Remédio Caseiro para Colesterol Alto: conheça 6 opções simples que ajudam a combater a doença

O colesterol alto causa graves complicações à saúde

Colesterol alto é uma condição comum mas que pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames cerebrais. Muitos medicamentos já foram desenvolvidos para auxiliar no combate da doença. No entanto, ter uma alimentação adequada ainda é a melhor forma de combater a doença. Portanto, hoje, aqui no SaúdeLAB, você vai aprender 6 opções de remédio caseiro para colesterol alto para te ajudar na luta contra a doença.

Colesterol Alto

Os principais tipos moléculas de colesterol são o LDL e o HDL. O HDL é essencial ao organismo, ele participa da formação de hormônios, por exemplo. Mas, o LDL que é problema, pois ele pode causar doenças graves como AVC e infarto e esse precisa ser combatido e a melhor forma é através da alimentação. Aliás, vale lembrar que as causas do colesterol ruim alto são:

  • Dieta: Quando a dieta é rica em gordura saturada, colesterol e carboidratos refinados a consequência é a elevação níveis de colesterol no sangue;
  • Obesidade: Pessoas com excesso de peso ou obesas têm maior risco de desenvolver colesterol alto.
  • Sedentarismo: Pessoas que não praticam atividade física regularmente têm maior risco de desenvolver colesterol alto.
  • Tabagismo: Fumar pode danificar as artérias e aumentar os níveis de colesterol no sangue.
  • Idade: Com o avançar da idade, os níveis de colesterol tendem a aumentar.
  • Histórico familiar: Se alguém tem histórico familiar de colesterol alto, é mais provável que desenvolva essa condição.
  • Doenças subjacentes: Algumas doenças, como diabetes, doenças renais e hipotireoidismo, podem aumentar os níveis de colesterol no sangue.
  • Medicamentos: Alguns medicamentos, como esteroides, anticoncepcionais e alguns tipos de antipsicóticos, podem aumentar os níveis de colesterol no sangue.

Leia mais: Chá para colesterol: 5 opções naturais que ajudam a controlar o problema

Remédio Caseiro para Colesterol Alto

O colesterol alto é um problema grave de saúde e a dieta é a principal forma de controlar a doença. As soluções apresentadas aqui NÃO SUBSTITUEM AS ORIENTAÇÕES FORNECIDAS PELO SEU MÉDICO. Portanto, não interrompa seu tratamento medicamentoso por conta própria. Confira agora 6 maneiras de controlar os níveis de colesterol:

Chia e linhaça

As sementes de chia e linhaça são ricas em fibras solúveis, que podem ajudar a reduzir o colesterol LDL. É recomendado consumir de 1 a 2 colheres de sopa dessas sementes por dia.

Gengibre

O gengibre é uma planta medicinal que pode ajudar a reduzir o colesterol LDL e melhorar a circulação sanguínea. É possível incluir o gengibre na alimentação, utilizando-o ralado em saladas, sucos ou chás.

Soja

A soja é uma excelente fonte de proteínas vegetais e contém isoflavonas, compostos vegetais que podem ajudar a reduzir o colesterol LDL. É possível incluir a soja na dieta, consumindo-a em forma de leite, tofu ou edamame.

Ervas e temperos

Algumas ervas e temperos, como a erva-doce, o orégano e o manjericão, possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a reduzir o colesterol LDL. É recomendado incluir essas ervas e temperos na alimentação diária e remover completamente temperos industrializados.

Alimentação saudável:

Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e peixes pode ajudar a reduzir o colesterol. É importante evitar alimentos ricos em gordura saturada, como carne vermelha e laticínios, e limitar a ingestão de carboidratos refinados e açúcares.

Exercícios regulares:

O exercício físico pode aumentar o colesterol HDL (bom) e diminuir o colesterol LDL (ruim). A recomendação é que as pessoas devam praticar atividade física regularmente, como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta.

Tratamento do colesterol é complexo e necessário

É importante lembrar que o remédio caseiro para colesterol alto deve ser usados ​​em conjunto com uma dieta saudável e atividade física regular para obter os melhores resultados no combate a doença. Além disso, é importante consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento, especialmente se você já tiver problemas de saúde ou estiver tomando medicamentos.

É importante notar que esses remédios caseiros não são uma substituição para medicamentos prescritos pelo médico, eles são apenas uma forma adicional de ajudar a controlar o colesterol alto.

Continue a leitura: Colesterol alto? Veja quais os cortes de carne que devem ser evitados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação