Panela teflon riscada ameaça à saúde e tem consequências graves; diz pesquisa

Um pequeno arranhão é alerta máximo dos perigos, confira o estudo

Se você usa panela antiaderente sabe o quanto esse eletrodoméstico é útil na cozinha. Porém, não é fake e nem exagero, um pequeno arranhão expõe a saúde à riscos graves. Sobretudo, conforme a exposição às substâncias tóxicas liberadas a cada uso, é o que pesquisadores descobriram recentemente. Conheça mais sobre os perigos de usar panela teflon riscada e quais as complicações que isso impõe no dia a dia. Acompanhe aqui no SaúdeLAB.

Panela teflon riscada

Pesquisadores australianos desenvolveram um estudo científico sobre os perigos de usar panela teflon riscada. Ao longo das investigações eles decodificaram milhões de partículas tóxicas que são liberadas de pequenos arranhões ao usar o utensílio doméstico. E isso vale para qualquer tipo e modelo de panela antiaderente.

Os registros em apenas uma ‘rachadura’ nas panelas de teflon riscada, quando em uso, um número alarmante de substâncias tóxicas (9100 partículas plásticas) é identificado. Nesse sentido, eles descrevem que microscopicamente, imagens microplásticas bem como nanoplásticas chegam a 2,3 milhões em revestimentos de teflon danificados.

A princípio, a contaminação dos alimentos com essas partículas de tóxicas liberadas após os danos e uso recorrente, é real. E no caso da panela teflon riscada, deve-se interromper a prática. “O material de revestimento antiaderente Teflon é geralmente um membro da família do PFAS”, explica o Dr. Cheng Fan, um dos pesquisadores.

Leia também: É verdade que usar panela de ferro é bom para anemia? Tire suas dúvidas

Composição do teflon

Mas o que significa a sigla PFSA? Pois bem, essa sigla se refere ao Politetrafluoretileno, ou seja, o PTFE. É ela que ajuda a identificar o produto químico após a fabricação de objetos com teflon. E como informa Fang, é o preferido para revestir panelas antiaderente.

Contudo, existem outras substâncias usadas na fabricação, sendo as seguintes: ácido perfluoroctanóico (PFOA), o perfluoroctanossulfonato (PFOS) e o politetrafluoretileno (PTFE).

perigos da panela de teflon riscada
Não é fake! Panela teflon riscada ameaça a saúde e tem consequências graves, diz pesquisa – Canva PRO

Riscos e complicações ao usar panela de teflon riscada

Os riscos e complicações ao usar panela de teflon riscada são inúmeros, principalmente em altas temperaturas. Além da contaminação de alimentos com os milhões de substâncias tóxicas, os gases tóxicos perfluoados (PFOS e os fluorocarbonados (PTFE) são inalados bem como impregnados na comida.

Seus efeitos nocivos atingem órgãos como a tireoide, rim, fígado, coração entre outros. Por conseguinte, a pessoa que a comida preparada na panela de teflon riscada tem grandes possibilidades de elevar os níveis de colesterol. Somado a isso, o uso do utensílio nessas condições gera sua oxidação, e favorece o surgimento de cânceres intestinais etc.

Os resultados da pesquisa sugerem mais estudos sobre os riscos de usar panela revestidas com teflon. Não obstante, resultados parciais são suficientes para alertar a população em geral sobre seu uso de forma irresponsável.

Como substituir a panela de teflon

As opções para substituir a panela de teflon riscada são fartas e o mercado oferece vários materiais com melhores condições para a saúde. Desde panelas de barro, cerâmica, vidro e até de aço cirúrgico. Cada uma dessas deve seguir as orientações do fabricante tanto quanto ao uso como manuseio correto.

Leia também: Você sabe se é seguro deixar a comida dentro de uma panela de ferro? Veja o que descobrimos!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação