Book Appointment Now
Pão integral tem glúten? Entenda melhor sua composição
Muito se fala sobre o quão melhor o pão integral é em comparação com o pão branco comum. E de fato, em alguns aspectos, ele pode ser uma opção consideravelmente mais saudável. Mas isso não significa que ele não tenha nenhum problema do ponto de vista nutricional. Sendo assim, o SaúdeLab se o pão integral tem glúten, e quais são as vantagens e desvantagens dele.
A princípio, existem muitos alimentos integrais além dos pães. Quase qualquer tipo de massa pode ser encontrada nessa forma. E assim como o pão integral, elas também são consideradas mais saudáveis que as suas versões tradicionais, tanto que elas são comumente usadas como substitutas. Entretanto, se você está pensando em incluir alimentos integrais na sua dieta, é bom conhecer melhor as propriedades deles.
Por que o glúten é tão prejudicial para a saúde?
Diferente do que a maioria das pessoas pensam, o glúten por si só não representa nenhum tipo de perigo para nós. Ele é basicamente um proteínas de origem vegetal, especificamente de cereais como a cevada, centeio e trigo Através dele, é possível garantir uma melhor consistência das massas feitos a partir desses cereais. Por outro lado, existem de fato algumas situações em que ele é problemático.
Talvez você já tenha reparado isso, mas muitos alimentos possuem avisos em suas embalagens quando eles apresentam glúten em sua composição. Isso se dá pelo fato de que algumas pessoas possuem intolerância ao glúten ou doença celíaca, duas condições em que o consumo dele é prejudicial. Nesses casos, o glúten é capaz de causar desde diarreia até distensão abdominal.
Leia mais: Batata doce tem glúten? Conheça as vantagens e desvantagens dela
No que o pão integral se difere do pão comum?
Antes de dizer se o pão integral tem glúten, vale a pena conhecer algumas de suas outras características. Começando pelo seu processo de produção, que assim como os pães comuns, é feito a partir da farinha de trigo. Porém no pão integral, os grãos de trigo são moídos inteiros, e até ficarem muito finos. É justamente esse processo que confere à farinha e ao pão uma coloração mais marrom.
Quanto a sua composição, a quantidade de carboidratos é basicamente a mesma do pão branco, sendo bem elevada. Porém a vantagem do pão integral é que ele apresenta mais fibras, as quais diminuem o impacto desses carboidratos. Ademais, ele também possui um pouco mais de minerais e vitaminas. Mas é bom salientar que, por causa dos carboidratos, o pão integral também precisa ser consumido com moderação, mesmo com os carboidratos.
Por fim, o pão integral tem glúten ou não?
Conforme fora dito, o glúten está presente em cereais como o trigo, cevada e centeio. O processo de fabricação da farinha de trigo para o pão integral pode até ser diferente em alguns aspectos. Porém ela não deixa de ser feita a partir do trigo. Ou seja, infelizmente o pão integral tem glúten de fato.
Sob esse ponto de vista, é bom salientar que o mesmo pode ser dito da maioria dos alimentos integrais. Se ele for feito a partir do trigo, ele provavelmente contém glúten em sua composição. Consequentemente, até pratos mais elaborados, como pizzas, tortas e biscoitos, podem ser problemáticos nesse aspecto.
Leia mais: Chia tem glúten? Entenda o poder nutricional dessa sementinha