nos cabelos e como evitá-la?

RECEITAS CASEIRAS e BARATAS para HIDRATAR o seu CABELO

A gente ama um cabelo com brilho e movimento, não é mesmo? Mas o processo para obter fios saudáveis pode ser custoso e tomar tempo. Porém, existem formas de reduzir tempo e dinheiro investido para cuidar do nosso cabelo. E essas formas podem ser feitas em casa mesmo. Usando produtos naturais ou até mesmo o que você já possui de cremes no armário.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação