Pariri serve para os rins? Fique por dentro de suas principais propriedades

Assim como qualquer erva medicinal, é bom conhecer o pariri antes de consumi-lo

Os chás de ervas medicinais estão entre as bebidas mais antigas e consumidas do mundo, e motivos para isso não faltam. Elas são extremamente ricas em nutrientes e efeitos benéficos para a nossa saúde. Porém, para não  correr nenhum risco, é preciso conhecê-los antes de experimentar. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, saiba se o pariri serve para os rins e fique por dentro de suas principais propriedades.

De antemão, os rins podem ser facilmente afetados por tudo o que consumimos no dia a dia. Isso se dá pela sua função, que é filtrar e eliminar compostos presentes no nosso sangue. Para garantir que essa função não tenha problemas, precisamos ficar bem atentos com a nossa alimentação, especialmente com produtos carregados de propriedades, como é o caso dos chás de ervas.

Principais benefícios do pariri para a saúde

O pariri ou crajiru é uma planta nativa da Amazônia e possui inúmeros benefícios para a saúde, confira só:

  • Protege a pele: por conter propriedades cicatrizantes, o pariri acelera a recuperação de ferimentos na pele, impedindo infecções, e ainda serve como tratamento auxiliar para a pele.
  • Previne a anemia: o pariri é uma das poucas ervas medicinais que é fonte de ferro. E o ferro por sua vez é um mineral essencial para a composição do sangue, e sua falta é responsável por problemas como a anemia.
  • Aumenta a imunidade: existem compostos no pariri conhecidos como taninos. Eles possuem ação antioxidante no nosso organismo, que promove o fortalecimento do sistema imunológico.
  • Combate dores gastrointestinais: problemas como má digestão, cólicas e constipação costumam causar bastante desconforto e dores. Felizmente, o pariri ajuda a reduzi-las consideravelmente.
  • É antioxidante: conforme fora dito, o pariri melhora a imunidade por causa de seus antioxidantes. Mas outra importante função deles é combater os radicais livres. Através desse efeito, é possível prevenir doenças neurodegenerativas e o envelhecimento precoce.

O pariri serve para os rins ou não?

A principal forma de aproveitar as propriedades do pariri é através de uma infusão de chá. E o consumo do chá de pariri é comumente associado com benefícios para o sistema renal. Isso se dá pela presença de flavonoides em sua composição, e o fato de que a infusão é feita em água. Dessa maneira, a bebida exerce um efeito diurético no organismo. Com isso, podemos afirmar que o pariri serve para os rins de fato.

Sob esse ponto de vista, através da diurese, que é a promoção da eliminação de urina, é possível prevenir o desenvolvimento de diversos problemas renais. Cálculos renais, cistite e insuficiência renal, por exemplo, podem ser combatidos através do funcionamento regular dos rins. Ou seja, o pariri serve para os rins por causa da proteção que o efeito diurético fornece para o órgão.

Nem sempre o consumo do pariri é seguro para o organismo

Assim como outras ervas medicinais, o pariri também tem as suas contraindicações. Pessoas que estão sob o uso de algum medicamento e mulheres gestantes, por exemplo, devem consultar um médico antes de aproveitar a erva. Ademais, o pariri serve para os rins, mas caso a saúde e funcionamento deles já estejam comprometidos, pode ser que o consumo não seja seguro, sendo importante também a orientação de um médico.

Leia mais: Chá de pitanga é bom para diabetes? Entenda tudo agora mesmo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação