Ômega 3 faz mal para o fígado? Saiba quais os cuidados necessários ao tomar

Poucos nutrientes são tão procurados quanto o ômega 3, mas há algumas ressalvas

Você muito provavelmente já ouviu falar do ômega 3. Ele é um nutriente extremamente conhecido, sendo comumente consumido na forma de cápsulas como um suplemento. Mas todo tipo de nutriente possui as suas ressalvas, e com o ômega 3 não é diferente. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se o ômega 3 faz mal para o fígado, e confira os benefícios e cuidados dele.

A princípio, o fígado é um órgão bastante sensível. Os nutrientes presentes nos alimentos que consumimos podem afetar a saúde e funcionamento dele consideravelmente. Portanto, para evitar quaisquer problemas hepáticos, é preciso saber se o ômega 3 pode ter algum impacto no fígado ou não.

Ômega 3: o que é e para que serve?

Primeiramente, o ômega 3 é um tipo de gordura. Geralmente as gorduras estão associadas com inúmeros problemas de saúde, especialmente doenças cardiovasculares. Mas precisamos ter em mente que existem diferentes tipos de gorduras. O ômega 3, por exemplo, é um ácido graxo, uma gordura de altíssima qualidade e que nosso organismo não é capaz de produzir por si mesmo.

As carnes de peixe costumam ser grandes fontes do ômega 3, cuja a quantidade pode variar de uma espécie para outra. Consumindo esse nutriente, nosso organismo passa a ter acesso à uma potente ação anti-inflamatória, capaz de amenizar doenças inflamatórias. Ademais, por incrível que pareça, ele também ajuda no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos, melhorando a saúde do sistema cardiovascular.

Leia mais: Benefícios do Ômega 3: Quais São Para a Saúde

É verdade que o ômega 3 faz mal para o fígado?

Conforme fora dito, o fígado é um órgão muito sensível aos nutrientes que consumimos. Inclusive as gorduras costumam ser grande inimigas da saúde dele, e podem causar a famosa esteatose hepática, condição conhecida popularmente chamada de gordura no fígado. Sob esse ponto de vista, faz todo sentido pensar que o ômega 3 faz mal para o fígado, mas felizmente a realidade não é essa.

Por ser uma gordura de alta qualidade, o ômega 3 não é capaz de agredir o fígado de maneira considerável. Na verdade as propriedades anti-inflamatórias dele podem até ajudar a manter na manutenção da saúde do órgão, e combater a esteatose hepática. Obviamente que qualquer problema hepático precisa ser tratado com através de orientação médica. Mas é preciso reconhecer que o ômega 3 pode ter um bom impacto na nossa saúde.

Fique atento com a qualidade do seu ômega 3

Tendo em mente que não há como afirmar que o ômega 3 faz mal para o fígado, e sim que ele beneficia ele, você provavelmente está pensando em incluir ele na sua dieta. Mas caso você vá fazer isso, é preciso ter cuidado com a fonte desse nutriente. Suplementos mais baratos possuem um ômega 3 de péssima qualidade, que não cumpre com todos os benefícios que ele promete. Já em relação aos alimentos, não limite seu consumo apenas para os peixes. Procure a orientação de um nutricionista para conhecer outras fontes boas para você.

Leia mais: Carambola faz mal para os rins? Conheça seus malefícios à saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação