Óleo de avestruz: benefícios, propriedades, utilidades e cuidados ao usar

Você já ouviu falar do óleo de avestruz? Com o próprio nome sugere, ele é um produto extraído a partir de depósitos de gorduras do avestruz. O seu uso, se feito corretamente e com atenção, pode ser extremamente proveitoso para a saúde do nosso organismo.

Sendo assim, venha com o SaúdeLab saiba mais sobre o óleo de avestruz, benefícios, propriedades, utilidades e cuidados ao usá-lo.

À primeira vista, sabendo que o óleo de avestruz é extraído a partir de gorduras, é normal ter receio em consumir ele. Afinal, sempre ouvimos falar sobre como as gorduras são nocivas para a saúde.

Entretanto, algo que não levamos em consideração é que existem diferentes tipos de gorduras, e algumas são consideradas benéficas. Resta saber como isso se aplica para o óleo de avestruz.

Óleo de avestruz: benefícios e propriedades

De maneira geral, as gorduras do avestruz que são usadas para a produção dos óleo são consideradas extremamente benéficas. Dentre elas, as principais são os ômegas 6, 3, 9 e 7, todos sendo muito cobiçados do ponto de vista nutricional.

Eles também estão presentes em diversos alimentos, mas não de forma tão concentrada quanto nesse óleo. Dito isso, veja as propriedades do óleo de avestruz e benefícios que ele oferece:

  • Promove um melhor funcionamento cerebral
  • Reduz os níveis de cortisol para combater o estresse
  • Favorece a saúde e beleza dos fios, unhas e pele
  • Combate e previne processos inflamatórios
  • Inibe o desenvolvimento de doenças cardiovasculares
  • Favorece os processos de cicatrização da pele
  • Impede o desenvolvimento de rugas e linhas no rosto
  • Ajuda a tratar algumas dores, especialmente as articulares
  • Favorece o emagrecimento e a perda de peso

Como fazer para consumir o óleo corretamente?

Agora que você sabe mais sobre o óleo de avestruz e os benefícios que ele oferece, é preciso aprender a incluir ele no dia a dia. Atualmente, esse produto pode ser consumido na forma líquida e em cápsulas.

Em ambos os casos, o maior cuidado deve ser com a dose diária. E felizmente essa acaba sendo a maior preocupação, visto que o óleo de avestruz não costuma apresentar contraindicações.

No caso, caso você opte por usar o óleo líquido, é preciso calcular a dose ideal com base no seu peso. Para cada quilo que você pesar, é preciso tomar uma gota do óleo de avestruz.

E ao invés de tomar as gotas todas de uma vez, procure parcelar elas durante o dia. Por outro lado, se você optar pelas cápsulas, é importante consultar um médico antes. Isso porque a concentração das cápsulas podem variar, fazendo com que a orientação profissional seja indispensável.

O óleo de avestruz também está presente em produtos de beleza

Enfim, conforme você pode observar nas propriedades do óleo de avestruz e nos benefícios dele, o produto é capaz de favorecer a saúde e beleza da nossa pele. Por causa desse mecanismo de ação, é possível encontrar o óleo de avestruz em alguns cremes e produtos de beleza para a pele.

Portanto, se você deseja beneficiar a sua pele em específico, você pode priorizar o uso desses cremes ao invés das cápsulas ou óleos.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915