Batata doce tem glúten? Conheça as vantagens e desvantagens dela

O consumo de glúten é perigoso para a saúde de muitas pessoas, e precisa ser evitado

Existe muita confusão sobre o que é o glúten, e como ele afeta a nossa saúde. Sempre ouvimos falar que ele é prejudicial para nós, o que de fato pode ser. Mas isso depende de alguns fatores, como a condição da nossa saúde, e a especialmente da nossa alimentação. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se a batata doce tem glúten, e conheça as vantagens e desvantagens dela.

Atualmente, a batata doce é muito presente em dietas saudáveis e fitness. Motivos para isso não faltam, visto que ela contém diversos nutrientes. Entretanto, mesmo sendo considerada benéfica no geral, ela de fato tem alguns problemas do ponto de vista nutricional. Resta entender se um desses problemas é a presença de glúten, ou se ela não apresenta esse composto.

Glúten: principais características e problemas

A princípio, o glúten é um composto muito presente em massas, como pães, tortas e macarrão, sejam eles produtos caseiros ou industrializados. Mas isso ocorre pois esse tipo de produto geralmente é feito com farinha de trigo, cevada, centeio e outros cereais. E estes cerais por sua vez são as principais fontes de glúten. Mas por que ele é considerado prejudicial para a saúde?

Bem, na realidade, o glúten não faz mal naturalmente. Sozinho, ele não passa de uma proteína vegetal comum e inofensiva. O problema é que existem algumas condições de saúde em que o glúten acaba sendo muito indigesto. No caso, isso ocorre em pessoas que são intolerantes ao glúten, ou que possuem doença celíaca. Se essas pessoas consumirem glúten, elas podem sofrer com problemas intestinais e abdominais.

Leia mais: A semolina tem glúten? Quais são as principais características dela?

A batata doce tem glúten mesmo?

Conforme fora dito, o glúten é um nutriente característica de cereais, algo que a batata doce não é. Talvez o que faça as pessoas pensarem que a batata doce tem glúten é o fato dela ser um tubérculo. E do ponto de vista nutricional, esse tipo de vegetal possui algumas polêmicas. Mas em relação ao glúten, ele não é encontrado na batata doce, e portanto o seu consumo é seguro nesse aspecto.

Por outro lado, a batata doce é muito rica em carboidratos, que podem ser prejudiciais para a saúde de todos nós se consumidos em excesso. Inclusive é por isso que ela é tão presente em dietas fitness, visto que a prática regular ou frequente de exercícios físicos gera um melhor aproveitamento desses carboidratos. Então não é porque a batata doce não tem glúten que podemos abusar no seu consumo.

Benefícios da batata doce para a saúde do organismo

  • Aumenta a imunidade: as vitaminas A e C, presentes na batata doce, agem em conjunto no corpo para fortalecer as defesas dele contra infecções, e aumentar a eficiência do sistema imunológico como um todo.
  • Combate a hipertensão: a batata doce possui uma variedade impressionante de minerais. A grande maioria deles ajuda a regular a pressão arterial, o que é muito vantajoso para quem é hipertenso.
  • Tem antioxidantes: outra vitamina significativa da batata doce é a vitamina E. Juntamente com a vitamina C, ela exerce ação antioxidante no organismo, combatendo o envelhecimento precoce.
  • Fornece fibras: existem duas principais funções que as fibras da batata doce cumprem na nossa saúde. A primeira é melhorar o funcionamento intestinal, e a segunda é regular os níveis de colesterol.

Leia mais: Chia tem glúten? Entenda o poder nutricional dessa sementinha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação