O que causa refluxo? Veja onde você está errando!

O refluxo é um problema que ocorre no estômago e causa muita dor e desconforto, afinal é o retorno do conteúdo em sentido à boca. Por isso, o SaúdeLAB apresenta informações relevantes sobre o refluxo gastrointestinal, desde o que é e o que pode causar. Confira!

O que causa refluxo?

Para entender o que causa o refluxo, antes de tudo é preciso saber o que é. Dessa forma, o Distúrbio de Refluxo Gastroesofágico (DRGE) nada mais é que o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. Ele é mais conhecido como azia, queimação no peito e garganta, e dá sensação  de que  a comida retorna em direção à boca de modo que o ácido estomacal atinge a parede do esôfago causando uma inflamação e a sensação de ardência.

Agora que você já sabe o que é, é necessário que você saiba o que causa o refluxo para poder evitar e tratar. Ao longo deste texto você vai descobrir que existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do refluxo gástrico, mas serão apresentados apenas os principais.

Sendo assim, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre cada um dos tópicos a seguir.

Leia também: 03 opções de jantar para quem sofre de gastrite não ficar com fome a noite

Sintomas

Antes de mais nada, você precisa saber quais são os sintomas do refluxo. Eles podem surgir logo após você terminar de se alimentar, sendo que os principais desconfortos são a sensação de um peso no estômago e de queimação.

Mas, você também pode ficar arrotando, sentir azia, dificuldade para digerir o alimento e até mesmo engolir, e além desses,  tosse seca após comer. Normalmente, os sintomas tendem a piorar quando se curva o corpo para baixo.

Má alimentação

Descubra o que causa refluxo
Descubra o que causa refluxo – Imagem: Canva Pro

Sobre o que causa refluxo, uma das principais causas é a deficiência da válvula que impede o retorno da conteúdo do estômago para o esôfago. Pode ser causado também pela má alimentação. Comer muito rápido e/ou beber água enquanto se alimenta podem desencadear o refluxo, isso porque aumenta as chances de você engolir o ar e a comida não ser digerida.

Além disso, comidas ricas em gordura ou em acidez contribuem para o refluxo surgir ou piorar. Por isso, tente comer o mais calmo possível e prefira alimentos que sejam saudáveis.

Acidez estomacal

Existem casos em que a acidez do estômago está elevada e isso pode favorecer o refluxo. Porém, o refluxo não é causado somente porque a acidez do estômago aumentou, mas porque provavelmente você já estava com problemas digestivos e seu organismo teve que aumentar a acidez. Assim, observe os sintomas e busque ajuda para que o médico possa fazer o diagnóstico correto.

Vícios

Pessoas que fumam ou consomem com frequência bebida alcoólica têm maiores chances de terem refluxo. Isso porque essas substâncias alteram o nível do ácido gástrico do estômago.

Uso de medicamentos

Por último, ainda sobre o que causa refluxo, o uso de medicamentos também pode interferir. Alguns tipos de medicamentos acabam alterando a parede do estômago, deixando-o mais sensível.

O que fazer para melhorar?

A primeira coisa que você precisa entender é que hábitos alimentares ruins pioram (e muito) o refluxo. Saiba que existem alimentos dos quais os ácidos, os gaseificados e os picantes são os maiores vilões. Evite-os. Depois de escolher melhores o que você come, tenha cuidado com os horários e o tempo para comer, assim se organize e vá com calma.

Ademais, outra dica é evitar comer à noite alimentos pesados pesados e difícil digestão. Sobretudo ir dormir com o estômago cheio. Fique atento(a) também com a cabeceira da cama que deve ficar mais elevada para evitar o refluxo ao dormir.

Enfim, se você sentir algum dos sintomas citados acima, não hesite em procurar ajuda médica. Pois, somente um profissional da saúde vai conseguir chegar a um diagnóstico e receitar um tratamento adequado.

Leia mais: Segurar xixi causa infecção urinária? Veja os principais motivos que fazem você adoecer

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro. A especialista fala sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros. Dentre os muitos benefícios, a ajuda no na prevenção do câncer, envelhecimento precoce, doenças degenerativas e muito mais.

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 308