Benefícios do Ômega 3

benefícios omega 3

Conheça todos os benefícios do ômega 3

Procurando os melhores suplementos de ômega 3? Em dúvida sobre os benefícios do ômega 3? Conheça o que ele pode fazer pela sua saúde!

1. Emagrece

Sim, parece estranho dizer que uma gordura ajuda você a emagrecer. Mas não se surpreenda! Se você parar para pensar um pouco, vai ver que faz todo o sentido. Por exemplo, os asiáticos, como os chineses ou japoneses, têm uma dieta bastante rica em ácidos graxos. Eles basicamente vivem de peixe!

Essas populações são conhecidas também por terem os menores Índices de Massa Corporais (IMCs) do planeta. Além disso, eles vivem mais. Sabe por quê? Porque o ômega 3 reduz a inflamação e previne infecções.

Quando você tem uma inflamação crônica, seu corpo pode fazer com que você coma mais. Pesquisas e investigações mostram que a silhueta em dia dos asiáticos tem relação direta com o consumo da gordura proveniente dos peixes, como o atum ou o salmão.

Um estudo específico, recentemente publicado no European Journal of Clinical Investigation, revelou que adicionar 2,8 gramas de ômega 3 por dia à alimentação faz com que você perca peso. Neste teste, cientistas viram que, aliando isso à prática de exercícios físicos regulares, é possível diminuir 1,5 quilos a cada três semanas. Mais fácil que fazer dietas mirabolantes, não?

2. Excelente para diabéticos

ômega 3 bom para diabetes

Quem tem diabetes sofre com a alimentação. São muitos os alimentos proibidos, pois podem causar picos desnecessários de insulina no organismo. Isso pode ser evitado, algumas vezes, com o uso de cápsulas de ômega 3.

Recomendação de muitos endocrinologistas, a substância ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue. Se você adicionar uma fonte deste ácido graxo na sua refeição, poderá diminuir o índice glicêmico daquele prato. Isso fará com que o seu corpo libere menos insulina na corrente sanguínea.

Quem não tem diabetes também se beneficia. Ter um controle maior da glicemia faz com que você reduza as chances de ter o diabetes um dia.

3. Metabolismo mais rápido

Não são só os termogênico que aceleram o seu metabolismo. Algumas gorduras também fazem esse serviço. Esse é o caso do ômega 3!

Isso acontece porque algumas gorduras insaturadas podem acelerar seu metabolismo, estimulando assim a queima de gordura acumulada e localizada. Isso faz com que você perca peso de forma mais rápida e eficiente.

4. Coração em dia

Como já foi dito acima, o ômega 3 tem um papel importante na prevenção de doenças cardíacas. Como estudos revelam, consumir alimentos ricos na substância, pelo menos duas vezes por semana, ajuda a fortalecer o seu coração.

A substância pode evitar arritmias, reduzir a sua pressão arterial, melhorar o fluxo do sangue e reduzir inflamações. Ainda tem o fato de que as triglicérides do ômega 3 podem evitar a formação de coágulos em artérias e veias, diminuindo risco de aneurismas e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs).

Cientistas comprovaram que consumir o ácido graxo pode até evitar enfartos ou complicações cardíacas. Os homens que ingerem esse tipo de gordura com frequência semanal têm 50% menos chances de falecer por um ataque cardíaco súbito.

5. Reduz o colesterol

Quando estamos com o colesterol alto, os médicos alertam para a diminuição do consumo de óleos e frituras. Porém, o ômega 3 verdadeiro é um óleo saudável e que diminui o seu colesterol se utilizado da forma correta.

Portanto, consumir ômega 3, óleo de peixe, pode diminuir as quantidades de Lipoproteína de baixa densidade (LDL). O excesso de LDL no sangue contribui para problemas cardíacos e entupimentos de artérias e veias.

O ácido graxo diminui o LDL aumentando a Lipoproteína de alta densidade (HDL). O HDL, também chamado de “colesterol bom”, age como um “detergente” no sangue, limpando impurezas e eliminando o LDL a mais.

6. Anticancerígeno

ômega 3 previne câncer

Claro que uma substância com tantos benefícios também influencia no crescimento de tumores. Este tipo de ácido graxo saudável previne diversos tipos de câncer. Entre eles, o de mama, o de próstata e o de intestino são os que mais aparecem em estudos relacionados ao ômega 3.

Algumas pesquisas mostram que a substância auxilia também pacientes que já têm tumores malignos. Ao alimentar-se com este óleo, podem reduzir metástases, por exemplo.

7. Anti-inflamatório

Um dos maiores benefícios para quem faz uso de ômega 3, manipulado, em cápsula ou natural, é a melhora do sistema imunológico. O poder anti-inflamatório desta substância é ótimo para aumentar as resistências do seu corpo e evitar as inflamações de modo geral.

O ácido graxo eleva a concentração de prostaglandinas no sangue, fazendo com que as inflamações regridam logo. Quem tem doenças crônicas, como lúpus, psoríase, entre outras, deve fazer uso do óleo.

8. Antidepressivo

Nenhum estudo é totalmente conclusivo sobre a capacidade antidepressiva do ômega 3. No entanto, em diversas investigações, notou-se a elevação das serotoninas em pacientes com depressão ou transtorno bipolar.

Como o óleo atua também em prol do sistema nervoso central, investigadores acham bastante provável que ele seja importante no combate à depressão. Além disso, ele age no córtex frontal, controlando e estabilizando níveis do neurotransmissor conhecido por dopamina.

Sem falar que o ômega 3 melhora a circulação, como já vimos. Isso ajuda a oxigenar melhor o cérebro, evitando a proliferação de problemas mentais ou relacionados com a morte de neurônios.

9. Melhora a função cognitiva

O ômega 3, em cápsulas ou natural, atua direto no cérebro. O nosso sistema nervoso precisa da substância diariamente, pois 60% do nosso cérebro é feito de gorduras. Outros 12 % são compostos pelo ácido docosa-hexaenoico.

Quando temos deficiência deste ácido sofremos problemas na função cognitiva. Portanto, é muito importante ingerir o ômega 3, que é rico em docosa-hexaenoico. Em crianças a deficiência da substância pode comprometer o desenvolvimento neurológico.

Em adultos, manter o ácido em equilíbrio evita o mal de Parkinson, a esclerose múltipla e os problemas de memória.

10. Bom para os atletas

ômega 3 para atletas

Quem pratica atividades físicas precisa repor uma série de nutrientes importantes. O ômega 3, por exemplo, melhora o seu desempenho aeróbico e aumenta a capacidade de o corpo de absorver oxigênio.

Como a substância afina o sangue, deixando menos espeço, a circulação consegue cobrir maior tecido muscular, regenerando seus músculos com maior rapidez. Sabe aquela dor constante depois de ir à academia? Se você comer alimentos com ômega 3 semanalmente, poderá evitá-la!

Os atletas devem ingerir pelo menos quatro gramas desse tipo de ácido graxo todos os dias.

11. Bom para as crianças

Diversos estudos mostram que oferecer ômega 3 infantil líquido aos pequenos pode ajudá-los em uma série de coisas. A carência da substância nas crianças faz com que elas desenvolvam problemas cognitivos e de atenção.

Por isso, estimular seus filhos a ingerir mais peixes e frutas oleaginosas pode ser vital para eles. Antes de comprar qualquer substância ou medicamento, lembre-se de consultar um médico ou pediatra.

12. Bom para a pele

Tanto o óleo de peixe como o de Krill são ricos em ômega 3. A substância faz milagres na sua pele, de dentro para fora e de fora para dentro. Como ela oxigena melhor o organismo como um todo, isso faz com que a sua pele ganhe elasticidade e permaneça hidratada por mais tempo.

Nas grávidas, o consumo correto de ômega 3 está associado a diminuição de estrias e varizes durante a gestação. Para pessoas com doenças de pele ou que têm a pele extremamente ressequida, o ômega 3 é essencial.

Ômega 3: principal nutriente para uma pele bonita

O ômega 3 é um ácido graxo e pertence à família das gorduras poli-insaturadas. Ou seja, ele é o tipo de gordura que faz bem ao corpo. Nosso organismo por si só não consegue produzir quantidades suficientes, por isso precisamos consumi-lo através da alimentação.

Ouve-se muito falar sobre os benefícios do para a saúde do coração e bom funcionamento do cérebro, mas a verdade é que ele é mesmo o principal nutriente para ter uma pele linda. Incluir cada vez mais alimentos ricos em ômega 3 é fundamental para o bom desenvolvimento da saúde.

No sistema cardiovascular, previne ritmos cardíacos irregulares e a hipertensão. Para o cérebro, ele aumenta a capacidade mental. Quem tem diabetes tipo 2 também se beneficia do consumo do nutriente, pois suas gorduras fazem o corpo depender menos da insulina.

Quais os benefícios do ômega 3 para uma pele bonita?

Para a pele, ele age como um anti-inflamatório, prevenindo acne e alergias. Além disso, também repõe os lipídios na pele o que reduz vermelhidão, rugas e dá mais viço. Mas essa gordura às vezes é confundida como pele oleosa.

O ômega 3 deixa a pele oleosa?

Na verdade, esse depósito de lipídios não deixa a pele excessivamente oleosa. Pelo contrário, ele auxilia o corpo a produzir colágeno, fundamental para dar elasticidade e firmeza à pele e unhas. O ômega 3 então é um hidratante natural, que ainda protege as células dos radicais livres e as rejuvenesce.

 

 

 

 

 

Crédito das imagens: Unsplash