O que usar no chá de graviola, folhas verdes ou secas? Saiba o jeito certo de fazer

Você tem dúvidas sobre o que usar no chá de graviola, folhas verdes ou secas? De antemão, uma grande parte dos chás utilizam as folhas de plantas medicinais durante o seu preparo. Contudo, quem não está familiarizado com essas bebidas, pode ficar na dúvida de como prepará-las.

E uma dessas dúvidas é em relação ao tipo de folha empregada. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e saiba mais sobre o que usar no chá de graviola, folhas verdes ou secas.

A graviola por si só é um alimento extremamente nutritivo. Na polpa dessa fruta, é possível encontrar diversos compostos indispensáveis para a nossa saúde. Mas não é apenas a polpa da graviola que podemos aproveitar.

Sua casca, sementes e folhas são todas estruturas ricas em nutrientes. No caso das folhas, elas são perfeitas para preparar uma infusão de chá bastante benéfica para o organismo.

Chá de graviola: folhas verdes ou secas?

A princípio, as estruturas das plantas e ervas medicinais que mais são usadas no preparo de chás são as flores, raízes e folhas. O problema é que, dependendo de qual for a planta, essas estruturas podem ser aproveitadas de diferentes formas.

Por isso há a dúvida de se o preparo do chá de graviola usa folhas verdes ou secas. Entretanto, na grande maioria das vezes, a melhor opção são as folhas secas.

Em suma, acredita-se que as folhas secas da graviola sejam uma alternativa melhor para se extrair todas as propriedades que a planta oferece. Isso não significa que as folhas não são boas quando in natura, quando ainda estão verdes.

Mas se você não sabia se era melhor preparar o chá de graviola com folhas verdes ou secas, a partir de agora procure dar preferência pelas folhas secas.

Passo a passo para preparar o chá corretamente

  1. Primeiramente, em uma panela sob o fogo alto, acrescente um litro de água filtrada.
  2. Aguarde a água começar a ferver e, quando atingir a fervura, coloque 1og de folhas secas de graviola.
  3. Depois de acrescentar as folhas, aguarde cerca de 10 minutos para fazer a infusão das folhas.
  4. Passado o tempo, coe a água da panela e descarte as folhas.
  5. Por fim, depois de alguns instantes para a água esfriar, já pode se servir com o chá de graviola.

Principais benefícios do chá de graviola para a saúde

Enfim, tão importante quanto aprender sobre o preparo do chá de graviola com folhas verdes ou secas, é saber dos efeitos que a bebida tem no nosso organismo.

De maneira geral, as folhas são fontes de vitaminas, alcaloides, compostos fenólicos e substâncias de ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobianas e muitas outras. Através dessa composição, o chá de graviola oferece benefícios como:

  • Controle da pressão arterial dos vasos
  • Melhoria na capacidade de cicatrização
  • Regulação e controle da diabetes
  • Combate de infecções virais e bacterianas
  • Redução do estresse e da ansiedade
  • Inibe o desenvolvimento de câncer
  • Maior eficiência do sistema imunológico
  • Reforço na proteção do estômago e fígado
  • Combate contra alguns tipos de parasitas

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915