Esteatose hepática: entenda a gravidade da doença de Jojo Todynho

A doença exige mudanças de hábitos

A artista Jojo Todynho revelou recentemente que descobriu que estava com acúmulo de gordura no fígado. E por conta disso, ela compartilhou nas suas redes sociais que estava com uma nova rotina de cuidados para cuidar da saúde. Deste modo, venha conhecer com SaúdeLab um pouco mais sobre a esteatose hepática, uma doença que atinge geralmente as mulheres. 

O que é esteatose hepática?

A cantora Jojo Todynho, de 26 anos, falou que está mais saudável do que nunca. Um dos motivos para isso é por conta de sua nova rotina para cuidar da saúde. Recentemente, a famosa declarou nas suas redes sociais que deseja emagrecer para futuramente se tornar mãe. Mas, este não é o único motivo para a mudança de estilo de vida, Jojo recebeu o diagnóstico de esteatose hepática.

O que é esteatose hepática? Saiba que essa doença é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado. Neste caso com aumento de gordura nessa região, por um tempo prolongado irá causar uma inflamação. Ela poderá evoluir para um quadro mais grave de hepatite gordurosa, como: cirrose hepática e até mesmo câncer.

Nesse sentido, entenda que o fígado não aumenta de tamanho, ele apenas fica com um aspecto amarelado, causando a doença hepática gordurosa ou esteatose hepática. Essa doença atinge mais mulheres, estima-se, de acordo com Ministério da Saúde, que 30% da população brasileira sofra dessa confição. O risco dessa doença é que ela possa evoluir e gerar o mau funcionamento do órgão. Por isso é necessário fazer o controle de peso e manter hábitos saudáveis.

Saiba também: Quais os primeiros sintomas de gordura no fígado? Entenda as causas e como evitar complicações

Causas, sintomas, prevenção e tratamento

A princípio, uma das principais causas da esteatose hepática é o consumo excessivo de álcool. Assim como, sobrepeso, diabetes, má alimentação, perda rápida de peso, gravidez, cirurgias e sedentarismo são fatores de risco. De acordo com a endocrinologista Yago Fernandes, do Instituto Nutrindo Ideais, do Rio de Janeiro explicou que a esteatose hepática afeta 90% das pessoas que consomem álcool em excesso.

Geralmente, em casos mais leves da esteatose hepática não apresenta sintomas, por isso é considerada uma doença silenciosa. Quando finalmente começam a surgir os sintomas é por que a doença já está em estado avançado. Dentre os sintomas mais comuns estão dor, cansaço, fraqueza, perda de apetite e aumento do fígado. Em estado avançado os sintomas mais frequentes são acúmulo anormal de líquido dentro do abdômen, confusão mental, hemorragias, queda no número de plaquetas do sangue, pele e olhos amarelados. 

Ademais, essa doença não tem um tratamento específico, a única maneira de diminuir a gordura no fígado é adotar um estilo de vida mais saudável. Como no caso de Jojo Todynho que agora realiza uma alimentação equilibrada, e praticando atividades físicas regularmente. Finalmente, uma forma de prevenir a esteatose hepática é evitar o acúmulo de gordura do fígado. 

Deste modo, procure ficar de olho no peso, procure ficar dentro dos padrões ideais, de acordo com a sua altura e idade. Além disso, não consumo bebidas alcoólicas em excesso e beba com moderação em festas, comemorações e final de semana. Do mesmo modo, não esqueça de manter uma dieta balanceada sem carboidratos refinados e gorduras saturadas.

Veja também: Gordura no Fígado: saiba 10 alimentos PROIBIDOS de entrar na dieta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação