Óleo de melaleuca para unhas: saiba como usar e seus benefícios

Descubra como usar corretamente o óleo de melaleuca para unhas. Sem dúvidas, quem conhece o óleo de melaleuca sabe que ele é um  produto no mínimo único. Ele pode ser usado tanto como um óleo de medicinal quanto um cosmético.

E o que nem todo mundo sabe é que esse óleo possui aplicações para as nossas unhas. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar sobre o óleo de melaleuca para unhas, quais os seus efeitos e como usar ele.

De antemão, as unhas são partes bastante delicadas do nosso corpo. Ela requerem bastante cuidado para que não estraguem ou adoeçam. O problema é que poucos sabem cuidar corretamente da saúde das unhas, pois a grande maioria das pessoas acaba se preocupando apenas com a beleza dela.

Felizmente, o óleo de melaleuca pode ajudar bastante a corrigir essa questão.

Características gerais do óleo de melaleuca

A princípio, existem algumas polêmicas quanto ao uso do óleo de melaleuca na saúde. Isso se dá pelo fato de que o seu consumo oral é extremamente nocivo, sem falar que o seu uso tópico causa irritações, vermelhidão e outros sintomas em alguns tipos de pele.

Mas no geral, o uso dele na pele e cabelos costuma ser bastante benéfico, graças a presença de compostos anti-inflamatórios e antimicrobiano em sua composição, que oferecem efeitos como:

  • Combate da caspa no couro cabeludo
  • Inibe infecções por microrganismos
  • Favorece a cicatrização de ferimentos
  • Age como repelente de insetos
  • Auxilia no tratamento e combate da acne

Como usar o óleo de melaleuca nas unhas?

Novamente, como existem alguns receios quanto à suas propriedades, é bom saber como usar o óleo de melaleuca para unhas de maneira segura. Para isso, basta aplicar cerca de duas gotas do óleo diretamente na unha e espalhar levemente sob ela.

Se possível, antes dessa aplicação, utilize outros óleos, como o de copaíba, para garantir uma maior eficiência e segurança do processo.

O que o óleo de melaleuca faz nas unhas?

Apesar de melhorar a cicatrização e repelir insetos, esses não são os benefícios mais proveitosos do óleo de melaleuca para unhas. Na realidade é a ação antimicrobiana do óleo que permite o uso dele nas unhas, especificamente a sua capacidade em combater fungos.

Isso porque é bem comum as unhas serem afetadas por micose, um tipo de infecção fúngica. E a melaleuca por sua vez combate não só os fungos como também os sintomas da micose.

Quanto tempo o óleo faz efeito na unha?

De maneira geral, não existe um tempo exato em que o óleo de melaleuca faz efeito nas unhas. O produto não elimina micoses e cicatriza ferimentos instantaneamente, mas começa a exercer suas propriedades assim que é aplicado.

Essas propriedades por sua vez só podem ser acessadas com a aplicação regular e moderada do óleo nas unhas. Apenas dessa forma será possível combater a micose e promover a saúde das unhas de fato.

Qual o melhor óleo para fungo nas unhas?

Por fim, agora que você sabe das utilidades do óleo de melaleuca para unhas, vale a pena conhecer outros tipos de óleos que conseguem exercer efeitos semelhantes. Claro que, assim como o de melaleuca, esses óleos precisam ser utilizados com cuidado.

Portanto consulte um dermatologista antes experimentar qualquer um deles. Dito isso, confira a seguir alguns dos melhores óleos para fungos nas unhas, e para a saúde das mesmas:

  • Lemongrass
  • Cravo folha
  • Lavanda
  • Tomilho
  • Semente de uva
  • Peppermint
  • Rosa mosqueta
  • Limão-siciliano

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915