Óleo de uva clareia a pele, ou isso é apenas um mito? Desvendamos agora!

Já se perguntou se óleo de uva clareia a pele? Aliás, você já conhece o óleo de uva? Se sim, então você provavelmente sabe que ele é extremamente útil para a saúde e beleza da nossa pele. Inclusive há quem use ele para remover manchas, mas é bom entender se essa propriedade realmente funciona antes de testá-la.

Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e entenda se é verdade que usar o óleo de uva clareia a pele, ou se isso é apenas um mito.

De antemão, ao contrário do que somos levados a pensar, o óleo de uva não é feito a partir da polpa da fruta, e sim de suas sementes. Entretanto, isso não significa que ele tenha menos propriedades por isso.

Na realidade, por incrível que pareça, as sementes das frutas costumam concentrar grandes quantidades de seus nutrientes. Logo, o óleo de uva apresenta e fornece boa parte dos compostos da fruta para a nossa pele.

O óleo de uva clareia a pele mesmo?

Para muitas pessoas, ter manchas e partes mais escuras na pele é algo bastante incômodo, e que afeta a autoestima. Felizmente, hoje em dia existem diversas formas de amenizar ou até eliminar esse problema.

Algumas delas contam com procedimentos estéticos, enquanto outras se resumem no uso de produtos e cremes na pele. E de fato o óleo de uva clareia a pele, podendo servir como uma das alternativas.

No caso, a uva e as suas sementes são ricas em compostos antioxidantes. Geralmente eles são associados ao combate dos radicais livres, que por si só já traz benefícios para a pele pois inibe o envelhecimento precoce.

Contudo é graças a eles que o óleo de uva clareia a pele, visto que os antioxidantes, quando aplicados diretamente sob ela, reduzem significativamente as manchas na pele. No entanto, vale reforçar que estamos falando de manchas simples, não de melasma por exemplo.

Outros benefícios do óleo para a saúde da pele

  • Mantém a hidratação: aplicar o óleo de uva sob a pele impede que ela perca muita água pela barreira cutânea. Logo, ele ajuda a garantir que a pele permaneça devidamente hidratada no dia a dia.
  • Combate a acne: a presença de ácido linoleico e compostos adstringentes no óleo de uva fazem dele um grande aliado para peles que sofrem com acne, pois mantém essa condição melhor controlada.
  • Inibe a formação de rugas: os mesmos antioxidantes que reduzem manchas da pele também são muito úteis para impedir que ela desenvolva rugas e linhas de expressão com o tempo.
  • Reduz a oleosidade da pele: mesmo sendo um tipo de óleo, o produto diminui a produção de sebo da pele. Isso não só reforça o combate a acne, como também diminui a oleosidade da pele no geral.

Não dependa apenas do óleo de uva para solucionar manchas e similares

Enfim, o óleo de uva clareia a pele por causa da presença de antioxidantes. Contudo, não podemos ver esse produto como uma solução definitiva e certeira para manchas e problemas similares.

Afinal, manchas podem ser causadas por diversos fatores, e nem sempre o óleo de uva será suficiente. Não é a toa que existem diversos procedimentos estéticos e produtos para corrigir esse problema. Sendo assim, antes de testar o óleo, consulte um dermatologista.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915