Entendendo o lúpus: conheça os tipos, sintomas e como ele afeta a saúde

Saiba que o lúpus é uma doença autoimune

Embora o nome seja diferente, o lúpus faz parte do grupo de doenças reumáticas. Devido ser muito comum entre as mulheres, o SaúdeLab trouxe informações relevantes para que você saiba tudo sobre essa doença e possa se cuidar. Confira a seguir!

O que é lúpus

Primeiramente, saiba que o lúpus é uma doença autoimune. Isso significa que as células de defesa do organismo começam a se multiplicar em excesso de modo que acabam atacando o próprio corpo, como se tivesse um invasor, mas que na verdade não tem.

Dessa forma, as células começam a atacar as articulações saudáveis, como joelho, cotovelo, dedos das mãos e até mesmo, olhos, coração e cérebro quando em um estágio mais avançado. Devido quando não tratada desde o início poder atingir órgãos muito importantes, essa doença pode levar à óbito.

Mas, não entre em pânico, pois existe tratamento e diversos tipos de exames que detectam essa doença. Sendo assim, continue lendo e saiba mais sobre cada um dos tópicos a seguir!

Tipos de lúpus que são conhecidos

Embora essa doença seja conhecida como lúpus, saiba que existem vários tipos, sendo que os principais tipos são quatro.

  • Lúpus discóide: é um dos tipos que atinge apenas a pele da pessoa;
  • Lúpus sistêmico: é o mais comum e os seus sintomas são mais leves;
  • Lúpus induzido por drogas: seja elas medicamentosas ou não pode alterar o sistema imune da pessoa e por fim;
  • Lúpus neonatal: que afeta recém-nascidos, sendo considerado hereditário, pois as mães possuem a doença.

Veja também: O que é artrose e quais as causas? Tem tratamento? Descubra agora

Quais são as causas?

A causa dessa doença ainda é desconhecida, mas sabe-se que existem alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento dessa doença. Entre os fatores estão o uso de medicamentos, se expor ao sol excessivamente, infecções e hereditariedade.

Além de tudo isso, as mulheres entre 15 e 40 anos são mais propensas a desenvolverem essa doença.

O que sente uma pessoa com lúpus?

De modo geral, independente do tipo de lúpus, é muito comum que a pessoa sinta fadiga, febre, manchas vermelhas na pele, rigidez nas articulações ao realizar movimentos e dores nas articulações das mãos.

Diagnóstico e tratamento

Para realizar o diagnóstico o médico pode solicitar um ou mais dos seguintes exames, sendo eles: hemograma, exame de urina e testes de anticorpos, como o FAN e o SM. Aliás, o profissional indicado para fazer o acompanhamento da pessoa com lúpus é o reumatologista.

A boa notícia é que essa doença possui tratamento, mesmo que a causa não seja conhecida e não exista cura, os medicamentos ajudam a remediar os sintomas. O médico pode receitar anti-inflamatórios, antimaláricos e corticoides, por exemplo.

Veja também: O que é reumatismo? O que leva uma pessoa a ter a doença? Entenda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação