Book Appointment Now
Nó de cachorro é afrodisíaco e tem ainda mais benefícios; conheça
O nó de cachorro é uma das várias plantas medicinais encontradas no Brasil. Com diversas propriedades benéficas à saúde, a planta de nome chamativo é comum no Centro-Oeste brasileiro e é conhecida por diversas denominações. Conheça, no SaúdeLab, mais sobre ela e suas aplicações.
O que é nó de cachorro?
Esse é o nome que se dá à planta de nome científico Heteropterys tomentosa, que é comum no Centro-Oeste brasileiro, especialmente nos estados do Mato Grosso e Goiás. A planta se caracteriza por ser um arbusto cujas folhas nascem em sentido contrário umas às outras.
Aliás, o nó de cachorro também é famosa por outros nomes. Por exemplo, como cordão de Santo Antônio, cordão de São Francisco, nó de porco e cinanta-sá-caá. Por isso, é possível que você já tenha ouvido falar dela por essas outras denominações.
A planta se desenvolve bem nessas regiões justamente pela sua resistência. Não apenas se adapta aos solos com média e baixa fertilidade, mas também é resistente contra queimadas e compressões, o que se deve à sua capacidade de regeneração.
Leia também: Conheça os benefícios da Marapuama e saiba como consumir corretamente
Para que serve o chá de nó de cachorro?
A planta, especialmente sua raiz, possui uma série de propriedades benéficas ao organismo conforme apresentado em estudos científicos. Por exemplo, possui em sua composição esteróides, tanoinos e flavonoides.
Seu chá pode ser útil para uma série de fins, pois a planta auxilia na cicatrização e no combate aos vírus, fungos e bactérias. Igualmente, protege as células cerebrais, é revigorante e depurativa.
Além disso, seu uso também se volta ao estímulo mental, físico e sexual. Por isso, tem viés afrodisíaco ao mesmo tempo em que auxilia na memória e na concentração.
Como fazer o chá?
O chá de nó de cachorro é feito a partir da raiz da planta, onde estão concentrados os principais elementos favoráveis à saúde humana. Você encontra o produto em lojas de artigos naturais.
Veja o passo a passo de como preparar o chá:
- Ferva 1 litro de água com 2 colheres do chá de nó de cachorro;
- Após iniciar a fervura, deixe cozinhar por 10 minutos;
- Desligue e tampe o recipiente;
- Após 10 minutos, coe e tome de 2 a 3 xícaras ao dia.
Quais os efeitos colaterais?
Não existem efeitos colaterais negativos registrados em relação ao uso do chá de nó de cachorro. Todavia, ele é um estimulante. Por isso, há contraindicação para gestantes e lactantes.
Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais dicas! Clique aqui!
Emagrece?
Por ser uma planta que possui propriedades antioxidantes, estimulante e energéticas, o chá de nó de cachorro pode ser um aliado ao emagrecimento saudável, pois aumenta a temperatura corporal e o metabolismo.
Entretanto, somente o seu uso não é suficiente. Seu consumo deve se combinar a outros hábitos saudáveis, como um cardápio equilibrado e uma rotina de atividades físicas.
Só é usado em chá ou pode usar de outra forma?
Essa planta é comumente utilizada para temperar cachaças, vinhos e geleias. Além do seu uso em chás, também é encontrada em cápsulas que facilitam o seu consumo.
Continue a leitura: Mamica de Cadela auxilia na psoríase e mais; conheça
As fotos deste texto foram retiradas do artigo científico: Nó-de-cachorro (Heteropterys tomentosa A. Juss.): espécie de uso medicinal em Mato Grosso, Brasil