Você sabe o que é gordura vegetal hidrogenada? Ela faz muito mal para sua saúde

Saiba mais sobre a gordura vegetal hidrogenada, e as suas propriedades

Você provavelmente já ouviu falar na gordura vegetal hidrogenada. Atualmente, ela marca presença em muitos dos alimentos que consumimos, especialmente os mais industrializados. Entretanto, talvez você não conheça os problemas que ela pode oferecer para a saúde. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e aprenda o que é gordura vegetal hidrogenada, e se ela tem benefícios e malefícios para sua saúde.

De antemão, as gorduras são um tipo de composto bastante polêmico do ponto de vista nutricional. Em alguns cenários elas podem ser extremamente prejudiciais, enquanto em outros é possível aproveitar elas de forma benéfica. Entretanto, quando se trata da gordura vegetal hidrogenada, é importante considerar algumas ressalvas.

O que é gordura vegetal hidrogenada?

Primeiramente, antes de falar de benefícios e malefícios que a gordura vegetal hidrogenada pode oferecer, é preciso conhecer um pouco sobre sua produção e propriedades. Como o próprio nome já sugere, ela possui uma origem natural, especificamente de óleos vegetais. Estes por sua vez, são submetidos a um processo de hidrogenação.

Durante a hidrogenação, os óleos vegetais passam por mudanças de temperatura e pressão. Juntamente com o uso de um catalisador, os óleos acabam tendo sua estrutura alterada, passando de uma substância líquida para uma mais sólida. O resultado final é justamente a gordura hidrogenada, que adquire mais consistência e durabilidade.

Leia também: 7 motivos para deixar de comer MARGARINA hoje mesmo

Problemas da gordura hidrogenada para a saúde

Agora que você sabe um pouco mais sobre como a gordura hidrogenada é produzida, e de algumas de suas propriedades, é possível passar para os malefícios que ela oferece. Sendo assim, confira alguns deles a seguir:

  • Estimula os processos inflamatórios no corpo, podendo levar a doenças crônicas como artrite, síndromes metabólicas e diabetes.
  • Aumenta o LDL, conhecido por colesterol ruim, e diminui o HDL, conhecido por colesterol bom
  • Possui uma quantidade excessiva de calorias por porção
  • Aumenta o risco de doenças e problemas cardiovasculares
  • Favorece o ganho de peso, de forma a aumentar o risco de sobrepeso e obesidade
  • Incentiva a produção de radicais livres, que causam o envelhecimento precoce
  • Diminui consideravelmente a longevidade

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

Existe algum benefício em consumir esse tipo de gordura?

Conforme fora dito, os óleos vegetais são completamente alterados durante a hidrogenação. Isso faz com que eles percam as propriedades originais dele, que na realidade poderiam sim ser muito proveitosas para a saúde. Entretanto, esse definitivamente não é o caso da gordura vegetal hidrogenada, visto que ela só apresenta malefícios graves para o nosso organismo.

Sob esse ponto de vista, é muito importante evitar alimentos que contenham esse tipo de gordura, como é o caso da maioria dos industrializados e processados. Afinal, ela é bastante fácil e barata de produzir, e muito durável. Portanto, é do interesse das indústrias utilizar ela para baratear seus produtos, mesmo que eles fiquem com propriedades nutricionais extremamente pobres e ruins.

Leia mais: Manteiga ou margarina: qual é a mais saudável? Aprenda como escolher a melhor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação