O que Pitiríase Vesicolor? Descubra as principais causas do “pano branco”

A pitiríase vesicolor ou, mais conhecida por “pano branco, é espécie de micose que se apresenta como pequenas manchas castanhas ou descoloridas na pele do peito, ombros, pescoço ou costas que surgem de maneira inesperada. Esta “infecção colorida” tende a proliferar no verão e a regredir no inverno, afinal seu agente causador são fungos. Para tratá-lo, geralmente é usado um gel de banho antifúngico. Veja as informações do SaúdeLAB sobre o assunto.

Sintomas da pitiríase versicolor

É na parte superior do tórax e nas costas que as lesões desse ataque cutâneo aparecem com mais frequência. Pequenas manchas coloridas aparecem mais claras ou mais escuras do que a pele normal no peito, ombros, pescoço ou costas. A superfície dessas marcas descasca e deixa lesões escamosas quando esfregadas. Se não forem perigosas para a saúde, essas pequenas lesões podem, no entanto, convergir e formar manchas maiores na ausência de tratamento.

Eles também podem se estender para os braços, pescoço, rosto, abdômen ou coxas.

Leia também: Primeiros sinais de Vitiligo; doença que atinge Luiza Brunet e mais famosos

Pitiríase versicolor: causas e consequências

Esta condição comum e benigna da pele é o resultado de um supercrescimento de um fungo do grupo de leveduras do gênero Malassezia furfur (ou Pityrosporon). Esta levedura normalmente vive na superfície da pele, mas em certas situações, ela se multiplica em alta velocidade.

A levedura Malassezia furfur causa essas pequenas manchas marrons ou descoloridas. Mais comum em países tropicais ou subtropicais, esse fungo ocorre principalmente no período do verão, quando o calor e a umidade são elevados. A preferência desses fungos Malassezia furfur por ambientes ácidos explica essa sazonalidade, com a transpiração afetando o pH da pele.

O corpo de adolescentes e adultos jovens é o mais afetado, ao contrário dos idosos que geralmente são poupados. Mas essa doença também pode se beneficiar de uma queda no sistema imunológico , causada por tratamentos ou doenças.

Sintomas da pitiríase versicolor
Sintomas da pitiríase versicolor – Imagem: Canva Pro

Quais são os fatores contribuintes?

Presente naturalmente na microbiota cutânea, a proliferação da Malassezia furfur em determinados pacientes dependerá de vários fatores. Entre eles podemos destacar:

  • Condições climáticas, pois o calor e a umidade favorecem o desenvolvimento do fungo. Além disso, a pitiríase versicolor é uma condição comum em áreas tropicais.
  • Roupas: quando você usa roupas sintéticas ou muito apertadas, promove o aumento da temperatura corporal e, consequentemente, da transpiração.
    Idade: o aparecimento dessas lesões está ligado à atividade máxima das glândulas sebáceas. Com o envelhecimento, a pele resseca e o risco de desenvolver pitiríase versicolor diminui.
  • Outros fatores específicos de cada pessoa, como hipersecreção sebácea, sudorese excessiva, predisposição genética, defesas imunológicas enfraquecidas ou uma condição particular, como gravidez ou desnutrição, também podem influenciar.

Tratamento da doença

O tratamento dos pacientes acometidos pela Malassezia furfur baseia-se no uso de diversos medicamentos. O tratamento geralmente é composto por um xampu contendo cetoconazol. Este produto, que vem na forma de gel espumante, geralmente dá resultados muito bons em uma única aplicação. Mas outros tratamentos antifúngicos, incluindo creme, também podem ser prescritos.

Veja também: Onicomicose: Você sabe o que é e o mal que esta doença causa silenciosamente?

A Dra. Luciana Villas Bôas Clinica Dermatológica explica neste vídeo um pouco mais sobre a doença. Fique atento:

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 362