Ana Maria Braga passa por cirurgia após sequelas de radioterapia, notícias de hoje

Saiba como está a saúde dessa apresentadora carismática e seu afastamento do programa "Mais Você"

Após sofrer com câncer colorretal em 2001, Ana Maria Braga vem sofrendo com as sequelas da radioterapia, tratamento a que foi submetida à época. Diante do seu afastamento como apresentadora do “Mais Você”, o público não poderá contar com sua presença, pois precisou passar por uma cirurgia eletiva, ou seja, que já estava programada. Acompanhe aqui no SaúdeLAB as complicações de saúde de Ana Maria Braga.

Como está a saúde de Ana Maria Braga hoje

Notícias sobre a saúde de Ana Maria Braga são sempre preocupantes, pois, o câncer vem perseguindo a apresentadora carismática por longos períodos da sua vida.

Em declaração dada por ela ao Gshow, Ana Maria conta que teve doença no pulmão em 2015, de pele (1991) e tumores no reto e virilha em 2001. Ainda relatou enfrentamento com câncer de mama, informação não divulgada, por questões pessoais.

Felizmente, a cirurgia nas pernas em que ela foi submetida foi um procedimento simples e ela já está em casa para fazer o repouso necessário nos próximos dias.

Acompanhe o relato da assessora de imprensa: “ela fez essa pequena cirurgia na sexta-feira. É muito simples. Ela tinha uma dor na perna do tempo em que fez radioterapia. É um efeito colateral lá de trás. Foi uma cirurgia programada, muito simples. Ela está superbem, de alta e em casa“, conclui assim a notícia para alívio dos fãs.

Leia também: Arlete Sales teve câncer de mama, mas hoje sofre com outro problema de saúde: herpes-zoster

Sequelas de radioterapia

Diante de tantos tratamentos para combater os cânceres enfrentados por Ana Maria Braga, as sequelas foram inevitáveis. Uma delas são as dores na perna que desencadearam uma cirurgia no último dia 11/11 (sexta-feira).

Não obstante, as radioterapias atuais estão evoluindo em tecnologia e medicações que causem menores efeitos colaterais e sequelas aos pacientes. Em um primeiro momento, as sequelas de radioterapia citados na literatura científica dependem do local em que se aplicou. E em geral são:

  • Infertilidade: quando envolve a região pélvica.
  • Problemas no coração e pulmão: se aplicadas na região torácica.
  • Modificações na coloração da pele.
  • Caso se faça irradiações com radioterapia em regiões da cabeça, pescoço ou cérebro, pode haver alterações cognitivas e/ou emocionais.
  • Por fim, fragilidade dos ossos (osteoporose) e até desenvolvimento de outro câncer.

Cuidados importantes durante o tratamento ao longo da vida são essenciais para a pessoa prevenir as sequelas de radioterapia, seja quem tem ou venceu o câncer. Dos quais a alimentação, hidratação da pele, exercícios não podem ser negligenciados. Sobretudo, com controles regulares e check-Up mantidos em dia.

Após saber que os efeitos colaterais podem se manifestar tardiamente, é importante manter-se informado(a) com a equipe médica e estar consciente do que fazer para evitar complicações e sequelas de radioterapia que podem ser preveníveis.

Leia mais: Celso Portiolli: quais os sinais e sintomas de câncer na bexiga?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação