Pepino faz mal ao fígado: mito ou verdade? Descubra agora!

A grande maioria dos alimentos naturais, especialmente as frutas e vegetais, oferecem diversos benefícios par a saúde. Mas existem casos em que eles também podem ser prejudiciais de alguma forma. A partir disso, muitas pessoas acabam dizendo que o pepino faz mal ao fígado, mas será que isso procede. Venha com o SaúdeLab, conheça seus benefícios e malefícios, e saiba se o pepino faz mal ao fígado ou não.

De antemão, da mesma forma que o fígado é um dos nossos órgãos mais vitais, ele também é um dos mais sensíveis, no sentido de que diversos fatores podem prejudicar a saúde dele. Na maioria das vezes, esses fatores são ligados aos nossos hábitos alimentares, havendo alimentos que precisamos evitar ou consumir com moderação para não prejudicar o fígado. Mas será que o pepino pode ser incluso nisso?

Principais propriedades do pepino

Nem todo mundo sabe, mas está entre os vegetais mais ricos em água. Cerca de 95% de toda a sua composição é de água. Com isso, ele é uma excelente opção de alimento para manter o nosso organismo bem hidratado. Obviamente que o consumo do pepino não substitui a necessidade de beber água, mas ele pode sim ser um grande aliado nessa questão, ajudando a garantir a hidratação mínima que o corpo precisa.

Por outro lado, mesmo tendo a água como principal componente, o pepino também é fonte de diversos nutrientes. Dentre eles é possível encontrar muitas vitaminas, minerais e antioxidantes. Em suma, o pepino acaba sendo um alimento que ajuda na hidratação e emagrecimento, fornece nutrientes para o organismo, e ainda pode ser usado em diversos pratos na cozinha.

Leia mais: Benefícios do Pepino: conheça 30 motivos para incluir na sua dieta

Existe algum malefício em consumir o pepino?

Antes de dizer se o pepino faz mal ao fígado, vale comentar sob os malefícios gerais dele. Conforme fora dito, o pepino é feito quase que inteiramente de água, e o que não é, são apenas nutrientes. Existem alguns nutrientes que, quando em quantidades muito grandes, podem ser problemáticos. Mas além desse não ser o caso dos nutrientes do pepino, a quantidade deles também não é grande o suficiente para que essa possibilidade possa ser considerada.

Sob esse ponto de vista, é possível afirmar que o pepino é um alimento inteiramente seguro. Ele não apresenta absolutamente nenhum tipo de malefício para quem está sob condições normais de saúde. Obviamente que isso não significa que você pode comer quantidades absurdas de pepino, porém pode incluir ele frequentemente no seu dia a dia sem problemas. Portanto, o pepino não faz mal ao fígado.

Veja também: A biotina faz mal para o fígado? Conheça seus benefícios e utilidades para saúde

Então é apenas mentira que o pepino faz mal ao fígado?

Felizmente sim, não há nada que prove que o pepino faz mal ao fígado de alguma forma. Geralmente os alimentos com essa capacidade são aqueles ricos em carboidratos ou gorduras, ou que são muito industrializados. O mesmo vale para as bebidas alcóolicas, que não podemos deixar de mencionar nesse assunto. Elas são responsáveis por inúmeros problemas hepáticos, e em grandes quantidades podem ser até mesmo letais para o órgão.

Leia mais: Amendoim faz mal ao fígado? Descubra se é mito ou verdade

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915