Pela segunda vez, os planos de saúde lideram o ranking de reclamações

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de 2022, o Brasil tem mais de 50 milhões de pessoas com planos de saúde. A assistência médica para muitos é uma necessidade, mas, que não agrada os clientes de modo satisfatório. Por isso, saiba com SaúdeLab que os planos de saúde são um dos serviços com mais reclamações.

Queixas registradas no Idec mostra que Planos de Saúde está no topo

Pela segundo ano consecutivo, os planos de saúde mantém a liderança no ranking de reclamações, registrados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A instituição divulgou que recebeu apenas no ano passado 27,9% de reclamações sobre empresas de planos de saúde.  Contudo, esta não é a primeira vez que as queixas estão no top do ranking. 

Saiba que esta é a nona vez que empresas de plano de saúde ficam no ranking nos últimos dez anos. A princípio, ela ficou de fora da liderança das reclamações apenas em 2020, no ano da pandemia do novo coronavírus, os serviços financeiros ocuparam a primeira posição em reclamações. No entanto, em 2022. os planos de saúde voltaram a gerar dúvidas e muitas reclamações. Principalmente, relacionados aos contratos ficando com 27,4% das queixas, e por falta de informação 18,1% e por conta de reajustes nas mensalidades 13,7%. 

Saiba mais: Veja as 5 dicas essenciais para prevenir câncer de intestino

Por que tantas reclamações?

Segundo a coordenadora do programa Saúde do Idec, Ana Carolina Navarrete, um dos motivos para tantas reclamações é que muitas destas operadoras mantém diversas práticas abusivas. Deste modo, acabam também informando o consumidor de maneira incorreta. Para ela isso explica um pouco do motivo de os planos de saúde lideraram o ranking de reclamações do Idec nos últimos dez anos. 

Além disso, a advogada Alyxandra Mendes, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/Guará/DF, explicou os motivos de tantos usuários recorrerem à justiça. Em primeiro lugar as negativas dos planos de saúde, e os reajustes abusivos das mensalidades. Ela orienta que ao ocorrer algo do tipo com usuário, ele precisa procurar um advogado especialista no assunto. E procurar a própria ANS, pois eles são grandes aliados do consumidor para tratar deste assunto. 

Uma vez que ela tem todas as informações importantes em relação aos deveres e obrigações dos planos de saúde, além de registrar a sua insatisfação é outro ponto importante. Entenda que qualquer coisa que cause dano e prejuízo para o consumidor deverá ser reclamado para o Procon da sua cidade.

Para o jornal O Globo, uma cliente carioca de 68 anos, declarou que tem muita dificuldade para marcar consultas com especialistas. Além disso, ela apenas conseguiu marcar uma consulta com a intermediação da Defesa do Consumidor. Diante dessa situação a senhora pensou em trocar de plano, mas conclui que terá o mesmo problema. 

Outra cliente do plano de saúde é Sandra Dorgan, de 64 anos, que depois de muitas perdas que teve com uma operadora decidiu recorrer à justiça, depois das mudanças feitas pela a empresa.

Veja também: Hormônio da Felicidade: conheça os alimentos que aumentam a Serotonina e favorecem o bem-estar

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 71