Olho de peixe: saiba o que é, as causas e o tratamento da verruga plantar

Descubra cuidados especiais para evitar complicações

Verruga plantar ou olho de peixe é uma condição comum que afeta os pés e pode causar muita dor e incômodo. No entanto, a doença é possível de prevenção de tratamento e os cuidados são mais simples do que você imagina. Neste artigo do SaúdeLAB, vamos dar dicas sobre o que é verruga plantar ou olho de peixe e como tratá-las de maneira eficaz.

Olho de Peixe ou Verruga Plantar

Verruga plantar ou olho de peixe é uma condição comum que afeta a pele dos pés. Ela é caracterizada por uma protuberância dolorosa e áspera que pode se desenvolver na sola do pé ou entre os dedos. Sua aparência lembra justamente o olho de um peixe, por isso recebeu esse nome popular.

Quais as causas do problema

As verrugas plantas, ou olho de peixe, são causados pelo vírus do HPV que possui muitos subtipos. Por ser causado por um vírus e olho de peixe pode ser contagioso, ou seja, caminhar descalso por locais públicos pode ser um perigo.

Leia mais: A micose não melhora? Descubra os hábitos que contribuem para isso

Como prevenir e tratar verruga plantar ou olho de peixe

Existem várias maneiras de prevenir e tratar verrugas plantares. Algumas dicas incluem:

  • Usar sapatos e meias limpas e secas;
  • Usar chinelos ou sandálias em ambientes públicos, como vestiários e piscinas
  • Evitar andar descalço em áreas públicas
  • Mantenha os pés limpos e secos
  • Não compartilhar objetos pessoais, como toalhas e escovas de unhas
  • Se você já tem verrugas plantares, evite coçá-las ou esfregá-las, pois isso pode ajudar a espalhá-las.

Em caso de verrugas plantares recorrentes ou difíceis de tratar, é importante procurar um médico para avaliar e tratar a condição. Existem vários tratamentos disponíveis, incluindo remédios tópicos, cremes, e até mesmo cirurgia. É importante seguir as recomendações do médico para tratar a verruga plantar ou olho de peixe de maneira eficaz.

Como evitar que a verruga plantar volte após o tratamento

Além disso, é importante lembrar que as verrugas plantares podem ser dolorosas e causar desconforto, especialmente se você estiver de pé ou caminhando por longos períodos de tempo. Portanto, é importante tratá-las o mais rápido possível para evitar complicações e garantir a saúde dos seus pés.

Para prevenir a recorrência das verrugas plantares, é importante manter os pés limpos e secos e evitar compartilhar objetos pessoais com outras pessoas. Também é importante evitar andar descalço em áreas públicas, como chuveiros e piscinas, e usar chinelos ou sandálias.

Leia mais: Você sabe se micose nas unhas é transmissível? Como evitar? Saiba a verdade hoje

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação