Book Appointment Now
O que você precisa saber antes de iniciar atividade física por conta própria?
Com o surgimento de hábitos cada vez menos saudáveis e fugir do sedentarismo, a cultura fitness se torna uma ótima alternativa para aqueles que buscam manter a saúde. Contudo, para ingressar nesse mundo e mudar a rotina, pode ser bem difícil no início. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar tudo o que você precisa saber antes de iniciar atividade física por conta própria e nunca mais parar de praticar.
Leia também: Corrida De Rua: Veja Os Benefícios E O Que Você Precisa Pra Começar
A princípio, planejar uma rotina de exercícios parece simples, mas na prática, existem dicas e cuidados muito importantes. Para iniciar atividade física sozinho, é preciso ter conhecimento, adotar posturas específicas, e tomar precauções. Por mais que os exercícios sejam benéficos para saúde, eles precisam ser realizados corretamente para evitar prejuízos e tirar o máximo de proveito.
Primeiros passos para iniciar atividade física
Antes de mais nada, para começar a se exercitar, você precisa ser persistente, ter vontade e dedicação. Talvez seja desafiador desenvolver isso, mas saiba que você não precisa iniciar atividade física com aquelas mais complexos. No começo, pratique exercícios mais leves, e com o tempo, eleve o ritmo e intensidade. Ademais, estabeleça metas que condizem com suas capacidades no momento.
Sob o mesmo ponto de vista, o ideal é praticar no mínimo exercícios diários, por cerca de 30 minutos. Use isso como base e trace seu planejamento, mas respeite os limites do seu corpo. Por mais que a dor marque presença ao iniciar atividade física, ela não pode ser excessiva. Por fim, juntamente com os exercícios, tente priorizar sua hidratação e alongamentos.
Dicas para iniciar atividade física em casa
Durante a pandemia, o importante era evitar sair de casa, e consequentemente, o acesso a academia foi mais complicado que o normal. Contudo, aos poucos a vida volta ao seu ritmo.
Logo, se você ainda tem receio e busca praticar exercícios, existem formas de realizar isso em casa. Tais formas servem tanto para quem acaba de iniciar atividade física, quanto para quem já pratica a algum tempo. O único fator que muda de um caso para o outro é a intensidade.
A princípio, existem diversas opções de atividade física. Talvez os mais populares sejam caminhadas, prancha, agachamentos e polichinelos. Contudo, estar no ambiente de casa abre uma gama de opções. Dentre elas, é possível dançar, subir e descer as escadas, pular corda, e até mesmo jogar jogos que estimulam a movimentação. As opções não param por aí, basta você explorá-las sozinho ou em companhia de familiares.
Cuidados com lesões durante exercícios
Ao praticar exercícios, independente da forma e do lugar, é preciso tomar bastante cuidado para não se lesionar. Qualquer descuido ou falta de planejamento, pode te prejudicar bastante. Sendo assim, para evitar lesões, inicia atividade física com exercícios que lhes são familiar, e conforme já fora dito, pratique eles com moderação.
De fato, as formas de se iniciar atividade física são bem diversas. Porém, o ideal é sempre seguir treinos feitos por profissionais. Logo, é sempre bom consultar especialistas da área de saúde, sempre que possível.
O mesmo vale para caso você já tenha se lesionado, onde é importante procurar um atendimento médico antes de fazer algo do tipo. Por fim, se você busca parar as atividades, não o faça de forma súbita, o sedentarismo é sempre um vilão.
Leia também: Tem vontade de correr uma maratona? Saiba como você deve se planejar!