Chegou a hora de queimar calorias e cumprir promessas

O ano começou. Para a maioria das pessoas, a aposta na Mega Sena da Virada não rendeu os frutos esperados, as ceias e comemorações das festas renderam mais quilos e calorias do que o desejado e as promessas de começar a fazer atividade física com frequência e afinco ainda correm sério risco de não sair do campo do desejo. Com a loteria não há muito a fazer, a não ser reconhecer o prejuízo. Para ajudar a queimar as calorias e cuidar da saúde e bem-estar, a Smart Fit preparou dicas e um programa de treinos que podem te ajudar.

Como começar?

Quem está com dificuldade para começar ou manter um programa de treinos neste início de ano precisa saber, primeiro, que não está sozinho. “Cerca de 60% das pessoas que começam a se exercitar acabam deixando os exercícios de lado ainda nos três primeiros meses”, afirma Guilherme Micheski, fisiologista da Smart Fit. Falta de tempo, adaptação à nova rotina, cansaço e, principalmente, preguiça, são os maiores obstáculos e justificativas para os “quebradores de promessas.

Organização da agenda, foco nas metas, planejamento e treinos acompanhados, seja por amigos ou por um personal trainer, são formas de driblar os obstáculos. O mais importante é ter disciplina. “Até se tornar rotina, a atividade física demanda força de vontade. É importante as pessoas entenderam que não há ganho sem esforço. Ficar na poltrona pode ser uma opção, mas não vai render ganho muscular ou de resistência”, afirma Micheski.

É importante escolher atividades físicas com as quais o aluno tenha alguma afinidade. “Pode ser caminhada, corrida, musculação ou qualquer esporte. Se a pessoa gosta do que faz a chance de desistir é menor”, diz o fisiologista da Smart Fit. Ficar atento às metas também é importante. Quando a atividade começa a ficar fácil está na hora de aumentar a intensidade.

Perceber que o esforço está rendendo bons resultados é um grande incentivo. Para isso, o acompanhamento é fundamental. Seja na balança, nos furos do cinto, nas roupas que passaram a ficar mais largas e, idealmente, com o auxílio de um profissional e a realização de exames e testes de bioimpedância.

Leia mais: Fique em forma bailando e conquiste melhor condicionamento físico

Sugestão de Treino (vídeo abaixo)

A seguir, um treino preparado pela Smart Fit para ajudar quem quer sair da inércia e começar a se adaptar a uma vida mais ativa.

Aquecimento

2 séries – 20 repetições sem intervalo

Mobilidade de tronco

Agachamento

Prancha + mobilidade de quadril

Parte Principal

2 séries – 10 a 20 repetições com intervalo de 30 seg

Agachamento com carga

Afundo

Flexão de braços com joelhos apoiados

Remada curvada fechada

Abdominal Remador

Hiperextensão de lombar

Volta à calma

2 séries de 20 seg sem intervalo

Alongamento de posterior

Alongamento de quadríceps

Alongamento de pescoço

Colaboração: Sobre a Smart Fit

Democratizar o acesso à atividade física de alto padrão sempre foi o propósito da Smart Fit desde a abertura de sua primeira unidade, em 2009. A rede é líder do mercado de academias na América Latina e a quarta maior do mundo em número de clientes. Em maio de 2022, o número de clientes ativos chegou a 3,3 milhões em 1090 unidades da rede. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 13 países. Conheça mais sobre a Smart Fit.

Leia mais: Quer melhorar o equilíbrio? Veja 5 atividades físicas que são ótimas para isso

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1040