Peguei tendinite no trabalho, posso ser demitida? Saiba seus direitos

A tendinite pode ser consequência do trabalho

Peguei tendinite no trabalho, posso ser demitida? Muitas doenças podem decorrer das atividades laborais, inclusive as inflamações nos tendões, que tendem a causar grandes dores. Neste caso, qual é a responsabilidade da empresa? É possível que haja a dispensa, mesmo assim? Tire suas dúvidas no SaúdeLab.

Tendinite é doença do trabalho?

Sim. A tendinite está dentre as doença que se enquadram como LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho).

Elas são as campeãs quando o assunto se refere às incidências de doenças relacionadas às atividades profissionais.

Peguei tendinite no trabalho, posso ser demitida?

Isso dependerá de uma série de fatores. A princípio, as doenças do trabalho geram estabilidade no emprego. Isto é, impedem a dispensa sem justa causa.

Contudo, para que isso se aplique, é necessário que haja o reconhecimento de que a doença realmente se originou das atividades laborais. Isso acontece das seguintes formas:

  • Pelo afastamento do trabalhador pelo INSS por auxílio-doença acidentário com código B91;
  • Judicialmente.

Afastamento pelo INSS pelo código B91

Uma das situações em que quem pegou tendinite no trabalho não pode ser demitida é pelo afastamento pelo auxílio-doença previdenciário.

Ele somente se aplica quando a doença decorre do trabalho ou, então, em casos de acidente de trabalho. Igualmente, quando ela incapacita o trabalhador, mesmo que parcialmente, ao trabalho.

Nesta hipótese, a trabalhadora tem estabilidade de 12 meses ao retornar ao trabalho. Ou seja, não poderá ser dispensada durante esse período.

Reconhecimento judicial

Outra possibilidade de obter a estabilidade é pelo reconhecimento judicial. Geralmente isso acontece após a demissão.

Nesta hipótese, a trabalhadora poderá ser reintegrada ao trabalho ou receber o valor do salário e demais benefícios correspondentes ao que receberia no período estável.

Tanto neste caso quanto no afastamento pelo INSS há necessidade de realização de uma perícia médica. Ela é que determinará se a tendinite realmente decorre do trabalho.

Posso ser demitida com exame demissional negativo?

Não. Aliás, esta é uma outra possibilidade em que quem pegou tendinite no trabalho não poderá ser demitida.

Inclusive, o exame demissional visa entender se as condições de saúde do trabalhador são as mesmas de quando entrou na empresa e se é possível que tenham passado por alterações em razão do trabalho.

Então, quando ele tem resultado negativo, indicando que a empregada está inapta, cabe ao empregador encaminhá-la ao INSS para reconhecimento da incapacidade e recebimento de auxílio-doença ou acidentário.

Peguei tendinite no trabalho, posso pedir indenização por danos morais?

Sim, pode, desde que haja comprovação de que a doença decorre do trabalho e que ela gera incapacidade, ainda que parcial ou temporária.

Por fim, leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação