O que é fibrose pulmonar? A doença que vitimou a cantora Rita de Cássia

Rita de Cássia compôs " A saga de um vaqueiro" e teve músicas interpretadas por Frank Aguiar.

A cantora de forró Rita de Cássia morreu na última terça-feira (3), em Fortaleza. A causa da morte, de acordo com empresário da artista, Fernando Ivo, ela faleceu em decorrência de uma fibrose pulmonar idiopática. Deste modo, o Blog SaúdeLab explica o que é essa doença, causas e tratamento.

O que é Fibrose Pulmonar?

A cantora de 50 anos estava internada na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), pois lutava contra a fibrose pulmonar. No entanto, o que é fibrose pulmonar? Em primeiro lugar, saiba que ela é uma doença intersticial difusa causada por uma lesão e cicatrização do tecido pulmonar.

Deste modo, a fibrose pulmonar cicatriza e engrossa o tecido que envolve os alvéolos dos pulmões comprometendo a função pulmonar. Sendo assim, entenda que essa doença impede a passagem normal do oxigênio para corrente sanguínea.

Nesse sentido, à medida que a doença está evoluindo, a função pulmonar ficará comprometida e o paciente sentirá aos poucos falta de ar. As causas da fibrose pulmonar podem estar associadas por diversos fatores, e na maioria dos casos é difícil reconhecer as causas.

Além disso, essa doença não pode ser revertida. Contudo, existem vários tratamentos, medicamentos, e terapias que poderão retardar a evolução da fibrose pulmonar. Visto que ajudará o paciente a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. No entanto, um dos últimos recursos para alguns tipos de doentes é a cirurgia de transplante de pulmão.

Leia também: Pensando em fazer um check up geral da saúde? Saiba que não pode ficar de fora

Sintomas e causas

Geralmente, os sintomas mais comuns de fibrose pulmonar são: falta de ar, tosse seca, cansaço, perda de peso, dores musculares e articulares. Assim como, o paciente apresenta nas pontas dos dedos dos pés e mãos alargamento e arredondamento.

A princípio, os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Alguns pacientes evoluem rapidamente e outros vão piorar lentamente. Na fase aguda da doença os sintomas ficam mais acentuados.

Ademais, alguns fatores ocupacionais e ambientais podem causar a doença, uma pessoa quando expostos de forma prolongada á várias toxinas e poluentes pode danificar os pulmões. Dentre elas a poeira de sílica, fibras de amianto, pó de metais duros. Para mais, pó de grãos, carvão e excrementos de animais e pássaros.

Dentre as alternativas de tratamento está a radioterapia, fármacos. Dentre as pessoas mais suscetíveis a desenvolver esta doença estão adultos de meia-idade e idosos. Principalmente, homens, e trabalhadores do setor de mineração, agricultura, e construção.

Veja também: Sente Dor no Ciático? Pesquisadores fazem descoberta incrível sobre a origem dela

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação